Translate

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

PROJETO UM SONHO DE LIBERDADE
VAMOS JUNTOS APOIAR ESTA IDEIA.
FUNDAÇÃO MAÇÔNICA EDUCACIONAL.


O Projeto SONHO DE LIBERDADE, promovido e executado pela Fundação Maçonica Educacional-FME em parceria com a SUSEPE, consiste em permitor às detentas do sistema prisional uma qualificação profissional, buscando-se a sua reintegração social, reduzindo, assim, substancialmente, a reicidência das mesmas e a sua reiserção no mercado de trabalho.
Mas nada se faz sem apoio, sem recursos e sem crédito. Desses três elementos, o mais dificil de conquistar é o crédito, um crédito que vêm da confiança depositada em uma instituição.
Oferecendo muito mais do que recursos, os patrocinadores e apoiadores do PROJETO SONHO DE LIBERDADE demonstraram que acreditam e incentivam esta idéia, a todos o meu muito obrigado.

Penitenciárias femininas realizam formaturas em cursos de pintura predial
Mais de 50 mulheres foram contempladas com o curso, que objetiva a qualificação para o mercado de trabalho
Mais de 50 mulheres foram contempladas com o curso, que objetiva a qualificação para o mercado de trabalho
Foto de Neiva Motta.
A parceria da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) com a Fundação Maçônica Educacional (FME) oportunizou a diplomação de mais de 50 mulheres das penitenciárias femininas Madre Pelletier (em Porto Alegre) e de Guaíba no curso de "Pintura Predial com aplicação de Textura". Noções básicas de eletricidade também foram ensinadas.
Diplomas e CDs das aulas foram entregues para as formandas
Na abertura do evento  o tradicionalista Dorotéo Fagundes, cantou o hino Nacional brasileiro. A plateia acompanhou o cantor na execução da música. Na tarde desta sexta-feira (13), a cerimônia de formatura ocorreu com as apenadas de Guaíba, que receberam os mesmos conteúdos programáticos do curso, cuja carga horária foi de 240 horas, em cada casa prisional.
Delegado da Região Metropolitana, Alberi Pereira,  destacou os avanços no tratamento penal aplicados na PFMP.
Avanços

O delegado penitenciário da Região Metropolitana, Alberi Pereira, destacou os avanços da PFMP, que obteve diminuição na superlotação com a criação da Feminina de Guaíba. A PFMP, atualmente, com 202 mulheres, oferece 239 vagas. “Além disso, a Susepe ampliou as parcerias com a iniciativa privada, o que resultou em trabalhos e atividades para quase todas as mulheres dentro da PFMP, e vamos seguir trabalhando na nossa missão de humanizar os espaços, qualificá-las por meio destes cursos e integrá-las socialmente em todas as casas femininas”, afirmou Alberi.

Diretora da PFMP, Marília Simões, destacou o empenho dos servidores na consecução do projeto 

Cidadania
No decorrer do curso, as apenadas participaram de palestras sobre regionalismo, cidadania, valores humanos e éticos, saúde da mulher, drogas, meio ambiente, entre outros temas. Cada uma recebeu apostila para acompanhamento teórico. A parte prática ocorreu nas áreas escolhidas pelas apenadas. "Com isso, elas executaram uma benfeitoria nos espaços, criando um ambiente mais acolhedor dentro das cadeias", explicou a coordenadora pedagógica, Rita de Cássia Salaberry.

Com a coordenadora pedagógica do curso, Rita de Cássia Salaberry, o presidente da FME, Nivaldo Brum, agradeceu as parcerias que viabilizaram os cursos

O presidente da Fundação Maçônica, Nivaldo Brum, agradeceu o apoio das parcerias na consecução do projeto e afirmou que pretende seguir com os apoiadores trabalhando para a recuperação social e resgate da cidadania. Brum falou ainda que pretende estender o projeto para 2014, que vai beneficiar mais mulheres.

A Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (ANABB) e Tintas e Revestimentos Texturizados (IBRATIN) foram as empresas patrocinadoras do projeto.
Participaram do evento,  os patrocinadores do projeto, diretoras e servidores da PFMP e PEFG, equipe técnica do Departamento de Tratamento Penal , autoridades da Maçonaria, Defensoria Pública e Ministério Público e familiares das apenadas.

Neiva Motta
Imprensa Susepe


AGRADECIMENTO IRMÃO NIVALDO BRUM

Nenhum comentário:

Postar um comentário