Translate

terça-feira, 19 de março de 2013

19.03 RITO BRASILEIRO
 UM DIA ESPECIAL.

PARABÉNS
Supremo Conclave do Brasil
Rito Brasileiro
ISCRC Visconde de Mauá 77
ARLS Vila Setembrina 4041

Meus IIr.´. 19.03.1968 - através do decreto 2080 o Grande Oriente do Brasil - reativa o Rito Brasileiro. 

Transcrevemos, trechos do Decreto 2080.

.................

A inevitável posição da maçonaria universal.

9 - Considerando que o Rito Brasileiro por seu conteúdo, é hoje mais do que ontem, uma necessidade da ordem universal, integrando na Maçonaria contemplativa a Maçonaria militante, isto é, harmonizando o estrutural com o temporal.  

10 - Considerando que em um inquérito recente, realizado nos Estados Unidos da América (sem duvida um dos sustentáculos da tradição) entre 1500 maçons da maior evidência, 74% responderam afirmativamente a necessidade de uma reformulação da maçonaria, para que ela possa corresponder às exigências da época em que vive. (Vide Boletim do GOB mês de março - maio 1961, reproduzindo a revista "Die Brunrschaft, de maio de 1960). 

11 - Considerando que qualquer inovação no comportamento do trabalho maçônico não pode, porém jamais horizontalizar o peculiar e alto conteúdo doutrinário da instituição. 

12 - Considerando que a maçonaria, sem perder este caráter principal, intrínseco e característico de instituição iniciática de formação   moral e filosófica, deve entretanto esta presente ao estudo dos problemas da civilização contemporânea e neles intervir superlativamente, para que a humanidade possa encaminhar-se, sob o suporte da Fraternidade , a um mundo de JUSTIÇA, LIBERDADE e PAZ, porque não há  antagonismo entre a verdade e a vida.

13 - Considerando que no Rito Brasileiro todos esses problemas podem ser fraternalmente debatidos, tendo em vista que um dos fins do rito é a formação da cultura politico-social dos obreiros, paralela a indispensável cultura doutrinário-maçônica, para que os maçons possam sentir, captar e dirigir o espirito de cada século.

..................

Com este decreto foi reativado Rito Brasileiro de Maçons Antigos Livres e Aceitos....


19.03.1968 Criação do Supremo Conclave do Brasil


A comissão especial composta de 15 poderosos IIr.´. através do Decreto 2080, ficaram responsáveis pela fundação do Supremo Conclave e elaboração da primeira  constituição do Supremo Conclave do Brasil.  15 dias depois se reuniu para elegerem mais 8 membros ficando composta de 23 IIr.´. e em data marcada se reuniu e elegeu mais 10 IIr.´. totalizando com isso 33 IIr.´.  e aprovação da Constituição do Supremo Conclave do Brasil, o novo Primaz foi eleito. 

19.03.2010 Fundação do 
ILUSTRE E SUBLIME CÁPITULO
ROSA CRUZ VISCONDE DE MAUÁ 77

A data de fundação do nosso Capitulo Visconde de Mauá 77, foi em homenagem a reimplantação do Rito Brasileiro e criação do Supremo Conclave do Brasil.  A fundação do capitulo foi elaborada pelos  Eminentes IIr.´. Flávio André Teixeira, Ernesto Luiz da Silva Lecey e Evandro Bandeira Lecey, todos servidores da ordem da pátria e da humanidade, g° 33. 



19.03.2010 Fundação da 
ARLS Vila Setembrina 4041 -  Viamão- RS 


Nosso rito sempre em constante crescimento, nesta data fundou sua primeira loja na Grande Porto Alegre  adotando o nome histórico da Cidade de Viamão.

Veneráveis Mestres da loja desde a fundação:

Venerável Mestre  Provisório - Evandro Lecey - 2010
Venerável Mestre João Henrique Pacheco Cardoso  - 2010 /2011
Venerável Mestre Joycemar Fortes Carpes. 2011/2012 - 2012/2013


Nenhum comentário:

Postar um comentário