Translate

domingo, 19 de julho de 2015

AA.'.RR.'.LL.'.SS.'. Venâncio Aires II e Honra e Virtude realizam sessão no Rito Brasileiro

As Lojas Venâncio Aires II nº 2369 e Honra e Virtude nº 3834 realizaram sessão de demonstração do Rito Brasileiro, nesta última quinta feira dia 16, no oriente de Venâncio Aires.

 

O Ir.'. Flávio André Teixeira membro da Loja Filantropia e Liberdade, Grande Prior do Grande Conselho Kadosch Antonio de Souza Netto, além de Delegado Litúrgico de Honra do Rito Brasileiro no Rio Grande do Sul, presidiu esta sessão especial de demonstração.

Mais de 30 irmãos praticantes do Rito Brasileiro, ocuparam os cargos  em Loja, nesta sessão histórica, aonde apresentaram a convite dos obreiros das Lojas citadas acima, uma sessão em grau de aprendiz maçom no Rito Brasileiro.

(Imagens da sala dos passos perdidos)

Os Veneráveis mestres José Felipe Spies da Loja Venâncio Aires praticante do  R.'.E.'.A.'.A.'. e André Leuckert da Loja Honra e Virtude também praticante do  R.'.E.'.A.'.A.'. em conjunto com o Mestre Instalado Flavio André Teixeira, dividiram o trono de Salmão.   

Estiveram presentes Irmãos de diversos Orientes e Lojas, como por exemplo, a Guardiões da Arca 4348 do Oriente de Porto Alegre, Vila Setembrina 4041 do Oriente de Viamão, Filantropia e Liberdade 3869 do Oriente de Estância Velha, Sentinela do Piratini 4271 do Oriente de Dom Pedro de Alcântara e Obreiros do Vale do Taquari 3167 do Oriente de Lajeado, todas praticantes do Rito Brasileiro no R.S.. 

 

Além das Lojas já citadas, tivemos representantes das Lojas Novo Milênio 3386, Loja Aurora Farroupilha 3181 estas duas  do R.'.E.'.A.'.A.'. do G.'.O.'.B.'. e a Loja  A Coroa 254 da M.'.R.'.G.'.L.'.M.'.E.'.R.'.G.'.S.'. também do R.'.E.'.A.'.A.'., todas também se deslocaram de Porto Alegre acompanhando a excursão, mais conhecida como Transbode. 

Além das Lojas já citadas, a sessão contou também com Irmãos representantes de outras Lojas da região. Estiveram presentes os seguintes Veneráveis Mestres e Mestres Instalados, além dos já mencionados acima:

Os Veneráveis Mestres, Alexandre Brandão da 3167, João Mascarello da 4041, Heron Cabral Lopes da 4348 e os Mestres Instalados Ernesto Lecey Deputado Estadual da 4271, Alencar Wissmann da 3167, Eduardo Lecey Deputado Estadual da 4348, Julio Lopes da 3167, Fernando Kappel da 4348 Aterzata do Capitulo Rosa Cruz Visconde de Mauá nº 77 e Deputado Federal, Silvio Vargas da 3167, Jair Rosa da 4348, Sergio Müller da 3167 todas do Rito Brasileiro e mais o mestre instalado Cícero Dias da 3181 do R.'.E.'.A.'.A.'..


A nossa Transbode como é conhecida carinhosamente as excursões realizadas pelo Rito Brasileiro, contou com os Mestres Maçons, José Xamuset, Anselmo Lanzarini, José Maestri, Alberto Kubiczewski, David Davi todos da 4348 e os Mestres David Horn, Cassio Ferrugem, Sérgio Menezes, Rodrigo Dinacon, Milton Weiler da 3167, Alexandre Gotz da 4041, além do Mestre Maçom Gustavo Assmann da 3869.

A sessão contou com os Irmãos Companheiros Marcelo Rocha da 4348, Cláudio Rovea da 3167, os Aprendizes, Luciano Haeser e Carlos Goulart da 4348, Oscar Rasgado, Fábio Colombo e Ivo Salgueiro da 3167, além do Irmão Aprendiz Carlos dias da 3368.

De acordo com os livros de visitas mais de 55 Irmãos estavam presentes na Loja, fora os 05 Irmãos que ficaram no salão ágape para preparar a maravilhosa recepção que as duas Lojas realizaram as Lojas visitantes.

 
 

A Loja Guardiões da Arca, entregou as Lojas Venâncio Aires II e Honra e Virtude, um mini estandarte com a frase escolhida para o ano 2015, pelas Lojas do Rito Brasileiro, com a data desta sessão realizada no oriente de Venâncio Aires. 

Foi uma noite muito especial, aonde foi possível demonstrar o nosso rito Brasileiro, rito o qual é o segundo mais praticado no Grande Oriente do Brasil, bem como o segundo em número de obreiros, demonstrando um forte crescimento não só na nossa potência.

Após a sessão todos confraternizaram no salão de ágape, aonde a fraternidade e a alegria dos Irmãos abrilhantaram ainda mais o ambiente, com uma egrégora maravilhosa.

Gostaríamos de agradecer aos Veneráveis André Leuckert e José Spies e a todos os Obreiros destas oficinas, pela oportunidade não só de demonstrarmos o rito, mas por estreitarmos ainda mais os laços entre as nossas Lojas.

 
Fotos de Eduardo Lecey, Anselmo Lanzarini, texto de Eduardo Lecey






Nenhum comentário:

Postar um comentário