Translate

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

XIII ENCONTRO ESTADUAL DO RITO BRASILEIRO NO ESTADO DE SANTA CATARINA

A Augusta e Respeitável Loja Simbólica "LUZ DE NAVEGANTES" Nº 3033, em seu Templo próprio, situado no Oriente de Navegantes (SC), foi a sede do evento do XIIIº ENCONTRO ESTADUAL DO RITO BRASILEIRO EM SANTA CATARINA, o qual contou com a participação de 16 (dezesseis) Lojas: União Palhocense (Palhoça), Verdes Mares e Vigilantes do Mar (Camboriú), Luz da Porta do Vale (Itajaí),Cruzeiro do Sul (Florianópolis), Arquitetos do ValeArquitetos da Paz e Verde Vale (Blumenau),União e Prosperidade (Florianópolis),União do Sul (Criciúma), Perfeição de Biguaçú (Florianópolis),São João Batista (São João Batista), Luz do Atlantico Sul (Balneário Camboriú), União Brasileira eUnião Catarinense (Florianópolis) e a protagonistra do evento LUZ DE NAVEGANTES (Navegantes).

m_Encontro_1

Na foto, a fachada principal do Templo próprio da ARLS.'. Luz de Navegantes nº 3033, que teve a sua construção iniciada em janeiro de 1999  e sua Sagração ocorreu em julho de 2000.

m_Encontro_2

Interior do Templo da Loja LUZ DE NAVEGANTES Nº 3033, reformado no período de 2009/2010, acatando todos os requisitos descritos na planta, conforme  a existente em nossos Rituais Simbólicos.

Para o XIIIº ENCONTRO ESTADUAL DO RITO BRASILEIRO EM SANTA CATARINA, o Ven.'. M.'. Irmão EDEMIR CAMPESTRINI, da Loja LUZ DE NAVEGANTES Nº 3033, nomeou uma Comissão Especial para coordenar o evento, que contou com o apoio do Emin.'. Ir.'. WAGNER SANDOVAL BARBOSA, Grão-Mestre Estadual do GRANDE ORIENTE DO BRASIL NO ESTADO DE SANTA CATARINA, e de igual forma, do Venerável Irmão CARLOS GUILHERME DOS SANTOS, Secretário Estadual de Orientação Ritualística Adjunto para o Rito Brasileiro, que conduziu a cerimônia.

A primeira parte do evento, realizou-se no Centro Social "Alarico de Souza Neves", anexo à Loja, construído no período de 2002/2003.

Estiveram presentes o Soberano Grande Primaz do Supremo Conclave do Brasil Irmão NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º; o Poderoso Grande Secretario Geral de Orientação Ritualística Adjunto para o Rito Brasileiro, Irmão JULIO CESAR DA COSTA.

Seguindo o cerimonial, após a entrada dos IIr.'. que auxiliaram o Ven.'. M.'. na condução dos trabalhos, procedeu-se a entrada das autoridades:  o Eminente Delegado Litúrgico do Rito Brasileiro para a 2ª Delegacia do Estado de Santa Catarina Irmão ANTONIO CARLOS PRAZERES 33ºo Poderoso Grande Secretario Geral de Orientação Ritualística para o Rito Brasileiro Irmão JULIO CESAR DA COSTAo Soberano Grande Primaz do Supremo Conclave do Brasil Irmão NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º e o  Eminente Grão Mestre Estadual do Grande Oriente do Brasil no Estado de Santa Catarina Irmão WAGNER SANDOVAL BARBOSA.

m_Encontro_3

Entrada do Ven.'. M.'. da Loja Luz de Navegantes Nº 3033, Ir.'. EDEMIR CAMPESTRINI

m_Encontro_4

A foto acima, a partir da esquerda, registra a fromação da mesa da presidência dos Trabalhos do Magno Evento, composta pelas seguintes autoridades maçônicas: Eminente Delegado Litúrgico da 2ª Delegacia de Santa Catarina do Supremo Conclave do Brasil  Ir.'. ANTONIO CARLOS PRAZERES 33º; Emin.'. Ir.'.WAGNER SANDOVAL BARBOSA, Grão Mestre do GOB-SC, o Ven.'. Ir.'. CARLOS GUILHERME ROCHA DOS SANTOS, Secretário Estadual de Orientação Ritualística Adjunto para o Rito Brasileiro; o Grande Primaz do Supremo Conclave do Brasil, Ir.'. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º; o Poderoso Secretario Geral de Orientação Ritualística Adjunto para o Rito Brasileiro Ir.'. JULIO CESAR DA COSTA; e o Ven.'. M.'. da Loja Luz de Navegantes nº 3033, Ir.'. EDEMIR CAMPESTRINI.

Na sequencia do cerimonia procedeu-se a entrada dos Estandartes das Lojas presentes.

m_Encontro_5

Cerimonial de entrada dos Estandartes

m_Encontro_6

Prosseguindo, foi dada a entrada  formal ao interior do Templo ao Pavilhão Nacional.

Após a entrada do Pavilhão Nacional, foi lida a Ordem do Dia que constava: 1 - Palestra sobre o Tema:"Interagindo Nossas Relações", proferida pelo Eminente Ir.'. ANTONIO CARLOS PRAZERES 33º, titular da 2ª Delegacia Litúrgica do Rito Brasileiro para o Estado de Santa Catarina, que deu um enfoque especial sobre a nossa participação no tocante a interação de tudo aquilo que nos cerca, e os valores que devemos buscar a luz da "Lei do Amor"

m_Encontro_7

O Emin.'. Ir.'. ANTONIO CARLOS PRAZERES 33º, o primeiro palestrante, quando da sua apresntação

Constou também da Ordem do Dia a  palestra do Poderoso Secretário Geral de Orientação Ritualística Adjunto para o Rito Brasileiro Ir.'. JULIO CESAR DA COSTA, que discorreu sobre "O Rito Brasileiro no contexto do GOB - Grande Oriente do Brasil, e a sua Importância no Trato dos Problemas Nacionais".

m_Encontro_8
O Poderoso Ir.'. JULIO CESAR DA COSTA, o segundo palestrante a se apresentar
m_Encontro_9
(Da esquerda para a direita) O Emin.'. Ir.'. Guilherme Lisboa 33º - Delegado da 1ª Delegacia do Rito Brasileiro; o Eminente Delegado Litúrgico da 2ª Delegacia de Santa Catarina do Supremo Conclave do Brasil Ir.'. Antônio Carlos Prazeres 33º; Emin.'. Ir.'. Wagner Sandoval Barbosa, Grão Mestre estadual do GOB-SC; o Venerável Ir.'. Carlos Guilherme Rocha dos Santos, Secretário Estadual de Orientação Ritualística Adjunto para o Rito Brasileiro; o Grande Primaz do Rito Brasileiro, Soberano Ir.'. Nei Inocencio dos Santos 33º;  o Poderoso Secretario Geral de Orientação Ritualística adjunto para o Rito Brasileiro Ir.'. Júlio Cesar da Costa; e o Ven.'. M.'. da Loja Luz de Navegantes Nº 3033, Ir.'. Edemir Campestrini.
Tanto o Emin.'. Ir.'. WAGNER SANDOVAL BARBOSAGrão-Mestre Estadual do GOB-SC, e o Soberano Irmão NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, Grande Primaz do Rito Brasileiro, quando das suas palavras, enalteceram a coordenação do evento, e teceram considerações elogiosas no tocante ao crescimento do Rito Brasileiro em Santa Catarina.

O Ven.'. M.'. solicitou os palestrantes para se colocarem de pé para receberam um ''mimo'' alusivo ao XIII ENCONTRO ESTADUAL DO RITO BRASILEIRO EM SANTA CATARINA.
m_Encontro_10
(Da esquerda para a direita): o Emin.'. Ir.'. Wagner Sandoval Barbosa, Grão-Mestre estadual do GOB-SC; o Emin.'. Ir.'. Antônio Carlos Prazeres 33º e o Ven.'. M.'. Ir.'. Edemir Campestrini, na entrega do ''mimo"  ao palestrante (centro).
m_Encontro_11
Emin.'. Ir.'. Wagner Sandoval Barbosa, Grão-Mestre Estadual do GOB-SC; e o o Poderoso Secretario Geral de Orientação Ritualística Adjunto para o Rito Brasileiro, Ir.'. Júlio Cesar da Costa
Assim foram encerrados os trabalhos no período da manhã.
SESSÃO COMENTADA
Em continuidade á programação, no inicio da tarde, foi realizada a Sessão comentada, a qual tinha por objetivo esclarecer eventuais dúvidas com a ritualística e, para tanto, foram ocupadas as dependências do Templo da Loja LUZ DE NAVEGANTES Nº 3033, tendo como Ven.'. M.'. o Ir.'. EDEMIR CAMPESTRINI, cabendo as exposições sobre o assunto ao Venerável Ir.'. CARLOS GUILHERME ROCHA DOS SANTOS, Secretário Estadual de Orientação Ritualística Adjunto para o Rito Brasileiro, do GOB-SC.
m_Encontro_12
Ven.'. M.'. Edemir Camprestini da Loja Luz de Navegantes nº 3033
m_Encontro_13
O Venerável Ir.'.Carlos Guilherme Rocha dos Santos, Secretário Estadual de Orientação Ritualística Adjunto para o Rito Brasileiro, do GOB-SC.
m_Encontro_14
IIr.'. presentes na sessão comentada.
m_Encontro_15
Outro registro de IIr.'. presentes na sessão comentada.
Tanto na parte da manhã como na da tarde, os participantes foram  brindados com um delicioso café/lanche, oferecido pela Coordenação do evento, quando todos tiveram a oportunidade de se confraternizarem.
m_Encontro_16
Café/lanche servidos aos participantes.
XIII ENCONTRO ESTADUAL DO RITO BRASILEIRO EM SANTA CATARINA, foi encerrado com uma calorosa salva de palmas, rogando VIVAS ao RITO BRASILEIRO em Santa Catarina !
Texto:  Ir.'. Antônio Carlos Prazeres 33º

Fotos:  IIr.'. Roger Andrade dos Santos e Ireneo Valdir dos Santos

Editoração: Ir.'. Cesar Dourado 33º

Nenhum comentário:

Postar um comentário