Translate

domingo, 15 de março de 2015

Palestra na Loja A Coroa, sobre a história do Rito Brasileiro no R.'.S.'.

Um grupo de IIr.'. do Rito Brasileiro participaram na última sessão  do dia 14 de março da A.'.R.'.L.'.S.'. A Coroa nº 254 da  M.'.R.'.G.'.L.'.M.'.E.'.R.'.G.'.S.'., durante o tempo de estudo apresentando um pouco sobre a história do Rito Brasileiro no R.'.S.'..



O V.'.M.'. Márcio de Matos Barcelos, após os devidos trâmites da sessão da Loja A Coroa no templo Bernardino Mazzocato durante a ordem do dia, suspendeu os trabalhos para que fosse apresentada a palestra com o tema a História do Rito Brasileiro no R.'.S.'..



 

A palestra contou com a presença dos MM.'.II.'. da Loja Guardiões da Arca nº 4341 os IIr.'.  Jair Oliveira da Rosa, Eduardo Lecey, Fernando Kappel duplo filiado e que ocupa o cargo de Dep.'. Fed.'. na Loja Novo Milênio nº 3386, além do V.'.M.'. Int.'. Ir.'. Heron Cabral Lopes, estiveram também o M.'.M.'. Ir.'. José Carlos Xamuseti e C.'.M.'. Ir.'. Anselmo Lanzarini membros do quadro e praticantes do Rito Brasileiro.

 

 

Da Loja Vila Setembrina nº 4041 esteve presente o M.'.M.'. Ir.'. Carlos Eduardo, além do palestrante o Ir.'. Ernesto Lecey Dep.'. Est.'. da Loja Sentinela do Piratini nº 4271 e membro das Lojas Vila Setembrina e Guardiões da Arca todas do Rito Brasileiro.

 
 
 

Durante a palestra foi apresentado o histórico do R.'.B.'. no R.'.S.'., falando de sua chegada através da Loja Arthur Pereira nº 288 no G.'.O.'.R.'.G.'.S.'. e principalmente da sua implementação no G.'.O.'.B.'. - R.'.S.'. através da Loja Arca da Aliança 2489 o que ocorreu a dez anos atrás.

 

Foi comentado durante a palestra sobre os 100 anos do Rito Brasileiro no G.'.O.'.B.'. que ocorreu em dezembro de 2014, bem como uma breve dissertação sobre a evolução do nosso rito nos últimos dez anos. Período no qual foi possível fundar dez Lojas e que aguardamos para este semestre a criação de mais três Lojas praticantes deste rito no R.'.S.'..




Mostramos aos IIr.'. que este crescimento ocorreu também nos graus filosóficos, com a criação de dois Capítulos Rosa Cruz, um Grande Conselho Kadosch e no final do ano estará sendo fundado um alto colégio.



 

Salientamos que também neste mesmo período com o apoio de Lojas do R.'.B.'. também ocorreram a fundação de um Capítulo da Ordem DeMolay com o patrocínio de uma Loja do R.'.B.'., um Piquete Tradicionalista Cruzeiro do Sul com o apoio de quatro Lojas do R.'.B.'. que mantiveram em um acampamento Farroupilha o seu piquete como base a todos os IIr.'..



 

Além disto tudo tivemos ainda a instituição de Confrarias Maçônicas mensais para darmos continuidade aos almoços da Fraternidade. Ressaltamos a importância da união das Lojas e principalmente sobre campanhas conjuntas de benemerência e a intervisitação das Lojas, principalmente nas sessões magnas. 

 


Após a palestra tivemos diversos questionamentos e o M.'.I.'. Ir.'. Oscar Corbo, participou de forma muita ativa, colaborando com comentários e comparativos com outros ritos. Tivemos a grata satisfação de encaminhar ao Ir.'. Ronaldo Luis do Oriente de Pelotas e agora filiado também na Loja A Coroa uma cópia desta palestra e em breve estaremos apresentando a mesma em outra Lojas da Grande Loja.



 

Muito obrigado aos OObr.'. e ao V.'.M.'. Márcio Barcelos desta respeitável Loja pelo espaço destinado em sua sessão de ontem e em breve estaremos nos encontrando  mais uma vez, pois os IIr.'.de verdade sabem viver em perfeita união.


Fotos de Eduardo Lecey e Marco, Márcio Barcelos, texto de Eduardo Lecey.

Nenhum comentário:

Postar um comentário