Translate

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

ARLS NOVA ESPERANÇA 2946
1º ENCONTRO DA PAEL RS NO INTERIOR

Oriente de Caxias do Sul, Terça-Feira dia 24/09/2013 esta data entrou para a história da maçonaria Gaúcha, a Poderosa Assembleia Estadual Legislativa do Grande Oriente do Brasil Rio Grande do Sul, inicia uma nova etapa de interiorização do poder Legislativo para com as Lojas Maçônicas. 

  

As 20 horas e 30 minutos o Ilustre Venerável Mestre Ir.´.  Alexandre Carlos Vanin Neto, declarou aberto os trabalhos da ARLS Nova  Esperança nº 2946, tendo ao seu lado esquerdo o Eminente Presidente da PAEL RS Ir.´. Claudio Scandolara, Ex Venerável Imediato Ir.´. Fabio Costamilan e ao seu lado direito o Poderoso Ir.´. Jorge Pedron Ilustre Conselheiro do GOBRS, neste ato representando o Grão Mestrado, ao seu lado direito o Ilustre Venerável Mestre Ir.´.  Paulo Gerstner (ARLS Saint Germain 3208).


No uso da Palavra o Eminente Ir.´. Claudio Scandolara, falou que assumiu os trabalhos na PAEL RS em Junho de 2013 e que lá foram traçadas algumas metas como por exemplo, criação de uma identidade funcional dos Deputados que já está sendo distribuidas aos mesmos, Identidade Visual da PAEL com a implantação de sua bandeira e hino, criação das comendas da PAEL,  revisão da Constituição do GOBRS, sala de reunião e chaves do prédio do GOBRS,  aquisição de um computador, impressora e programa de controle para melhor organizar a secretária e chancelaria, gerenciamento dos seus recursos com isso a PAEL tendo a sua independência total como previa Montesquieu  tudo isso já em pleno funcionamento.

A PAEL RS já esta com o seu site em pleno funcionamento no endereço eletrônico www.paelrs.com.br  frisando que os deputados e lojas passam a receber as convocações e comunicações totalmente eletronicamente que isso já aconteceu em nossa ultima reunião onde somente um deputado não possuía email mas que já esta providenciando, são os sinais dos tempos com a consciência ecológica seguindo o que o GOB destaca em papel zero.

Falou do seu anseio para que todas as lojas tenham seus deputados eleitos por exemplo na Serra Gaúcha temos hoje 7 lojas e que a representação atual é de 2 Deputados Estaduais e hoje estavam presentes nesta importante sessão representantes das AA.´.RR.´.LL..´. SS.´. da região da Serra, Nova Esperança 2946, Saint Germain 3208, Heráclito Victória 3168 e Sentinela do Rio Grande 3958. 
Novos projetos estão sendo preparados como por exemplo a criação de um novo Fundo de Auxilio Funeral, Fundo de Construção de Templos (para as Lojas), destacou a presença do Poderoso Ir.´. Marco Aronne de Abreu, Vice Presidente do Tribunal de Contas do GOBRS que muito tem trabalhado nas apreciações das contas  e assessoramento a comissão de finanças da PAELRS,  conclamou os Irmãos para que encaminhe sugestões de projetos através de seus deputados e que compareçam nas reuniões da PAELRS.


Concluiu sua falando de sua satisfação em retornar a Caxias do Sul onde iniciou sua caminhada maçônica na ARLS Fraternidade IV.

O Ilustre Venerável Mestre Solicitou ao Ir.´. José Vitorino de Jesus para que procedesse a entrega de placa comemorativa a este encontro para o Eminente Presidente da PAEL RS Ir.´. Claudio Scandolara  e após ao Poderoso Ir.´. Jorge Pedron, estas destinadas ao Grão Mestrado do GOBRS que infelizmente não se pode fazer presente.

A comitiva de Deputados Presentes estava composta dos Veneráveis IIr.´. Abilio Moreira – Tesoureiro (ARLS Obreiros do Vale do Taquari 3168)., Ernesto Luiz Lecey – Suplente (ARLS Arca da Aliança 2489), Evandro Lecey – Chanceler (ARLS Vila Setembrina 4041), Henrique Jorge Bischoff (ARLS Nova Esperança 2946), Plauto Giulian – 2º Vice (ARLS Heitor  Andrade Neves Carvalho 3060), Renato Zanovelli (ARLS Saint Germain 3208) e Télbio Maron Fagundes da Silva – Orador (ARLS Genesis 3089).

De torres acompanhando a comitiva os IIr.´. Elton Monteiro , Valdinei Silveira e Marcio Alexandre da Silva, de Dourados O Ir.´. William Wilmsen (ARLS Walter Castelani 36), de Porto Alegre Ilustre Venerável Mestre Ir.´. Eduardo Lecey (ARLS Arca da Aliança 2489) e Ex Venerável Ir.´. Manoel Laquito Barbisan Leães (ARLS Irai Silveira 4222).  Venerável Ir.´. Eduardo Rocha acompanhado dos  IIr.´. Tiago Borsato   e José Fernando Reis (ARLS Heráclito Victória 3168).
Durante a Sessão tivemos a harmonia feita ao vivo com Acordeom e Violão pelos IIr.´. Joanir e De Boni (Tio Ci).

No uso da Palavra o Ir.´. Evandro Lecey destacou que a ultima participação da PAEL RS no interior foi em 1983 logo após sua fundação por ocasião das comemorações do centenário da ARLS Philantropia do Sul em 24 de Setembro de 1983 exatamente 30 anos atrás.


O Ilustre Ir.´. Jaime Perger fez um resumo a respeito da fundação da Loja Nova Esperança sobre os eflúvios do Saudoso Ir.´. Manoel Soares Leães que hoje a loja conta com uma área construída de 1000 metros quadrados  e mais dois terrenos adquiridos recentemente, que aqui na Serra nasceu a MURGS, que todos os presentes tenham certeza que adentraram numa loja forte, harmônica e com uma egregora  fantástica.

O Ir.´. Orador destacou a importância do ato que acabou de ser realizado, desta troca de experiência e comunicação que até que enfim a PAELRS tem um site, importante veiculo de comunicação para os princípios da democracia, parabéns para o presidente por esta aproximação do poder legislativo com as lojas, que nos 17 anos de loja é a primeira vez que isso acontece.
Após a Sessão todos os presentes saborearam um suculento churrasco que foi oferecido pela Loja Nova Esperança, os visitantes presentes receberam além do seu certificado de presença um chaveiro com o banner da loja, especialmente preparado para esta reunião.

Mais fotografias podem ser visualizados no álbum de fotos na pagina da PAELRS.


Fotos e Textos Ir.´. Evandro Lecey

Nenhum comentário:

Postar um comentário