Translate

terça-feira, 15 de outubro de 2013

14/10/1893 – 14/10/2013
PARABÉNS GORGS – 120 ANOS 
 

Porto Alegre – RS, Segunda-Feira 14/10 as 19:45 horas o Soberano Grão Mestre do Grande Oriente do Rio Grande do Sul, Ir.´. Tadeu Pedro Drago, declarou aberto os trabalhos em Solenidade Magna Publica, para comemoração dos 120 anos do Grande Oriente do Rio Grande do Sul. 
Autoridades Civis presentes  Arcebispo de Porto Alegre Dom Dadeus Grings, Deputado Federal Onyx Lorenzoni (representando o Presidente da câmara dos Deputados Federais – Sr. Henrique Alves,  de acordo com o Ato 66), Presidente da Câmara dos Vereadores de Porto Alegre Ir.´. Thiago Duarte,  Representante do Governo Estadual Sr. Antônio  Gilson de Brum (Ofcio 718/13), Sr. Carlos Fett (representando o Prefeito de Porto Alegre), Ir.´. Vereador Bernardino Vendrusculo (Presidente do Pros).

A mesa foi composta pelas seguintes autoridades maçônicas:  Soberano Grão Mestre do GORGS/COMAB Ir.´. Tadeu Pedro Drago, Sapientíssimo Ir´.  Lauro Araujo Batista da Silva (Grão Mestre Adjunto – GORGS),  Poderoso Ir.´. José Adalberto Silveira – GOB,  Sereníssimo Grão Mestre Ir.´. João Otavio Cesar Lessa – GLMERGS/CMSB e do Poderoso Ir.´. Oscar Arejano Neto (Orador da PALEM).
 Como sempre nosso Rito Brasileiro se fazia presente com o Ir.´. Ernesto Lecey (ARLS Arca da Aliança 2489), Ir.´. Manoel Laquito Barbisan Leães (ARLS Irai Silveira 4222), Ir.´. Evandro Lecey (ARLS Vila Setembrina 4041), Eminente Ir.´. Fernando Hecker Kapell (Dep.´. Federal). 
Destaque para a presença do Soberano Grão Mestre do Grande Oriente Paulistano Ir.´. Jurandir Alves de Vasconcellos, (Vice presidente da COMAB), que no uso da palavra presenteou o Soberano Grão Mestre e Grão Mestre Adjunto com belos mimos. 
Presente as entidades paramaçônicas: Filhas de Jó com o Bethel Atena 01 e Aurora 7, Capitulo Demolay Porto Alegre, Piquete da Fraternidade, Clube de Senhoras, Fundação São João, Estrela do Oriente – Capitulo Luz do Poente 27, Almas Shiriners Clube Rio Grande do Sul.
 Grão Mestre Ad Vita do GORGS  Ir.´. Milton Barbosa e Soberano Grande Comendador do REAA do 4º ao 33º Ir.´. Henrique Prate.
 A poderosa Assembleia Estadual Legislativa do GOBRS, de acordo com prancha encaminhada  e lida pelo chefe de cerimonial,  onde o  Eminente Presidente Ir.´. Claudio Scandolara, nomeia o  Venerável Ir.´. Evandro Lecey, Relações publicas da PAELRS,  como representante oficial da PAELRS neste ato. 
O Ir.´. Bernardino Vendrusculo (ARLS  Bento Gonçalves 28 – GLMERGS/CMSB) foi o palestrante onde fez um breve relato da história do GORGS, lembrou que na  época da fundação 14.10.1893 “A busca pela independência e autonomia, fervilhava em busca da liberdade”. 
Que em 14.10.1893 os Irmãos se reuniram em sessão na ARLS Luz e Ordem – Porto Alegre e os trabalhos foram presididos pelo Ir.´. Tenente Coronel Domingos José Ferreira Basto, que após foi empossado como 1º Grão Mestre Adjunto o Ir.´.  Marechal Augusto da Silva e 1º Grão Mester do GORGS o Desembargador Ir´.. Antônio de Antunes Ribas, tendo como um dos Ilustres Fundadores o Ir.´. Francisco Antônio Caldas Junior.
 Graças a Estes valorosos IIr.´. que se negaram ficar inertes na época foi fundado o Grande Oriente do Rio Grande do Sul, que hoje conta com 242 Lojas, 10.000 Obreiros,  sendo uma das maiores potências Maçônicas do Brasil. 
No uso da Palavra o Poderoso Ir.´. José Adalberto Soares (Grão Mestre em Exercicio do GOB – RS)  falou que foi iniciado na maçonaria no Grande Oriente do Rio Grande do Sul – COMAB  e que hoje esta como Grão Mestre representando o Grande Oriente do Brasil – RS, neste belo ato, trouxe o TFA de todos os Obreiros da potencia. 
O Sereníssimo Grão Mestre João Otavio Cesar Lessa, no uso da palavra, fez questão de salientar sua amizade com o Soberano Grão Mestre Ir.´. Jurandir (GOP) assim como do Soberano Grão Mestre Tadeu Pedro Drago, que também fazem parte da V Zona da CMI, trouxe o fraterno abraço do Secretário Geral da CMSB Ir.´. Edevaldo.  Procedeu a entrega de uma placa para materializar o carinho da GLMERGS para com esta potência maçônica. 
Foi uma solenidade  pujante , com uma egregora  fantástica, todos os presentes cantaram  o Hino do Rio Grande do Sul, o Soberano Grão Mestre convidou todos os presentes para confraternizarem no salão de festas localizado no 3º andar do prédio. 
Como é bom  e agradável estarem os Irmãos da MURGS – Maçonaria Unida do Rio Grande do Sul em união. 
Fotografias Irmãos  Irineu Filho e Evandro Lecey

Texto Irmão Evandro Lecey

Um comentário:

  1. Ohh, quão bom e suave é estarem unidos os irmãos, é como o óleo que des.....

    ResponderExcluir