Translate

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

URBI ET ORBI
RITO BRASILEIRO
UNIÃO, FRATERNIDADE, TRADIÇÃO COM EVOLUÇÃO.

A Maçonaria atual necessita ser ambígena  isto é, dimanar da Tradição e da Evolução, conciliar o conteúdo esotérico com o pragmatismo exotérico, suprimir o obsoleto e inovar o necessário.
O Rito Brasileiro simultaneamente é estático (Tradição) e dinâmico (Evolução).  Concilia o que foi com o que vir a ser. Pretende fazer da Maçonaria sujeito e não objeto da História. Tudo em beneficio da Fraternidade Humana.
"ALVARO PALMEIRA"


Parabéns a comissão organizadora, a ARLS Barão de Mauá 3521, Venerável Mestre Ir.´. Fabiano Chinen, Eminente Ir´.. Marcio César (Delegado Litúrgico da 2ªDLRB-SP), VIVA O RITO BRASILEIRO DE MAÇONS ANTIGOS LIVRES E ACEITOS.

Segue abaixo matéria publicada no site do Supremo Conclave do Brasil.

CERIMÔNIA OFICIAL DE ABERTURA DA XIV CONVENÇÃO NACIONAL DO RITO BRASILEIRO - SP

Prosseguindo a programação da XIV CONVENÇÃO NACIONAL DO RITO BRASILEIRO, realizada ao Clima de Santos (SP), no período de 17 à 20 de outubro de 2013, foi procedida a ABERTURA OFICIAL DO EVENTO, na noite do dia 18 de outubro de 2013.


Dentre as autoridades maçônicas dos Altos Graus e dos Graus Simbólicos, presentes à Sessão, destacamos as seguintes:
m_DSC00064
Eminente irmão Omar Godoy Junior, Poderoso Irmão Anibal Martinez, Sapientíssimo Irmão Euripedes Barbosa Nunes, Soberano Irmão Nei Inocencio dos Santos e Poderoso Irmão Edson Fernandes
m_DSC00061
Poderoso Irmão João José Viana, Sapientíssimo Irmão Eurípedes Barbosa Nunes e Poderoso Irmão Anibal Martinez

Soberano Irmão NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, Grande Primaz do Rito Brasileiro; Sapientíssimo Irmão EURIPEDES BARBOSA NUNES, Grão-Mestre Geral Adjunto do Grande Oriente do Brasil; Sereníssimo Irmão WALTER ALEXANDRE FERRAZ 33º, Grande Regente do Rito Brasileiro; Eminente Irmão MÁRIO SÉRGIO NUNES DA COSTA, Grão-Mestre Estadual do Grande Oriente do Brasil no Estado de São Paulo (GOSP); Poderoso Irmão FERNANDO TULIO COLACIOPPO SOBRIHO, Secretário Geral de Comunicação e Informática Adjunto do GOB; Dra. ROSMARY CORRÊA, Presidente do Conselho da Condição Feminina do Estado de São Paulo; Poderosos Irmãos ANIBAL MARTINEZ e EDSON FERNANDES, respectivamente Secretários Gerais Adjuntos de Relações Públicas e de Comunicação e Informatica do GOB; Poderoso Irmão RUIVALDO ROCHA MOURA, Secretário Estadual de Educação e Cultura do GOB-AM; Poderoso Irmão RICARDO TRECCO, Secretário Estadual de Ritualística do GOSP; Poderoso Irmão JOÃO JOSÉ VIANA, Assessor Especial do GOB.
m_DSC00057
A partir da esquerda, Sereníssimo Irmão Jose Dile, Eminente Irmão Daniel Emerenciano, Sapietíssimo Irmão Pio Castelar, Soberano Irmão Nei Inocencio, Sereníssimos Irmãos Gelcy Dias, Arnaldo Gurgel, Cesar Dourado, Arnaldo Gurgel, Acácio Ramos e Firmino Gameleira

Sereníssimos Irmãos Grau 33 - Membros Efetivos: GELCY CLOVES DIASCESAR ROBERTO DANIEL DOURADOMANSSUR ASSAFIMALEXANDRE DOS SANTOS DA COSTAALEXANDRE PETRI,PEDRO PAULO VIEIRA DE MENEZESARIOVALDO TORRESSOMEDSON BARSANTIANTONIO BENEDITO FRANCISCHINELLICIRO HENRIQUE POSSIDÔNIOACÁCIO RAMOS ARAUJOJOSÉ JOÃO MACHADOFIRMINO GUSTAVO GAMELEIRA e ARNALDO JOSÉ GURGEL.
m_DSC00062
Chegada da comitiva de Irmãos de Santa Catarina, em primeiro plano o Eminente Irmão Antonio Carlos Prazeres

Sapientíssimos Irmãos Grau 33 - Membros Beneméritos: JULIO CESAR DA COSTAJOSÉ DILE DA GUIALUIZ PIO CASTELAR.

O Sapientíssimo Irmão JULIO CESAR DA COSTA, no ato, representou formalmente por Ato, o Eminente Irmão AMINTAS XAVIER DE ARAUJO, Grão-Mestre Estadual do GOEMG.

Eminentes Irmãos GRAU 33 - Delegados Litúrgicos do Rito Brasileiro: MÁRCIO CESAR DE CASTRO MORAIS, da 2ª DLRB/SP; NELSON CESAR TAVARES DA COSTA, das 3ª e 4ª DLRB/SP; JOEL MARQUES GOMES, da 1ª DLRB/MS; ORISVALDO FÉLIX BARBOSA, da 4ª DLRB/BA; CLAUDIO MANOEL COELHO DE RESENDE, da 3ª DLRB/MG; JOSÉ ANTONIO DE FREITAS, da 6ª DLRB/MG;OTACILIO BATISTA DE ALMEIDA, da DLRB dos Estados da PB e PE; OMAR GODOY JUNIOR, da 2ª DLRB/RO; GUILHERME RODRIGUES LISBOA, da 1ª DLRB/SC; ANTÔNIO CARLOS PRAZERES, da 2ª DLRB/SC e JULIO CESAR DA COSTA, das 1ª, 2ª, 4ª 5ª e 7ª DLRB/MG.

O Irmão FABIANO CHINEN, Venerável Mestre da Loja Barão de Mauá Nº 3521, ao Oriente de santos, e seus obreiros.

Compareceram ainda inúmeros Irmãos Grau 33 - Membros Extranumerários, Presidentes e obreiros de Corpos Filosóficos do Rito Brasileiro, Veneráveis Mestres das Lojas Simbólicas, Mestres Instalados, Respeitáveis Mestres, Companheiros e Aprendizes. Prestigiaram ao magno evento os Irmãos dos Estados do Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.
m_DSC00102

Ás 20h30m, o Diretor de Cerimonial Sereníssimo Irmão WALTER ALEXANDRE FERRAZ 33º, deu início a cerimônia, primeiramente coordenando a entrada formal das Autoridades Maçônicas e Comitivas, orientadas pelo Sereníssimo ARIOVALDO TORRESSOM 33º, exercendo o cargo de Mestre de Cerimônias.

m_DSC00068
m_DSC00069
m_DSC00070
m_DSC00071
m_DSC00072
As fotos acima registram o momento do ingresso da comitiva dos Eminentes Irmãos Grau 33 Extranumerários
m_DSC00075
m_DSC00076
Momento da entrada da Comitiva de Eminentes Irmãos Grau 33 - Delegados Litúrgicos do Rito Brasileiro
m_DSC00077
m_DSC00078
m_DSC00079
m_DSC00080
m_DSC00081
m_DSC00082
Ingresso da Comitiva de Irmãos Grau 33 - Membros Efetivos e Beneméritos do Supremo Conclave do Brasil
m_DSC00083
Ingresso do Soberano Grande Primaz Nei Inocencio dos Santos 33º, acompanhado do Sapientissimo Irmão Eurípedes Barbosa Nunes e do Eminente Irmão Mário Sérgio Nunes da Costa e demais autoridades maçônicas
m_DSC00084
Ingresso do Estandarte do Supremo Conclave do Brasil para o Rito Brasileiro
m_DSC00085
Autoridades Maçônicas que prestigiaram com as suas presenças a magna cerimônia
m_DSC00088

A cerimônia foi presidida pelo Eminente Irmão MÁRCIO CESAR DE CASTRO MORAIS 33º, Delegado Litúrgico da 2ª DLRB/SP que apoiou a consecução da Convenção; os demais lugares forma ocupados pelas seguintes autoridades: Soberano Irmão NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, Grande Primaz do Rito Brasileiro; Sapientíssimo Irmão EURÍPEDES BARBOSA NUNES, Grão-Mestre Geral Adjunto do GOB; Eminente Irmão MARIO SÉRGIO NUNES DA COSTA, Grão-Mestre Estadual do GOSP; Poderoso IrmãoMOACYR DE SOUZA MACIEL, Deputado Federal da PAEL-GOB, Presidente da Comissão de Redação, representando o Soberano Irmão ADEMIR CÂNDIDO DA SILVA, Presidente da PAEL-GOB; FABIANO CHINEN, Venerável Mestre da Loja Barão de Mauá nº 3521; Dra ROSMARY CORREA, Presidente do Conselho da Condição Feminina do Estado de São Paulo.
Dando continuidade ao cerimonial os Veneráveis Mestres deram entrada ao Salão portando o Estandarte da sua Loja, tendo a frente o da ARLS Barão de Mauá Nº 3521, patrocinadora do evento:
m_DSC00089
m_DSC00090
m_DSC00091
m_DSC00092
m_DSC00093
m_DSC00094
m_DSC00095
m_DSC00096
m_DSC00097
m_DSC00098
m_DSC00099
m_DSC00100
m_DSC00101
Em seguida foi entronizado o Pavilhão Nacional, quando todos cantaram o Hino Nacional Brasileiro.
m_DSC00109

Após todos ocuparem os seus lugares, o Eminente Irmão MARCIO CESAR DE CASTRO MORAIS, procedeu a abertura da cerimônia, agradecendo a presença de todos, bem como aos Irmãos envolvidos na organização do evento e das 9 Lojas simbólicas do Rito no âmbito da Delegacia.
m_DSC00119


Prosseguindo, foi lido um texto no qual solicitava a proteção do SADU no transcorrer da cerimônia.
m_DSC00120

O Diretor de Cerimonial Sereníssimo Irmão WALTER FERRAZ 33º procedeu a leitura do Ato do Eminente Irmão AMINTAS DE ARAUJO XAVIER, Grão-Mestre estadual do GOEMG, que designou o Poderoso IrmãoJULIO CESAR DA COSTA para representa-lo no evento.
m_DSC00110
Poderoso Irmão RicardoTrecco, Sec. Est. de Ritualistica do GOSP; Poderoso Irmão Edson Fernandes, Sec. Geral de Comunicação e Informatica Adj. do GOB; Poderoso Irmão Ruivaldo Rocha Moura, Sec. Est. de Educação e Cultura do GOB-AM; Poderoso Irmão José João Viana, Assessor Especial do GOB; Poderoso Irmão Anibal Martinez, Sec. Geral de Relaçoes Publicas Adj. do GOB e Poderoso Irmão Fernando Tulio Colassioppo Sobrinho, Sec. Geral de Comunicação e Informática Adj do GOB.
m_DSC00111
m_DSC00113
m_DSC00114
m_DSC00115
As fotas acima registram os participantes da magna cerimônia
m_DSC00116
Os Serenissimos Irmãos Grau 33 do Supremo Conclave do Brasil
m_DSC00117
O nosso colaborador Gutenbergue
m_DSC00118
Sereníssimo Irmão Alexandre dos Santos da Costa e a cunhada Elisangela Cavalcante Feres da Costa
m_DSC00125

A palavra foi concedida aos membros da mesa para se pronunciarem das quais destacamos a fala do Sapientíssimo Irmão EURÍPEDES BARBOSA NUNES, quando destacou a necessidade de cultivarmos o amor das nossas mulheres, falou sobre a evolução (melhor involução) das relações do homem-mulher nas fases do namoro ao casamento, a perda paulatina do cuidado, do carinho com a sua amada, e instigou aos Irmãos presentes para que dessem às suas esposas, amanhã, "uma prova de confiança, e enquanto nós maçons estivermos nas atividades da Convenção, e as nossas esposas fazendo suas compras, que emprestem às cunhadas o seu cartão de crédito com a devida senha para elas poderem usar".
m_DSC00128
Cunhadas Iva Valente dos Santos, Cecília e Vera Lúcia Assafim
m_DSC00134
Os Sereníssimos Irmãos Cesar Dourado (E) e Alexandre da Costa (D),  e o Sapientissimo Irmão Julio Cesar da Costa (C)
m_DSC00135
O Eminente Irmão Otacílio Batista e a Cunhada Maria Helena
m_DSC00138

O Irmão NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, antes de proceder a sua fala, por proposição do Sereníssimo Irmão WALTER ALEXANDRE FERRAZ 33º, Grande Regente do Rito Brasileiro, foi efusivamente aclamado pelos presentes como candidato eleito à mais uma reeleição para o cargo de Grande Primaz do Rito Brasileiro, para o período 2014 -2019. O Grande Primaz NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, ao proferir suas palavras, agradeceu aos presentes, parabenizou a organização do evento, enalteceu a palestra da DraROSMARY, em defesa da mulher, agradeceu a aclamação dos Irmãos para permanecer por mais uma gestão e promoveu algumas homenagens em razão da dedicação de Irmãos e da Loja Barão de Mauá Nº 3521, para a consecução e sucesso do evento, bem como materializando seu agradecimento aos palestrantes.

Foram agraciados com placas alusivas as seguintes personalidades:
m_DSC00141

Dra ROSMARY CORRÊA, Presidente do Conselho da Condição Feminina do Estado de São Paulo e Palestrante no evento;
m_DSC00142

Cunhada ROSA MARIA RIERA recebendo sua homenagem das mãos da cunhada IVA VALENTE DOS SANTOS;
m_DSC00143

Sereníssimo Irmão ARIOVALDO TORRESSOM 33º, Grande Secretário de Relações Exteriores da Magna Reitoria;
m_DSC00144
Venerável Irmão ORLANDO GALANTE ROLLO, Deputado Estadual do GOSP;
m_DSC00145

Venerável Irmão MARCELO MARIGLIANI ARIAS, Presidente da Comissão Organizadora da Convenção;
m_DSC00146

Ilustre Irmão FABIANO CHINEN, Venerável Mestre da Loja Barão de Mauá Nº 3521;
m_DSC00147

Irmão MÁRCIO CESAR DE CASTRO MORAIS 33º, Delegado Litúrgico da 2ª DLRB/SP;
m_DSC00149

Irmão JULIO CESAR DA COSTA, Secretário Geral de Ritualística Adjunto para o Rito Brasileiro, do GOB e Palestrante;
m_DSC00148

Irmão WALTER ALEXANDRE FERRAZ 33º, Grande Regente do Rito Brasileiro;
m_DSC00150

Irmãos da ARLS BARÃO DE MAUÁ Nº 3521, Loja patrocinadora do evento;
m_DSC00152

Irmão MÁRIO SÉRGIO NUNES DA COSTA, Grão-Mestre Estadual do GOSP;
m_DSC00155A

Irmão EURÍPEDES BARBOSA FILHO, Grão-Mestre Geral Adjunto do GOB.

Finda as homenagens, o Soberano Irmão NEI INOCENCIO DOS SANTOS, informou aos presentes, que no dia 29 de novembro, ao Clima de Brasília (DF), o Sapientíssimo Irmão EURÍPEDES BARBOSA NUNES, Grão-Mestre Geral Adjunto do GOB, será recepcionado no Grau 33 dos Altos Graus Rito Brasileiro.
m_DSC00156
Eminente Irmão Claudio Manoel Coelho de Resende, Delegado Litúrgico da 3ª DLRB de Minas Gerais, com sede em Uberaba (MG)

Finalizando foi apresentada a candidatura da cidade de Uberaba, para sediar a XV Convenção Nacional do Rito Brasileiro, que numa primeira votação foi vencedora por unanimidade, mas a formalização da escolha se dará, no dia 20 de outubro, quando do encerramento da atual Convenção.
m_DSC00157
m_DSC00160
Em seguida foi formada a comotiva de Irmãos e a guarda para a retirada do Pavilhão Nacional.
m_DSC00163
No ensejo o Eminente irmão MÁRCIO CESAR DE CASTRO MORAIS 33º, convidou à todos para participarem do coquetel que foi servido a seguir.
m_DSC00164
Soberano Grande Primaz com os Membros Efetivos e Beneméritos do Supremo Conclave
m_DSC00172
Soberano Grande Primaz com o Delegados Litúrgicos do Rito Brasileiro

FONTE SITE DO SUPREMO CONCLAVE DO BRASIL
http://www.ritobrasileirogob.com.br/portal/editpaginicial/736-cerimonia-oficial-de-abertura-da-xiv-convencao-nacional-do-rito-brasileiro-sp.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário