Translate

quinta-feira, 28 de junho de 2012

O Chupim


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

chupim (Molothrus bonariensis) é uma ave passeriforme da família Icteridae. Os machos de tais animais possuem uma coloração aparentemente preta, mas quando expostos ao sol, brilham em um tom azul-violeta, enquanto as fêmeas são mais pardacentas e menos reluzentes. Seu vôo é digno e seu canto é lindo. Conseguem se comunicar com sua família e retribuir carinho através de gritos.
Também são conhecidos pelos nomes de anu, anum, arumará, azulão, azulego, boiadeiro, brió, carixo, catre, chopim-gaudério, corixo, curixo, corrixo, corvo, engana-tico, engana-tico-tico, gaudério, godério, godero, gorrixo, grumará, iraúna, maria-preta, negrinho, papa-arroz, parasita, parasito, pássaro-preto, uiraúna, vaqueiro, vira, vira-bosta e vira-vira.
chupim é conhecido pelo habito de colocar seus ovos no ninho de outras aves, para que as mesmas possam chocá-los, criá-los e alimentá-los como filhotes. Por isso acabou virando sinônimo de aproveitador. São diversas as espécies parasitadas por essa ave, mas a mais comum de se ver alimentando um filhote de chupim, é o tico tico (Zonotrichia capensis), que é uma ave comum em meio as cidades. Registros de Tiê Sangue (Ramphocelus bresilius), Tiê preto, cardeal (Paroaria coronata) dentre tantos outros também já foram feitos.


UM PASSARINHO CHAMADO CHUPIM

Pássaro “Chupim” faz chantagem e rouba ovos de outros pássaros

Costuma invadir e arrasar plantações de arroz, por isso é conhecido também como papa-arroz. Costuma fazer o tico-tico de bobo, por isso é conhecido também como engana tico-tico e acabou virando sinônimo de aproveitador. Em relação a esse último apelido, o que acontece é o seguinte: o chupim adaptou-se, ao longo das gerações, a botar ovos muito parecidos com os do tico-tico, e dentro do ninho do tico-tico; a fêmea do tico-tico - santa ingenuidade! - vai chocando os ovos de chupim junto com os dela própria; não bastasse essa situação "desleal", os filhotes de chupim nascem em prazo menor do que os de tico-tico, e vão logo tomando conta do pedaço: chegam a jogar fora os ovos de tico-tico, matando-os - ou, então, bem mais fortes, jogam para baixo os próprios tico-tiquinhos que tenham nascido; e a mãe adotiva ainda os alimenta com todo desvelo. Quando ficarem adultos, esses mesmos chupinzinhos chegarão a uns 23cm e serão imponentes - os machos, negros e brilhantes, com reflexos avermelhados; as fêmeas, de um castanho bem escuro, quase preto.
E procurarão novos ninhos de tico-tico para aplicar o "conto do ovo". No sítio, observar os chupins pode ser uma boa maneira de refletir sobre a humanidade. Mas não vá confundir o chupim (Molothrus bonariensis) com o pássaro-preto (Gnorimopsar chopi) - eles se parecem muito, mas o pássaro-preto, apesar de maior, não faz as "maldades" que o chupim faz.


Por que certos pássaros aceitam tomar conta de ovos e filhotes de outros? Por causa do comportamento mafioso de aves que forçam os outros a aceitarem seus ovos, sob pena de terem seus ninhos, ovos e ninhadas totalmente destruídos.

Essa prática de chantagem foi revelada em um novo estudo sobre o chupim-cabeça-castanha (Molothrus ater), típico da América do Norte. Jeffrey Hoover, do Serviço de História Natural de Illinois, e Scott Robinson, da Universidade da Flórida, testaram o comportamento das aves e publicam o resultado hoje na revista “PNAS” (www.pnas.org), da Academia de Ciências dos EUA.

Usei essa informação da natureza pois foi a que mais se aproximou da realidade de muitos , que vivem de estorquir espiritualmente e fisicamente os de bom coração.
POIS NÃO PRODUZEM NADA DE BOM , SÃO SEM COMPROMISSO , SEM RESPONSABILIDADE , SEM AMOR , INTERECEIROS ,FALTOS DE TEMOS ETC.


Nenhum comentário:

Postar um comentário