Translate

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Grande Conselho Kadosh Filosófico Segundo o Rito Brasileiro

GRANDE CONSELHO KADOSH FILOSÓFICO, 
SEGUNDO O RITO BRASILEIRO

GRAU 19
MISSIONÁRIO DA
AGRICULTURA E DA PECUÁRIA



Meus IIr.´. Alvaro Palmeira  escreveu “Já se findou o tempo em que o Maçom se comprazia em ser o homem do passado. Hoje ele terá de ser um homem do presente, a caminho do futuro, adestrado na solução das controvérsias, neste época de uma civilização em mudança”.

O Ir.´. ao iniciar os graus do Grande Conselho Kadosch Filosófico no rito Brasileiro, passa aos graus missionários. Passamos  a estudar a Filosofia e não o filosofismo.

Contempla, assim, o individual e o social, o histórico e o contemporâneo, o metafísico e o fenômeno lógico e todo o espectro cultural da nossa civilização: o artístico, o moral, o politico, o científico, o tecnológico... esse interminável elenco de conquistas que a cada dia a humanidade aumenta.

O grau 19 é consagrado  ao estudo das origens da civilização, do momento histórico em que o homem social transmuta-se do bando para o clã e deste para a comunidade urbana – a Cidade.

Pecuária e Agricultura, mais do que conceitos econômicos, são conceitos globalizantes, os quais, a uma atividade econômica dominante, num certo tempo agregam toda riqueza dos instantes da espécie humana.

Fonte: Ritual do grau 19


MISSIONÁRIO DA ECONOMIA, G° 22


No Rito Brasileiro  o Missionário da Economia, G° 22  é uma sequencia dos graus 19 (Missionário da Agricultura e Pecuária), grau 20 (Missionário da Industria e do Comércio), grau 21 (Missionário do trabalho).

A economia etimologicamente significa administração, abrangendo a sociedade como ciência da realidade, a evolução da economia é a evolução das estruturas sociais. E a própria história da civilização.


Vamos deixar de parte a economia da antiguidade que serve somente de base para estudos, em que o gado era utilizado como moeda e só existia a troca.

Deixamos de lado  a antiguidade e também Gregos e Romanos, bem como a idade média.

Fixemos o movimento econômico a partir do século XVI, tratamos da tradição  com a evolução.

Fonte: Ritual do Grau 22.


GRAU 26
MISSIONÁRIO DA PAZ

A paz apresentasse sob duas dimensões a interna (pessoal e psíquica) e a externa (social).

Neste grau estudaremos a paz social, pois os antigos diziam que a paz social é a tranquilidade da ordem.


A paz é fundada na justiça. Para que se instale a paz é preciso que todos usufruam o mínimo de condições compatíveis com a dignidade da pessoa humana.  A paz depende do respeito aos direitos humanos. Não haverá nunca uma Paz verdadeira num regime social injusto.

O missionário da paz assume compromissos severos, obrigando-se a ser um incentivador  da Educação, um esteio da Organização Social, um batalhador da Justiça Social e um paladino da PAZ.

Neste grau o convite do Supremo Conclave do Brasil para que venhamos a estudar a PAZ

Fonte - Ritual do grau 26 

MISSIONÁRIO DA RELIGIÃO
 G° 29


Nos graus superiores do Rito Brasileiro de Maçons Antigos Livres e Aceitos,  o irmão ao ser iniciado no grau 29 Missionário da Religião.

“Um Maçom é o homem de seu tempo” concilia a tradição e a evolução, o universal e o nacional, a razão e a fé.

No grau 29  o caráter  teísta do Rito em tripla afirmação  (1) a existência de Deus, (2) da providência divina, (3) da revelação.

É mantido o principio geral maçônico que veda qualquer forma de debate sobre Religião e politica e evita qualquer forma de proselitismo ou apologia ao sistema religioso ou filosófico.

No grau 27 estudamos a arte e no grau 28 a ciência.

Fé e razão são modos diferentes de conhecer: a fé aceita a verdade por causa da autoridade de Deus e a Razão aceita a verdade por causa da evidência intrínseca.

Fonte: Ritual do Grau 29 
Imagens : www.pedreirolivre.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário