Translate

segunda-feira, 18 de junho de 2012



Rito Brasileiro - Supremo Conclave do Brasil presente nos 190 ANOS DO GOB - DF

Meus Irmãos, no dia 15 de junho, vivemos uma noite histórica em Brasília, quando da comemoração dos190 Anos de Fundação Grande Oriente de Brasil. A magna Sessão que transcorreu no Templo Nobre do Grande Oriente do Brasil, contou com a presença do Grão-Mestre Geral, Soberano Irmão Marcos José da Silva, acompanhado dos membros da sua administração.
(Veja as demais fotos do megno evento na Seção FOTOS desta página)
m_039
Participaram da magna efeméride aproximadamente 900 convidados, dentre maçons, cunhadas e profanos, destacando as presenças dos Grão-Mestres estaduais, muitos acompanhados de seus Adjuntos e Secretários estaduais; presidentes e membros dos poderes legislativo e judiciário maçônico, central e estadual; representantes das Grandes Oficinas Filosóficas dos Ritos Brasileiro, Moderno, Escocês, bem como das representantes das Fraternidades Femininas Cruzeiro do Sul.
m_035
Os Maçons presentes foram convidados a usar pregada no braço direito, uma das fitas nas cores branca, azul e vermelha, representando respectivamente as Lojas Maçônicas Comércio e Artes Nº 1, União e Tranquilidade Nº 2, e Esperança de Nictheroy Nº 3, fundadoras do GOB.
m_001
O Supremo Conclave do Brasil para o Rito Brasileiro de Maçons Antigos, Livres e Aceitos se fez representado pelo Soberano Grande Primaz do Rito Brasileiro, Irmão Nei Inocencio dos Santos, acompanhado do seu Grande Chefe de Gabinete, Sereníssimo Irmão Cesar Roberto Daniel Dourado e pelo Delegado Litúrgico do Rito Brasileiro para o Distrito Federal, Eminente Irmão José Américo de Oliveira.
m_030
O Soberano Irmão Marcos José da Silva, Grão-Mestre Geral do GOB, acompanhado das demais autoridades maçônicas e comitivas, deu entrada ao Templo Nobre, sendo recepcionado pelo Venerável MestreAbramo Antônio Scarlato, da Loja Nº 0001, a Primaz do Grande Oriente do Brasil, fundadora do GOB, a Gr. Ben. Gr. Benf. Aug. Rep. Loja Simb. Comércio e Artes, ao Oriente do Rio de Janeiro, que lhe transmitiu o Malhete histórico da magna sessão, que lhe foi restituído para presidir a Magna Sessão.
m_041
A mesa da presidência do evento ficou constituída com as seguintes autoridades: Sapientíssimo IrmãoClaudio Roque Buono Ferreira, Grão-Mestre Geral Adjunto do GOB; Sapientíssimo Irmão Dorival Lourenço da Cunha, Presidente do Tribunal Federal Maçônico; Soberano Irmão Marcos José da Silva, Grão-Mestre Geral do GOB; Venerável Mestre Irmão Abramo Antonio Scarlato, da Loja Comércio e Artes Nº 1; Sapientíssimo Irmão Arnaldo Sóter Braga Cardoso, Presidente da Soberana Assembleia Federal Legislativa Maçônica; Cid Ney Filardi Ramos, Soberano Lugar-Tenente Comendador do Supremo Conselho do Brasil do Grau 33 para o REAA; Soberano Grande Primaz Irmão Nei Inocencio dos Santos, do Supremo Conclave do Brasil para o Rito Brasileiro de Maçons Antigos, Livres e Aceitos; Soberano Grande Inspetor-Geral Irmão José Maria Bonachi Batalla, do Supremo Conselho do Rito Moderno.
m_080
m_079
A Primeira e Segunda Vigilância do magno evento foram exercidas pelos Veneráveis Mestres Ivan Salles Ferreira e Ricardo Fernando dos Santos , respectivamente das Lojas União e Tranquilidade Nº 0002 e Esperança de Nictheroy Nº 0003, fundadoras do GOB, e a Oratória coube ao Eminente Irmão Antônio Adonel Gomes de Araújo, Procurador-Geral do Grande Oriente do Brasil.
m_048
Foi levada ao Oriente para tomar assento a cunhada Lígia Castro da Silva, esposa do Grão-Mestre Geral e Presidente Nacional da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul.
m_044
Em seguida foi dada a entrada ao Pavilhão Nacional e, depois, procedida a leitura das Sagradas Escrituras pelo Irmão Orador.
Prosseguindo, o presidente da Sessão, Venerável Mestre Irmão Abramo Antonio Scarlato declarou formalmente aberta a Sessão Magna Comemorativa dos 190 Anos do Grande Oriente do Brasil.
m_046
Da Ordem do Dia, constou a palestra proferida pelo Eminente Irmão João Francisco Guimarães, Secretário-Geral de Gabinete, sobre os 190 Anos do GOB, que a reproduziremos na íntegra no próximo artigo.
Finda a palestra foram iniciados diversos pronunciamentos, todos parabenizando ao GOB pelos seus 190 Anos.
m_059A
m_057
Primeiramente falou o Eminente Irmão Amintas de Araujo Xavier, Grão Mestre Estadual do GOB-MG, em nome dos Grão-Mestres Estaduais.  Ao fim das suas palavras ocorreu uma homenagem das Lojas Maçônicas do sul de Minas Gerais, através de seus Veneráveis Mestres: Irmão José Antonio Cândido, da Loja Fraternidade Sul Mineira Nº 1093 e Irmão José Raimundo Teixeira, da Loja Bernardino de Campos Junior Nº 2987, ambas ao Oriente de Pouso Alegre; e Irmão José Celso de Araujo Junior, da Loja Fraternidade Aurora da Paz Nº 3599, ao Oriente de Congonhal, que fizeram ao Grão-Mestre Geral do GOB uma placa alusiva.
m_062
Em nome do Grande Oriente Estadual mais antigo falou o Eminente Irmão Mário Sérgio Nunes da Costa, Grão-Mestre Estadual do GOSP.
m_063
Pelo Supremo Conclave do Brasil do Rito Brasileiro de Maçons Antigos, Livres e Aceitos discursou o Soberano Irmão Nei Inocencio dos Santos, Grande Primaz do Rito Brasileiro, que felicitou ao GOB pelos seus 190 Anos.
m_065
m_067
Representando o Supremo Conselho do Brasil do Grau 33 para o REAA, o Soberano Irmão Antônio Carlos, Grande Chanceler, que presenteou ao GOB com uma "Taça Sagrada", peça mais antiga do acervo do seu museu.
m_070
Falou pelo Supremo Conselho do Rito Moderno, o Soberano Grande Inspetor-Geral José Maria Bonachi Batalla.
m_073
Em nome do Poder Judiciário proferiu sua saudação o Sapientíssimo Irmão Dorival Lourenço da Cunha, Presidente do Supremo Tribunal Federal Maçônico.
m_074
Pelo Poder Legislativo, saudou o Sapientíssimo Irmão Arnaldo Sóter Braga Araújo, Presidente da Soberana Assembleia Federal Legislativa.
m_076
No ensejo, ele fez a entrega do Certificado e da Comenda "Pedra Filosofal" da SAFL ao Grande Oriente do Brasil.
m_077
Os Veneráveis Mestres Abramo Antonio ScarlatoIvan Salles Ferreira e Ricardo Fernando dos Santos, respectivamente das Lojas Maçônicas Comércio e Artes Nº 0001, União e Tranquilidade Nº 0002 e Esperança de Nictheroy Nº 0003, também proferiram suas expressivas saudações pelos 190 Anos de Fundação do Grande Oriente do Brasil.
m_082
Encerrando os pronunciamentos teve a palavra o Eminente Irmão Antônio Adonel Gomes de Araujo, Procurador-Geral do GOB, que após suas considerações, declarou que a sessão transcorreu de acordo com os aspectos legais da Ordem.
m_090
Enfim se pronunciou o Soberano Irmão Marcos José da Silva, que inicialmente homenageou ao IrmãoFrancisco Amador Ferreira, com a Comenda e Diploma da Ordem do Mérito D. Pedro I. Encerrou suas palavras agradecendo a presença de todos e pelas homenagens prestadas ao GOB pelos 190 Anos.
Dando continuidade ao evento, o Presidente da Sessão procedeu à Cerimônia de Saudação ao Pavilhão Nacional, que foi saudado pelo Poderoso Irmão Juvenal Antunes Pereira, Assessor Jurídico do Grão-Mestre Geral, que ao fim foi procedida a retirada do Pavilhão Nacional. Fechado o Livro da Lei foi encerrado o magno evento com a retirada das Autoridades, cunhadas e demais convidados.
Todos os presentes fora convidados á participarem de um coquetel no Salão Nobre de Recepções do GOB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário