Translate

segunda-feira, 9 de março de 2015

EMINENTE Ir.´. ROBSON GOUVEIA
COMPLETA 30 ANOS DE ORDEM

Homenagem especial prestada ao Delegado Litúrgico do Rito Brasileiro, no Distrito Federal, Sapientíssimo Irmão José Robson Gouveia Freire, 33.'., pelo transcurso dos seus 30 anos de dedicação a Ordem Maçônica, conforme se segue:



E passaram-se trinta anos. Trinta longos anos, daquela data memorável, das provas iniciáticas a que fostes submetido naquele longínquo 09 de março de 1985, e que pela dramatização, marcou de forma indelével, em vossa mente, todos os ensinamentos maçônicos. A iniciação constituiu aquele momento mágico, em que sentindo através de cada parte de vosso ser, que estava se abrindo, de par em par, a porta de comunicação com um mundo de dimensões e consciência em muito superiores. Um novo mundo no qual somente o corpo espiritual pode atuar e unicamente pode ver tal grandeza, o olho do espírito.
Compreendestes que "INICIAÇÃO", é simplesmente uma palavra que empregamos para expressar a transição da consciência do humano para o espiritual, e o iniciado, é aquele que agregou compreensão intelectual às qualidades de uma sadia devoção e caráter moral. Imbuído do propósito de servir seus semelhantes, se torna apto a apresentar-se ante o portal da iniciação.
E assim, através do processo de INICIAÇÃO, é que um mundo novo lhe foi revelado. A Maçonaria utilizou-se desse método para que pudesse atravessar vossa iniciação, com honradez e pudesse reorganizar vossa escala de valores, sempre em busca da perfeição, para aí sim, ser reconhecido MAÇOM pelos irmãos.
A honra foi tamanha, que não vos sentistes merecedor. Por isso mesmo, nunca declarastes “EU SOU MAÇOM”. Entretanto vos orgulhais muito em serdes reconhecidos como tal pelos vossos Amados Irmãos...
No ato de vossa iniciação começou então a magnífica tarefa, pontilhada de riquíssimos ensinamentos, que no vosso caso, já dura trinta longos anos...
Contudo, essa tarefa é infindável, é a missão de vos empenhardes na busca da perfeição, contribuindo assim no aperfeiçoamento da humanidade.
Iniciado maçom, tomou consciência de que aquilo que em um profano seria uma qualidade rara, não passa, para vós, do cumprimento elementar de um dever. E que, como verdadeiro maçom não podia perder a oportunidade de ser útil, sob pena de infidelidade à ordem maçônica.
Foram, justamente, esses sadios princípios, e essa busca incessante de aperfeiçoamento, que vos levaram a aceitar o honroso e indeclinável convite, quase uma intimação, para fazer parte de um grupo de irmãos com grande expressão na Capital Federal, cansados de viver das glórias do passado remoto. E nós, maçons modernos, podemos afirmar que também estamos cansados! Porém, cansados de tanta inoperância no momento atual, quando o país mais precisa de seus filhos maçons. Fatigados com a mesmice que tem levado a Ordem ao desprestígio, resolvemos envidar esforços na viabilização de uma homenagem a um grande maçom do passado.
Irmão Robson Gouveia, os diplomas ou condecorações são símbolos que refletem valores sociais. Quando um Diploma é outorgado a alguém, significa que esse alguém atingiu um comportamento de alto padrão, ou então que executou algo digno de ser admirado e imitado pelas outras pessoas que se dedicam à mesma atividade. Os Diplomas, na maioria das vezes, vêm apenas formalizar, de direito, uma homenagem ou um sentimento que, de fato, já preexistia no coração de todos. São, isto sim, 30 anos de uma longa viagem, “por mares nunca dantes navegados”, como diria Camões, o poeta maior da língua portuguesa...
Atravessastes tormentas e calmarias, sentistes o açoite dos ventos e o flagelo das tempestades, enfrentastes todas as procelas do mar...
Depois destes luminosos trinta anos de efetiva participação no meio maçônico, após assumir vários cargos nos três poderes maçônicos quer no G\O\B\, quer no G\O\D\F\, e com a consciência estruturada em pressupostos éticos como princípios básicos para o alcance do mais puro ideal maçônico, nós o homenageamos neste momento em reconhecimento aos vossos relevantes serviços prestados à Ordem, à Pátria e à Humanidade.
FINALIZANDO, queremos agradecer, em nosso nome pessoal e em nome dos Valorosos Irmãos que integram esta Oficina Litúrgica de que sou órgão, a honra de vos dirigir estas palavras e dizer-lhes que, nesta sessão em vossa homenagem, sem dúvida, a maior delas foi a presença de todos nesta noite memorável, que ficará marcada de forma indelével em nossa memória, minuto a minuto de tudo aquilo que se passou nesses últimos 30 anos de vossa profícua vida maçônica.
O meu muito obrigado!
Vale de Brasília-DF., 06 de março de 2015, da E\V\ (6015, V\L\)
Alexandre Nogueira Martins, M.'.I.'.,  33.'. 
                                           Aterzata

Nenhum comentário:

Postar um comentário