Translate

segunda-feira, 21 de abril de 2014

VERMELHO BRANCO  E AZUL
AS CORES DA MAÇONARIA  BRASILEIRA 

Após nosso ingresso na ordem, principalmente no Rito Brasileiro de Maçons Antigos Livres e Aceitos, GOB. Deparamo-nos com três velas nas cores, Branco, Vermelho e Azul.

Estas três representando as cores do Grande Oriente do Brasil, mais especificamente uma justa homenagem as três lojas que fundaram o GOB em  17 de junho 1822, Comercio e Arte 0001 os irmãos desta loja usavam no braço uma fita branca para serem identificados, União e Tranquilidade 0002 que utilizavam uma fita azul no braço e Esperança  de Nictheroy 0003 sendo os irmãos identificados pela fita vermelha.

Para os praticantes do Rito Brasileiro o Branco, vela do Venerável Mestre, simboliza a sabedoria, a vela vermelha do primeiro vigilante simboliza a força, sendo a vela azul do segundo vigilante simbolizando a beleza.   

Os paramentos dos altos cargos do Grande Oriente do Brasil, deveriam ser semelhante aos dos deputados federais. Com isso mantendo a justa homenagem as lojas fundadoras do GOB, bem como padronizando em todos os estados da  federação.

O Grande Oriente do Brasil ao longo de sua história passou por duas cisões, de onde surgiram a Grande Loja (hoje reunidas através da CMSB “ Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil”), e os Grandes Orientes Independentes (reunidos hoje na COMAB – Confederação Maçônica do Brasil).

O  GOB mantem a predominância dos trajes azul, sua identificação visual , azul. Onde podemos considerar que o GOB se identifica com a cor azul.

Pois bem indiscutivelmente os irmãos da COMAB, possuem em seus paramentos dos Grão Mestres, dos IIr.´. praticantes do REAA, a cor vermelha. Vamos considerar que  a cor oficial da COMAB é vermelha.
A Grande Loja Maçônica do Rio Grande do Sul, por exemplo, mantém na sua bandeira a predominância branca, as Grandes Lojas Estaduais se reúnem no sistema de confederação através da CMSB (Confederação da Maçonaria   Simbólica do Brasil). Vamos considerar a cor oficial a Branca. 
Notamos que voltamos ao tempo da fundação do Grande Oriente do Brasil, pois estamos divididos em três cores, Azul, Branco e  Vermelho, não seria este o indicio até mesmo de um novo caminho, com a união das três cores?

Este meus Irmãos é o convite que faço para a reflexão de todos “A união das cores vermelha, branca e azul  para o fortalecimento da maçonaria Verde, Amarela e Azul”. De uma forma ou de outra os irmãos no passado tiveram o desprendimento de aceitarem que a loja Comércio e Arte, fossem divididas em mais três partes para com isso fosse fundado o Grande Oriente do Brasil.


Autor : Evandro Lecey
ARLS Arca da Aliança 2489
ARLS Vila Setembrina 4041
ARLS Heráclito Victória 3168
ARLS Irai Silveira 4222

4 comentários:

  1. Caríssimo Irmão Evandro Lecey: A figura 02, acima mostra o COLAR e o AVENTAL que revestem e identificam o Deputado Federal do G.'.O.'.B.'. - o COLAR com as cores justapostas com uma faixa estreita DOURADA, e na seqüência três faixas mais largas, em AZUL, VERMELHA E BRANCA com nova faixa estreita na cor DOURADA - e o AVENTAL com as mesmas faixas de largura idêntica, emolduradas pelas faixas DOURADAS... Se as cores básicas são BRANCA, AZUL E VERMELHA, a ordem das cores em tais paramentos está invertida e o dourado seria o acréscimo referente a que representação?... TFA,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Ir.´. Nicolau, justamente as faixas mais largas são nas cores do GOB, na realidade desconheço alguma ordem de colocação das mesmas, como bom colorado preferia que o branco estivesse entre o vermelho e o azul, simbolizando a paz que deve reinar entre as duas torcidas hehehehe. Quanto a faixa dourada até hoje não sei pq colocaram. TFA

      Excluir
  2. Faltam as plaquetas nas laterais do colar

    ResponderExcluir