Translate

domingo, 23 de março de 2014

NOITE FRANCESA
NA LOJA  BRASILEIRA 

Na sexta-feira dia 21.03.14 as 20 horas o Ilustre Venerável Mestre Ir.´. Eduardo Lecey, deu as boas vindas para os IIr.´. e declarou aberta a 1ª Noite Francesa, nesta oportunidade os IIr´. Seriam contemplados com duas belas palestras a respeito do Rito Moderno ou Francês. 

Em seguida fez uso da palavra o Ilustre Ir.´. Mestre Instalado Carlos Afonso Urnau Athanasio (Past Master da ARLS Phoenix – Loja Primaz do Rito Moderno no RS), o mesmo comentou a respeito do trabalho que foi fito na época por ocasião que foi implantado o Rito Moderno no GORGS (COMAB), apresentou algumas particularidades do Ritual que na época era praticado pelos IIr.´. 

Dando continuidade o Ilustre Venerável Mestre Ir.´. Luis Arthur Aveline de Oliveira,  Delegado Liturgico do Rito Moderno para o Estado do Rio Grande do Sul., atual Venerável Mestre da ARLS Acácia Porto Alegrense 3612. O tema abordado pelo Ir.´. foi a  história do Rito Moderno,   fundação do GOB e  por final a implantação do Rito Moderno junto ao GOBRS. 

O Ir.´. Ivo Dickie Netto, recebeu das mãos do Eminente Ir.´. Ernesto Lecey os seus paramentos do grau 33 e juntamente com o Ir.´. Arthur Aveline revestiram o Ir´. Ivo. Que  agora devidamente paramentado foi apresentado como novo  Servidor da Ordem da Pátria e da Humanidade, nosso primeiro Aterzata do ISCRCVM 77. 

Para concluir este primeiro ciclo de palestra a respeito dos ritos praticados pelo GOB, o ilustre Venerável Mestre Ir.´. Eduardo Lecey, passou a palavra para o Ir.´. Leandro Ribeiro, responsável pelo Capitulo Demolay Arca da Aliança 731. Nossos sobrinhos realizaram uma pequena apresentação a respeito da ordem. 
 
 
 
 As 21:30 horas o Ilustre Venerável Mestre Ir.´. Eduardo Lecey, tendo ao seu lado esquerdo o Ilustre Venerável Mestre Ir.´. Luis Arthur Aveline de Oliveira (ARLS Acácia Porto Alegrense 3612), e este ao seu lado o Ilustre Venerável Mestre Ir.´. Luis Fernando Mascarello dos Santos (ARLS Vila Setembrina 4041), declarou aberto os trabalhos da ARLS Arca da Aliança 2489, em sessão do grau de aprendiz. 
Presentes as seguintes autoridades maçônicas: Poderoso Ir.´. Delcio Evilasio Pereira (Dep.´. Fed.´. ARLS Arca da Aliança 2489), Poderoso Ir.´. Flávio André Teixeira (Dep.´. Fed.´. ARLS Filantropia e Liberdade 3869 e Delegado Litúrgico de honra do Rito Brasileiro RS). 
enerável Ir.´. Abilio Moreira (Dep.´. Est.´. ARLS Obreiros do Vale do Taquari 3167), Venerável Ir.´.  Alberto André Linkiewez (Dep.´.Est.´. ARLS Acácia Porto Alegrense 3612), Venerável Ir.´. Alex Sandro Soares de Freitas (Dep.´. Est.´. ARLS Filantropia e Liberdade 3869), Venerável Ir.´. Evandro Lecey (Dep.´. Est.´. ARLS Vila Setembrina 4041), Eminente Ir.´. Ivo Dickie Netto (Servidor da Ordem da Pátria e da Humanidade, Gº 33), Poderoso Ir.´. Marco Aronne de Abreu (Vice Presidente do Tribunal de contas do GOBRS) e Venerável  Mestre Ir.´. Stives Silveira (ARLS Irai Silveira 4222).
 Nesta oportunidade o Ir.´. Claudio Câncio, fez um breve comentário a respeito da nova campanha da Corrente do Bem,  onde estão aberta a captação de leite para o Amparo Santa Cruz e Creche Tia Lolo, de imediato o  Venerável Ir.´. Abilio Moreira, realizou a primeira doação para a corrente do Bem. 
 O Ilustre Ir.´. Flávio André Teixeira (Delegado Liturgico de Honra DRBRS), foi amplamente saudado por todos os presentes o qual carinhosamente é conhecido por Pai Teixeira,  Ir.´. este que implantou nas nossas lojas o tradicional osculo fraternal.

 A pedido do Venerável Mestre, os IIr.´. Flavio Teixeira, Arthur Aveline e Ivo Dickie Netto, receberam de presente uma miniatura da Arca da Aliança. 
Após a sessão todos os presentes saborearam um delicioso galeto que estava sendo preparado pela equipe do Ir.´. Antônio Verissimo e José Otto.


Fotografias e texto Evandro Lecey

2 comentários:

  1. O Rito Brasileiro também é francês.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia meu Ir.'. César, o Rito Brasileiro é dos Maçons Antigos Livres e Aceitos e tem como base diversos ritos praticados no GOB. O Irmão é de qual cidade e praticante de qual rito e potência? Um T F A

    ResponderExcluir