Translate

terça-feira, 11 de março de 2014

1º ENCONTRO DO CONESUL
SUCESSO!!! 

Sábado  dia 08 de Março de 2014  as 08 horas foi aberta as inscrições do evento, cada um dos IIr.´. recebeu a sua pasta, crachá, caneta, bloquinho e camiseta, personalizado
As  08:30 horas o Eminente Presidente da PAELRS Ir.´. Claudio Scandolara declarou aberto o 1º Encontro do Conesul.  

Em seguida foi passado a palavra para o Presidente da Assembleia Estadual Legislativa do Rio Grande do Sul, Deputado Gilmar Sossela (PDT) ,  abordando o tema “O Maçom como Homem em ação”, do que a sociedade espera do homem maçom,  aproveitou para falar a respeito da Assembleia Legislativa do estado do Rio Grande do Sul, encerrou parabenizando as mulheres pelo seu dia.
 Prestigiando o evento também se encontrava  o Prefeito do Municipio de Dom Pedro de Alcântara, Sr. Márcio Biasi.
A seguir foi realizado um pinga fogo com o ex  Presidente da Câmara dos Vereadores de Torres (Gestão 2013), Ir´.. Antônio  Vicente Marques Machado – PT  (GORGS),  este falou da sua trajetória profana, maçônica e politica, respondendo perguntas dos IIr.´. presentes.



Para concluir os trabalhos pela manhã foi apresentado e oficialmente lançado o “AMA – Aprendizado MAçônico  a distância, onde o Ir.´. Osni Machado, juntamente com o Ir.´. Francisco Cantarutti, mostraram como será desenvolvida as 33 primeiras aulas. O “AMA” sera transmitido através do site da PAEL, através de uma nova parceria feita utilizando as ferramentas GOOGLE, as aulas iniciaram ainda no primeiro semestre.
 As inscrições e informações podem ser obtidas através do email paelrs@paelrs.com.br e mais noticias serão postadas no site www.paelrs.com.br 
Além do AMA, também foi apresentado em rápidas palavras o funcionamento do site da PAELRS área reservada e feito o lançamento do PAEL Mobile, que entrará em vigo a partir de Abril do corrente ano, credenciamentos já aberto. Bem como informações.

Após um delicioso almoço os irmãos puderam fazer uma pausa para um bate papo e se prepararem para os trabalhos do período da tarde.
 As 14 horas  o Eminente Presidente Claudio Scandolara, constituiu a mesa para abordar os próximo tema com as seguintes autoridades maçônica:  Vice Presidente do Tribunal de Contas do GOBRS Ir.´. Marco Aronne de Abreu,  Presidente da Comissão de Constituição e Justiça Ir.´. Valdir Schinttler, Ir.´. André Bindé (secretário Adjunto e membro de assessoramento da comissão de finanças da PAELRS),  do Vice Presidente Ir.´. Fábio Gustavo Biz e Ir.´. Nicolau Lutz. O Ir.´. André Bindé ( na vida profana, conselheiro do tribunal de contas do estado do Rio Grande do Sul), abordou  o tema “A independência financeira da PAEL e abertura de conta corrente”.
 O Venerável Ir.´. Valdir Schittler falou a respeito da Tripartição dos Poderes.
O Poderoso Ir.´.  Marco Aronne, procede apresentação do Tribunal de Contas do GOBRS, onde todos os ilustres conselheiros, possuem formação contábil e administrativa, falou a respeito do belo trabalho técnico desenvolvido desde 2011. Comentou a respeito de uma nova LDO, bem como das dificuldades encontradas.
 Em seguida o Venerável Ir.´. Nicolau Lutz,  realizou a sua apresentação  com o tema “ As reuniões da PAEL e  o código civil Brasileiro” , falando a respeito da proibição da participação como ouvintes  dos aprendizes e companheiros, tema bem polemico e que na realidade fica comprovado que não existe restrições para tal.
Para encerrar o ciclo de palestra o Eminente Ir.´. Juracy Vilela (Grão mestre de honra do GORGS),  abordou o tema  “O Maçom e a Politica”,  neste exato momento estavam compondo a mesa o Eminente Presidente da PAELRS  Ir.´. Claudio Scandolara e o ex Grão Mestre da MRGLMERGS Ir.´. José Wohlgemuth Koelzer Neto.  Ou seja três representantes legais da Maçonaria regular do Rio Grande do Sul.
O Eminente presidente Ir.´. Claudio Scandolara, realizou a leitura da Carta de Torres, as 17:45 minutos e conclamou todos os presentes para unirem-se a ele nesta divulgação.
Nesta data comemorávamos também o dia internacional das mulheres, então todos os presentes  participaram da reunião publica do Capitulo Luz do Poente 27, da Ordem da Estrela do Oriente, em homenagem a esta  data.
Estiveram presente durante o evento, representantes de 40 lojas,   irmãos dedicados, atentos, para concluir todos os presentes saborearam um delicioso jantar que marcou o encerramento do evento.

Matéria retirada do site http://www.paelrs.com.br/index.php?sec=noticias&page=noticia&id=50

Texto Ir.´. Evandro Lecey

Creditos fotografias: IIr.´. Evandro Lecey, Irineu Filho, Nicolau Lutc e  Adriano Madrid.

2 comentários:

  1. Um encontro inesquecível para todos que pretendem sempre buscar evolução nos conhecimentos das estruturas de administração da Maçonaria, as funções dos órgãos que criam, modificam ou extinguem direitos e obrigações dos integrantes da área de gestão do GOB - Grandes Orientes Estaduais, Delegacias, Lojas Simbólicas e Triângulos - bem assim, uma dissecação legal sobre atividades de fiscalização dos atos praticados pelos ordenadores de despesas em todas as esferas de atuação desta histórica e indissolúvel instituição civil. Concomitantemente aos estudos apresentados e debates construtivos, a convivência harmoniosa, respeitosa e afável entre os Irmãos de diferentes oficinas, de diferentes Potências Maçônicas, em alegria, bom humor e verdadeira fraternidade. Para coroamento deste encontro inesquecível, liderado pela iniciativa da PAEL/GOB-RS, no dinamismo da sua Presidência e Mesa Diretora, as presenças simbólicas de dois ícones vivos, protagonistas dos esforços vitoriosos para a instituição da MAÇONARIA UNIDA DO RIO GRANDE DO SUL, ilustres convidados visitantes, Sob.'. Irmão JURACY VILELA DE SOUSA, Past-Grão Mestre do G.'.O.'.R.'.G.'.S.'. e do Eminente Irmão JOSÉ WOHLGEMUTH KOELZER NETO, Past-Grão Mestre da G.'.L.'.M.'.E.'.R.'.G.'.S.'., reacendendo os propósitos de LIBERDADE, IGUALDADE e FRATERNIDADE entre todo o Povo Maçônico do Rio Grande do Sul. Quem participou deste magnífico encontro voltou com o coração repleto de realizações e com uma nova carga de conhecimentos Maçônicos, especialmente, com os sentimentos de afeto que se manteve permanentemente entre todos os participantes. ... Quem não foi, lamentavelmente, perdeu uma grande oportunidade para crescimento e evolução dos sentimentos que nos unem nos laços de fraternidade. Muito obrigado, Irmãos organizadores deste encontro, pela grande oportunidade para falarmos sobre ideias, objetivos e estabelecermos novos sonhos para o engrandecimento da nossa Ordem e para nossa evolução pessoal... T.'.F.'.A.'.

    ResponderExcluir
  2. Meu Dileto e Estimado Ir.´. Nicolau Lutz

    Com o Coração repleto de alegria e de emoção leio este seu post. Realmente voltei a 1999 onde aqui estive na ocasião como visitante aprendendo como funcionava a ordem maçônica.

    Tivemos um final de semana repleto de atividades, com muita harmonia. Como nada neste plano é por acaso, quis o pai celestial (SADU/GADU) que o encontro fosse encerrado com aquela mesa onde se pode ver novamente as três potências regulares reunidas, em total clima de descontração.

    Lembrei do saudoso Ir.´. Manoel Soares Leães, da sua luta constante, lembrei do ex Grão Mestre Mario Juarez, que tenho absoluta certeza que se estivesse neste plano estaria lá prestigiando o evento.

    O Eminente Ir.´. Claudio Scandolara, líder de lideres na casa legislativa, aceitou este desafio de unir os IIr.´. e assim cumpriu.

    Coloco o meu diploma na parede com muito orgulho ladeando o do encontro do mercosul.

    ResponderExcluir