Translate

terça-feira, 12 de março de 2013

SHRINERS 



O Brasil Shriners Clube é uma instituição paramaçônica que surge no pais com o objetivo de fazer mais um trabalho de benemerência digno de nossa sociedade. O objetivo da fundação do Clube é estar habilitado para encaminhar aos hospitais dos Estados Unidos pacientes de 0 a 18 anos, para serem tratados de problemas  graves relacionados à ortopedia, queimaduras, lábio leporino e espinha bífida, dentre outras especialidades  médicas sem custos de hospital. O transporte, do paciente e de um acompanhante, também será provido pelo clube que é  formado por Mestres Maçons da Maçonaria Unida do Rio Grande do Sul.
Os valores maçônicos, nossos princípios, muitas vezes corporificados na benemerência e a caridade que todo maçom deve proporcionar ao necessitado, deve sair das quatro paredes dos templos e chegar onde necessário no seio da sociedade onde plantamos nossos princípios e auxiliando aos necessitados, no caso dos Shriners, às crianças que precisam de cuidados, sejam elas filhas de Irmãos, sejam filhas de profanos.  Abrace esta idéia e faça parte conosco. Informacoes de adesao e contato neste site.

História da Fundação do Clube
Em fevereiro de 2009 houve o primeiro contato com a Diretoria dos Shriners International ,em Los Angeles, feito pelo Grande Secretário de Relações Exteriores da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul (GLMERGS), Marcos Hans. Os responsáveis pela expansão internacional, o Nobre Douglas Maxwell, (Imperial Potentate) e o Nobre Alan Madsen imediatamente deram apoio à formação de um Clube no Brasil.
Assim, em maio de 2009, com a ajuda e orientação do Shriners Uruguay (Clube de Almas do Uruguay), nas pessoas dos Nobres Victor Valverde e Hector Massioti, foram iniciados em Montevideo nove brasileiros, dentre eles os Irmaos Gilberto Moreira Mussi, grão-mestre da GLMERGS e João Otávio César Lessa, grão-mestre Adjunto da GLMERGS.
Foram iniciados com a gratificante missão de organizar o clube no Brasil, expandi-lo e torná-lo dinâmico para que possam cumprir a nobre tarefa a qual os Shriners se propõem desde a sua criação, há um século: auxiliar aos necessitados, no caso específico, às crianças

Nobres Shriners Brasileiros
Gilberto Moreira Mussi; 
Gilmar Oriente Mussi; 
Gilmar Silveira Batista; 
Joao Geraldo Estrada Pibernat de Carvalho;
João Otávio César Lessa; 
Lívio Tadeu Birnfeld; 
Marcelo Jose Ferraz Suano;
Marcos Hans;
Oscar Antonio Corbo Garcia.


Perguntas Frequentes

E-mailImprimirPDF
Qual o significado do símbolo?
Assim como a Mercedes-Benz é conhecida por seu símbolo, uma estrela com três pontas, a fraternidade Shriners é conhecida por sua Meia Lua Crescente, ou “Símbolo da Ordem”. Continuando com o tema Oriente Próximo, o símbolo é composto das garras de um o tigre unido no meio com a cabeça de uma esfinge. Nas costas do símbolo há uma pirâmide, uma urna e uma estrela. Além disso, o símbolo tem o lema "Robur et Furor", que significa "Força e Fúria". A Lua Crescente pende de uma cimitarra, enquanto uma estrela de cinco pontas pende da esfinge.
Assim como a estrela da Mercedes representa algo - a dominação da terra, mar e ar - assim também o símbolo dos Shriners. A cimitarra representa a espinha dorsal da fraternidade, os seus membros. As duas garras representam a fraternidade Shriners e sua filantropia, Shriners Hospitals for Children®. A esfinge é representante do órgão diretivo dos Shriners, enquanto a estrela pendurada abaixo dela representa os milhares de crianças ajudadas pela filantropia a cada ano.

De onde vem o tema da fraternidade?

O tema distinto da fraternidade vem dos fundadores Billy Florence, um ator, e Walter Fleming, um médico. Fleming e Florence queriam que a fraternidade emergente tivesse um pano de fundo colorido e emocionante e acredita-se que Florence concebeu o tema árabe depois de uma turnê pela Europa.
É importante saber que, embora as raízes originais do tema tenham uma aura de mistério, a Shriners Internacional não é uma sociedade secreta.

Como posso apoiar o Shriners Hospitals for Children?
Há muitas formas de apoiar a filantropia, incluindo voluntariado no Shriners Hospitals for Children®, transporte de pacientes para atendimento hospitalar ou visita às crianças no hospital. Você também pode apoiar os hospitais sendo anfitrião de eventos para arrecadação de fundos em prol da filantropia ou fazendo doações para o Shriners Hospitals for Children®.

Quais as responsabilidades de um Shriner?

Espera-se que cada Shriner ajude a fraternidade a crescer através do recrutamento de novos membros e seja tão ativo quanto possível. Os Shriners também apoiam a filantropia, Shriners Hospitals for Children®, através de voluntariado nos hospitais, participação em atividades de angariação de fundos e ajuda na identificação de crianças que possam se beneficiar dos cuidados médicos especializados prestados pelos hospitais.

Qual o tipo de atendimento que o Shriners Hospitals for Children proporciona?
O Shriners Hospitals for Children® é um sistema de saúde internacional dedicado a melhorar a vida das crianças, proporcionando cuidados pediátricos especiais, pesquisas inovadoras e programas de ensino notáveis. O foco dos hospitais está em quatro áreas especializadas de atendimento:
Atendimento Ortopédico – serviços médicos e de reabilitação para crianças com deformidades congênitas e enfermidades, problemas resultantes de lesões ortopédicas, e doenças do sistema neuromuscular e ósseo
Atendimento de Queimados – tratamento de lesões por queimadura aguda e não-aguda e cicatrizes decorrentes, juntamente com a reabilitação física e apoio emocional.
Lesões Medulares – reabilitação de lesões medulares especialmente para crianças, oferecendo um dos tratamentos mais avançados do país, com toda uma gama de assistência.
Lábio Leporino e Fissura Palatina – atendimento coordenado e abrangente multidisciplinar para crianças com esta condição.

Qual a relação entre a Shriners International e o Shriners Hospitals for Children®?

A Shriners International é a fraternidade que fundou o Shriners Hospitals for Children® em 1922. Hoje, a Shriners International continua a apoiar os hospitais através da angariação de fundos, assistência às famílias dos pacientes com transporte, voluntariado nos quadros dos hospitais e muito mais.
Crianças desde o nascimento até os 18 anos recebem atendimento médico especializado nesses hospitais, sem nenhuma obrigação financeira por parte delas ou de suas famílias, graças aos esforços dos Shriners e a outros apoiantes generosos. Além disso, as muitas habilidades dos Shriners Hospitals for Children® envolvem pesquisas médicas e afiliação às melhores instituições acadêmicas de medicina na América do Norte.
A fraternidade e os hospitais são jurídica e financeiramente independentes - auditados por auditores independentes. Além disso, os templos são incorporados como divisões da fraternidade e auditados individualmente.

Existem benefícios especiais para os Shriners?

Sim. O programa ShrineSavers é um serviço gratuito disponível a todos os Shriners que pagaram suas anuidades. O programa oferece uma gama de descontos em compras de consumo, saúde e viagens.

O que é maçonaria e como ela se relaciona com os Shriners International?

Para se tornar um Shriner, um homem primeiro tem que ser um Mestre Maçom.  Homens que desejam se tornar Shriners devem atingir primeiro o status de Mestre Maçom - isso significa que todos os Shriners são Maçons, mas nem todos os Maçons são Shriners.

Por que os Shriners usam um barrete?
O barrete vermelho com a borla negra é um dos símbolos mais característicos da fraternidade. Seu nome original deriva do lugar onde foi primeiramente fabricado, a cidade de Fez, no Marrocos. O barrete foi escolhido como parte do tema árabe dos Shriners, que é também a base para a cor e a pompa dos eventos da organização.

As mulheres podem se tornar Shriners?
A maioria dos Shriners tem o apoio de uma mulher. Embora seja verdade que as mulheres não sejam membros oficiais da fraternidade Shriners, elas desempenham um papel importante em muitos aspectos da nossa organização. Há também vários grupos de mulheres que apoiam a fraternidade e a filantropia. Nestes grupos incluem-se as Filhas do Nilo, Senhoras do Shrine Oriental da América do Norte, Shrine Guilds of America, Inc. e Ordem da Estrela do Oriente. Organizações para crianças e jovens incluem DeMolay International, Job’s Daughters International e a International Order of the Rainbow for Girls.


Sobre o Shriners Hospitals for Children®

E-mailImprimirPDF
Shriners Hospitals for Children® é um sistema de atendimento de saúde internacional dedicado a melhorar as vidas das crianças através do fornecimento de cuidados especiais pediátricos, pesquisas inovadoras e programas de ensino notáveis. O foco dos hospitais está em quatro áreas especializadas de atendimento:

Existe um Shriner dentro de você?



Nenhum comentário:

Postar um comentário