Translate

sexta-feira, 14 de março de 2014

1º Encontro maçônico do Cone Sul envia carta aos brasileiros 

Durante os dias 7 e 8 de março, a Poderosa Assembleia Estadual Legislativa Maçônica  (PAEL) promoveu o 1º Encontro Cone Sul, nas dependências do Hotel Guarita, em Torres – RS. 
O evento, conduzido pelo presidente da Assembleia Legislativa Maçônica do RS, Claudio Sacandolara, reuniu mais de 100 pessoas para confraternizar e unir as três Assembleias da Região Sul (RS-SC-PR).

Segundo Scandolara, o encontro tratou da condição atual dos maçons na sociedade. “Não podemos ficar inertes, temos que ocupar nosso espaço, enfatizando a ética e a dignidade. Vamos colocar o nome dos maçons de hoje na história do nosso País”, concluiu. 
No evento esteve presente também o presidente da Assembleia Legislativa do RS, Gilmar Sossela, que explanou sobre a condição política do Estado e lembrou, também, do reconhecido maçom Bento Gonçalves, o primeiro presidente da ALRS. “A maçonaria faz um grande trabalho, principalmente, na formação de novas lideranças, de seres mais críticos”, destacou.

No final do encontro foi emitida uma carta aos brasileiros, que tem o objetivo de conclamar aos maçons de todo o Brasil que ocupem seus espaços na sociedade. 

 CARTA DE TORRES – CONCLAMAÇÃO

A Poderosa Assembleia Estadual Maçônica do Grande Oriente do Brasil (Rio Grande do Sul), após o encontro institucional na Cidade de Torres (RS), nos dias 7 e 8 de março de 2014, resolve editar a presente Conclamação aos Maçons e aos brasileiros.

MAÇONS, PESSOAS DE BEM, OCUPEM ESPAÇOS NA SOCIEDADE!

A dor, a angústia, o cansaço e o sentimento de abandono, muitas vezes, invadem o coração e trazem sofrimento ao corpo. Condoído fica o homem de bem ao ver o mundo e, em particular, o País do jeito em que estão.

Corrói o homem perceber que, em parte, a sociedade não observa princípios que dignificam o ser humano, pois muitos que hoje mandam estão carentes de valores, influenciando diretamente grande parte da população, que “quer levar vantagem em tudo”, maliciosamente.

Em todos os cantos, observamos a falta de ética e de dignidade, isto sem falar da banalização da vida. Esquecem que a liberdade, que foi adquirida ao longo da nossa história – à base de muita luta –, é balizada por direitos e deveres inerentes a cada cidadão.

Em especial, nós, Maçons, não podemos perder a razão na prática de nossos atos. Mais ainda, não podemos permanecer inertes, silentes, vendo e aceitando indignos tratamentos aos nossos irmãos. Deste modo, conclama-se:

MAÇONS, PESSOAS DE BEM, OCUPEM ESPAÇOS NA SOCIEDADE!
Ver o que está errado e constatar a inércia daqueles que deveriam agir para colocar as coisas nos seus devidos lugares é muito desolador!

Onde está a resposta?

Ela está no governo e nas instituições constituídas, porém, o poder desencadeante de tudo reside nas pessoas de bem. Ocupem seu espaço, ele é único, exclusivo e apenas seu!

A ação deve partir de todos aqueles que lutam por uma nação que cresça com ordem e progresso. Deve existir o esforço da coletividade, devendo este partir, principalmente, de Maçons e de todos aqueles que ocupam postos-chave em nossa nação e no mundo.

Uma nação forte é alicerçada em princípios e em valores humanos. Ela é constituída por um povo consciente, trabalhador e voltado ao bem

Dado e traçado no ORIENTE DE TORRES, ao oitavo dia do mês de março do ano de 2014, da E.´. V.´.

CLÁUDIO SCANDOLARA
Presidente da PAEL RS


Matéria e Fotografias
Silvana Barletta
Jornalista e Publicitária
Pós-graduada em Comunicação

@sebarletta

Nenhum comentário:

Postar um comentário