Translate

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

PARABÉNS
RITO BRASILEIRO
99 ANOS
De fundação.

Segunda-feira dia 23.12 para o Rito Brasileiro é muito especial, comemoramos hoje os 99  anos de fundação, não podemos deixar de apresentar nossa certidão de nascimento “DECRETO 500” do Grande Oriente do Brasil. 

As reuniões para fundação do Rito aconteceram na casa do General  José Joaquim do Rego Barros, no Quartel da Antiga Artilharia de Costa, em 1914.

Os Fundadores do Rito Brasileiro
Lauro Nina Sodré
José Joaquim do Rego Barros
Lauro Muller
Dr. Nilo Peçanha
Dr. José Mariano Carneiro da Cunha
Amaro Albuquerque
A. O. de Lima Rodrigues
Coelho Lisboa
Eugênio Lopes Pinto
Evaristo de Morais
Firmo Braga
Floresta de Miranda, Horta Barbosa
Joaquim Xavier Guimarães Natal
Leôncio Correia
Mário Behring
Monteiro de Souza
Otacílio Câmara
Otávio Kelly
Ticiano Corrégio Daemon
Tomaz Cavalcanti
Veríssimo José da Costa
Virgílio Antonino.

As personalidades que se reuniam na casa do Comandante do antigo Quartel de Artilharia de Costa, no Rio de Janeiro, eram destacadas figuras da intelectualidade, da sociedade e da política.


Finalmente, o Conselho Geral da Ordem, presidido pelo Poderoso Irmão Lauro Sodré, se reuniu em Sessão Ordinária no dia 21 de dezembro de 1914 e deliberou pelo reconhecimento e adoção do Rito Brasileiro, gozando das mesmas regalias concedidas aos demais Ritos reconhecidos pelo  Grande Oriente do Brasil, conforme proposta apresentada pelo Irmão Grande Orador Interino Eugenio Pinto, aprovada pelos presentes, havendo apenas um voto contrário à medida, do Poderoso Irmão Carlos Duarte, que achava desnecessário mais um Rito. Participaram da reunião, além dos já citados: Dr. Ticiano Daemon, Dr. Horta Barbosa, Dr. Monteiro de Souza, Dr. Octacílio Câmara, Dr. Floresta de Miranda, Dr. Loureiro de Andrade e Dr. Firmo Braga. 
No dia 23 de dezembro de 1914, era baixado o Decreto nº 500, com o seguinte texto:  
"Lauro Sodré, Grão Mestre da Ordem Maçônica no Brasil;
                       Faz saber a todos os maçons e oficinas da Federação, para que cumpram e façam cumprir, que em Sessão efetuada no dia 21 de dezembro deste ano, o Ilustríssimo Cons:. Ger:. da Ord:. aprovou o reconhecimento e incorporação do Rito Brasileiro entre os que compõem o Grande Oriente do Brasil, com os mesmos ônus e direitos, regido liturgicamente pela sua constituição particular, respeitado o dispositivo do art. 34º do Reg:. Ger:. , ficando autorizada a funcionar a sua Grande Loja, intermediária das relações entre os Irmãos do Rito e entre estes e os Poderes Maçônicos de que trata o art. 4º do Reg:. Ger:., o que é promulgado pelo presente decreto".







Assinavam o decreto, Lauro Sodré, Grão-Mestre da Ordem; Ticiano Corregio Daemon, Grande Secretário-Geral da Ordem; e A. O. Lima Rodrigues, Grande Chanceler. 

Em 1968 nasce o Supremo Conclave do Brasil.


Os primeiros aventais do Rito Brasileiro.




2 comentários:

  1. Como "Servidor da Ordem, da Pátria e da Humanidade", no Grau 33º, tenho que reparar um erro "crassus" cometido pelo autor desse blogspot ao não mencionar o nome do nosso ínclito
    Irmão Álvaro Palmeira.
    Grande autor e empreendedor da palingenesia do Rito Brasileiro, a quem devemos a honra de
    saudar como nosso eterno Grão-Mestre.

    שלום עליכם
    מורנו
    Moreno.·.33º

    ResponderExcluir
  2. Meu Ir.´. Moreno, G.´. 33 por favor observe que nosso Rito tem algumas datas e no caso em especifico estamos falando da fundação do mesmo em 1914, nesta ocasião Alvaro Palmeira, não aparece entre os fundadores e sim como o nosso reativador em 1968. Por isso o nome dele não aparece esquecemos que aqueles irmãos acima mencionados que colocaram os seus nomes para a fundação do RB no GOB entre eles Mario Behring, Lauro Muller.................
    TFA
    Evandro Lecey

    ResponderExcluir