Translate

sábado, 1 de março de 2014

100 ANOS em 10
1 ª PALESTRA PUBLICA DO RITO BRASILEIRO 
 Sexta-feira dia 28.02.14, inicio da maior festa popular brasileira que é o carnaval, os irmãos, autoridades maçônicas, autoridades civis e militares se reuniram no templo localizado na Travessa Comendador Batista, 67 no 4º andar para realização da primeira palestra publica alusiva aos 100 anos de fundação do Rito Brasileiro e 10 anos de implantação do mesmo no Estado do Rio Grande do Sul.

 As 20 horas o Ilustre Venerável Mestre Ir.´. Eduardo Lecey, tendo ao seu lado esquerdo o Iluster Venerável Mestre Ir.´. Stives Silveira (Irai Silveira 4222) e Ilustre Venerável Mestre Ir.´. Luis Fernando Mascarello dos Santos (Vila Setembrina 4041), deu as boas vindas a todos os presentes, falou de sua satisfação em podermos estar realizando esta importante apresentação em pleno feriado de carnaval.
 Estiveram presentes em tal palestra 72 Pessoas que durante 5 horas, tiveram a oportunidade de conhecer o Rito Brasileiro. 
Após as devidas apresentações o Ir.´. Carlos Athanasio,  contemplou os presentes com uma breve explicação a respeito do Rito Moderno,  particularidades e história do Rito.
 Realizada breve apresentação a respeito da  Corrente do Bem pelo Irmão Antônio Veríssimo,  Ordem Demolay SCODB e Federativo pelo Ir.´. Irineu Filho, Saúde financeira pelo Ir.´. Marco Aronne, aprendizado Ir.´. Francisco Cantarutti e para finalizar esta primeira etapa tivemos o depoimento do Ir.´. Gilmar Gunther. 
Na segunda etapa tivemos as apresentações dos ex veneráveis Ir.´. Ernesto Lecey, Jair Oliveira da Rosa e Evandro Lecey.
 Para concluir foi realizada a apresentação do Banner nº 1 da Frase escolhida para 2014, este ano serão 3 versões  e uma breve explicação do Ir.´. Ronaldo Garzão a respeito da frase.
 Após as apresentações alguns visitantes foram contemplados com 3 mimos ofertados pela Loja Arca da Aliança 2489.
 Os Irmãos Jair, Eduardo, Evandro, Ernesto, receberam de presentes um conjunto de faca e garfo para churrasco personalizado e a Loja Arca da Aliança,  uma placa de aço e uma pedra de ametista. 
Abordado o assunto Linha do Tempo do Rito Brasileiro no Rio Grande do Sul, no salão de festa localizado no 5º andar os presentes puderam conhecer os paramentos do Rito e foram contemplados com o som de violão do Ir.´. Luciano Coelho. 

Após a solenidade os visitantes, convidados e irmãos saborearam um suculento galeto preparado pelo Irmão José Otto, acompanhado de salada, arroz e aquele feijão tropeiro, preparados pelo Ir.´. Antonio Veríssimo.
 A meia noite em ponto as caravanas de convidados se deslocaram para os quatros cantos do nosso estado . 
O Ilustre Venerável Mestre antes de agradecer a visita, lembrou aos irmãos maçons que nos dias 7 e 8 de março teremos em torres o 1º Encontro do Conesul, programação e inscrição no site www.paelrs.com.br 
Realmente meus irmãos foi uma noite de muita emoção onde pudemos confraternizar com um grupo seleto de irmãos e convidados, que venha logo a 2ª Palestra do Ciclo 100 anos em 10, parabéns para a Loja Arca da Aliança 2489, que foi a organizadora desta primeira atividade.

Texto Base de autoria do Ir.´. Eduardo Lecey

Texto adaptado e fotografias Ir.´. Evandro Lecey

Nenhum comentário:

Postar um comentário