Translate

sábado, 10 de janeiro de 2015

Je suis Charlie - Mensagem do Grande Oriente de França sobre o ataque perpetuado contra Charlie Hebdo

Mensagem do Ir.'. Daniel Keller, Grão-Mestre da GODF.
 


 
O Grande Oriente da França esteve presente ontem à noite na Praça da República, para compartilhar a emoção de milhares de anônimos veio para expressar o seu apoio à luta silenciosa de Charlie Hebdo. Todos não eram leitores Charlie, mas todos estavam cientes de que Charlie é um dos porta-estandartes da democracia a que estamos ligados e para o qual os jornalistas Charlie lutou todos os dias sem nunca fugir dos riscos que para que eles tinham concordado que incorrer. Sim, todos eles foram resistentes a uma guerra contra o terror sem rosto pretende impor abjeta e covarde.

Nestas circunstâncias, os membros da nossa obediência de todas as origens expressa um poderoso derramamento de compaixão esperando por nós, os vivos, ser digno de aqueles que têm sido vítimas desta barbárie cego.

Há entre as vítimas dos membros do GODF e eu já expressou condolências aos familiares das Lojas obediência. Nossa solidariedade vai também para as famílias dos policiais mortos no exercício das suas funções.

Nestes momentos particularmente dramáticos, o Grande Oriente de França decidiu, para além de testemunhos de compaixão, envolver-se em conformidade com os princípios que são a de muitas maneiras.

O G.O.D.F. participar de um espírito de unidade maçônica ao lado de todas as Obediências liberais e adogmatic, cabos, para o evento levando republicano lugar domingo. O local e horário da reunião serão fornecidas assim que estiverem disponíveis.

Fundação G.O.D.F. vai apelar inicialmente aos doadores que desejam mostrar sua solidariedade com Charlie Hebdo para garantir a sustentabilidade financeira do jornal. A Fundação vai, naturalmente, ouvir qualquer outra iniciativa que o jornal poderia tomar nesse sentido.

Para além destas acções de apoio imediato, é essencial que o compromisso de GODF contra fanatismo, dogmatismo, o fundamentalismo e communalism é mais do que nunca no coração do seu trabalho e as suas acções de externalização. Para dizer que a barbárie não vai passar, não é suficiente, devemos também unir um movimento cidadão amplo para afirmar e defender os princípios republicanos terra, fundações democráticos e seculares, inabaláveis da nossa sociedade. Como tais eventos, públicos dedicados a desbancar o Anti-Maçonaria será ao longo do ano como um mensageiro.

Os cidadãos que deveriam promover o diálogo leva nas actuais circunstâncias maior nitidez.

Por fim, sugere-se, na esteira do dia nacional de luto nesse dia que Loges abrir seu trabalho futuro, com um minuto de silêncio.

Paris, 08 de janeiro de 2015
Noticia publicada na página do GODF
 
 
Foto de Honorio Palma.

 

MAÇONS ENTRE AS VÍTIMAS DO

 

MASSACRE DE CHARLIE HEBDO.

 
Foto de Honorio Palma.
 
Tradução José Filardo
 
O Grande Oriente de França (GODF) está de luto. Ele perdeu no dia 07 de janeiro último, dois irmãos no atentado terrorista monstruoso que teve lugar nas instalações do Charlie Hebdo, matando 12 pessoas e ferindo muitas outras.
 
Obviamente, todos os irmãos e irmãs membros das obediências maçônicas francesas se juntam aos seus irmãos e irmãs do GODF para compartilhar com eles a sua dor imensurável.
O Irmão Bernard Maris é uma daqueles vítimas. Conhecido economista, escritor e jornalista, ele se tornou um professor universitário no Instituto de Estudos Políticos de Toulouse. Ele era um professor universitário no Instituto de Estudos Europeus da Universidade de Paris - VIII.

Bernard Maris escrevia para vários jornais: Marianne , Le Nouvel Observateur , Le Figaro Magazine , Le Monde e Charlie Hebdo , onde ele usava na maioria das vezes o pseudônimo " Tio Bernard ". Nesse jornal, ele era até 2008, o editor-chefe adjunto. Como fundador, durante o renascimento do título em 1992, ele era um acionista com 11% de participação. Bernard Maris também estava envolvido em política dentro do Partido Verde.

Bernard Maris não tinha a intenção de tornar público em vida o seu envolvimento maçônico. Foi iniciado maçom em 2008 dentro da loja "Roger Leray" do Grande Oriente de França. Loja muito politizada, a loja "Roger Leray" tem seu nome em homenagem ao homem que foi Grão-Mestre do GODF em 1981 e foi um apoio ativo do candidato socialista. Roger Leray havia desempenhado um papel importante nos Acordos de Noumea que puseram fim à guerra na Nova Caledônia (Jacques Lafleur e Jean-Marie Djibaou eram maçons). Roger Leray havia especialmente fundado a loja " Demain ".
 
Outro maçom que também encontrou a morte no massacre é o irmão Michel Renaud. Michel Rebaud, de 69 anos, era um ex-jornalista da Europe 1 e do Figaro. Ele também foi diretor de comunicação da cidade de Clermont-Ferrand.  Michel Rebaud foi iniciado em 1986, em uma loja da Federação Francesa do Direito Humano (DH). Mais tarde, ele ingressou na loja " Lux Perpetua " do Grande Oriente de França em Clermont-Ferrand.

Bernard Ollagnier (Membro da Grande Loja da França e co-fundador do Think Tank Maçonaria e Sociedade ) quem tinha empregado Michel Renaud em sua agência de comunicação há vários anos, me contou de sua grande emoção diante do anúncio de sua morte.
 
Outro irmão do GODF em Clermont-Ferrand acompanhava Michel Rebaud duranda a conferência na redação do Charlie Hebdo. Ele escapou milagrosamente das balas dos assassinos jogando-se ao chão. Está gravemente traumatizado por sua experiência no atentado. Nossos pensamentos estão com ele e lhe desejamos uma rápida recuperação.

A esposa de um dos artistas famosos que morreram em 7 de janeiro é uma irmã da Grande Loja Feminina da França. Ela é Venerável Mestre de sua loja. O filho de um irmão do Grande Oriente da França, no Oriente da Cholet, está entre os feridos. Finalmente, um parente próximo do desenhista Tignous é membro de uma loja parisiense do Grande Oriente da França.
 
A Loja "Roger Leray" prestará homenagem a Bernard Maris e às vítimas do atentado de Charlie Hebdo em sua sessão de terça-feira 13 de janeiro de 2015 às 12 horas e 30 no templo 3, na sede do Grande Oriente de França, 16 Rue Cadet em Paris.
 
Trata-se de uma sessão maçônica, portanto reservada aos maçons, Os irmãos e irmãs podem se juntar a esta homenagem.

Gemamos, gemamos, gemamos ... mas a esperemos ...
 
Jean-Laurent Turbet
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário