Translate

terça-feira, 20 de maio de 2014

XIII Conferência Mundial de GL 
Romania maio 2014 

       No dias 14 a 18 de maio de 2014 em Bucharest na Romênia, ocorreu a reunião das Grandes Lojas Regulares Maçônicas do Mundo, reunindo  106 Grandes Lojas, de todos os continentes que com suas delegações totalizaram mais de 260 pessoas.
       A abertura foi no Parlamento da Romênia, prédio considerado o,segundo maior prédio do mundo, após o Pentágono, construído na época do Ditador Nicolae Ceausescu. símbolo portanto da época do comunismo.
       No discurso de abertura o Respeitável Irmão Thomas Jackson, Secretario Executivo da Conferencia por 16 anos, que está deixando o cargo nesta conferencia enfatizou a necessidade de manter a qualidade de comprometimento de novos membros e que as lideranças foquem  seus esforços para diminuir ou eliminar os conflitos criados pelas próprias Grandes Lojas entre si. O Grão Mestre Anfitrião, da GL da Romênia, Ir. Radu Bâlânescu enfatizou a importância da confraternização entre os líderes mundiais da maçonaria. O Ir. Radu foi escolhido em escrutínio secreto para o cargo de Secretario Executivo da Conferencia Mundial de Grandes Lojas por,um período quatro anos e meio.
      Nos Worshops desenvolvidos nos grupos os assuntos foram Lidando com a sociedade.
      A  delegação Brasileira, composto por mais de 65 membros, representando as 27GL da CMSB, o Grande Oriente do Brasil e como observadores quatro Orientes Estaduais Independentes.

      Ausência percebida , já em outros eventos da conferencia, as três Lojas Mães, Inglaterra, Escócia e Irlanda. Foi em Londres que em 1717 de forma organizada começou a maçonaria moderna.  A Grande Loja da Inglaterra esteve presente com um oficial de menor escalão como observador.      
      As regras de regularidade e reconhecimento, norteiam o assunto e isto impede que muitos grupos convivam  em harmonia, nos mais diversos territórios do mundo. No caso do Brasil, mesmo oficialmente ter dividido o território , por escrito, o Grande Oriente do Brasil nega estes tratados.
      Participei das Conferências em Librevile no Gabon, Chennai na Índia e agora em Bucharest na Romania. Em presenças esta ultima foi a maior. Em termos de resultados práticos, percebo sempre as mesmas questões de conflito entre as Grandes Lojas sendo discutidos nos bastidores. O mesmo ocorre na  CGMNA Conferencia, de Grãos Mestres dos Estados Unidos, especialmente na comissão de reconhecimento.

Texto e Fotografias Marcos Hans
      Fotos do evento.
           Marcos Hans
 Writer, Speaker, Administrator, Personal and Executive Coach ICI Integrated Coaching Institute.
 Commercial  real estate  developer and  a  Happy professional traveller.
 Past Grand Secretary of Foreign Affairs,Past Master,33,MRA,SEM,Kt.Pr., FRC,Shriner, SRCF VII, TOM.

   See curriculum.  http://www.sejalider.com.br/?p=4243

Nenhum comentário:

Postar um comentário