Translate

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

OS 35 ANOS DA LOJA MATER DO RITO BRASILEIRO
NA REGIÃO SUL DO BRASIL.
AUG. RESP.BEN.BENF.LOJ.SIMB. 
UNIÃO BRASILEIRA II 2085.
19.11.1980, onze valorosos dedicados e poderosos irmãos aceitaram o desafio de fundarem a primeira loja do GOB,  na região sul do Brasil, foram eles: Saturnino Eduardo Cardoso, Alcides de Assunção Tavares, ambos irmãos da ARLS Ordem e Trabalho 787, Agostinho Ramos Videira, Alberto Ferreira de Abreu e Eulálio José Thomaz, os três irmãos da ARLS Regeneração Catarinense 138, Mario Deserto da Silva, oriundo da ARLS Joaquim Gonçalves Ledo, Rui Olimpio de Oliveira, que era da ARLS  Campos Lobo 1310 e Rubens Victor da Silva, Grão Mestre do GOB-SC. Aloja trabalhou inicialmente nos templos das lojas Ordem e Trabalho e Regeneração Catarinense, até que  juntamente com as lojas Professor Mancio Costa, Lauro Muller II,  Campos Lobos, União Brasileira II foi construído este magnifico templo em conjunto.
17.11.2015 exatamente as 20 horas o Ilustre Venerável Mestre Ir.´. Mauro Luiz de Oliveira, declara aberto os trabalhos da Augusta Respeitável Benemérita Benfeitora Loja Simbólica União Brasileira II n° 2085, em solenidade publica de comemoração aos 35 anos da loja, tendo ao seu lado direito o Eminente Grão Mestre do GOB-SC Ir.´. Adalberto Aluíziu Eyng e ao seu lado esquerdo o Ex Grão Mestre do GOB-SC Ir.´. Elmo Bittencour.
Destacamos a presença do Eminente Presidente da PAELRS Ir.´. Evandro Lecey (ARLS Vila Setembrina 4041), tendo na sua comitiva os Deputados Estadual Ernesto Lecey (ARLS Sentinela do Piratini 4271), Eduardo Lecey e o Venerável Provisório Heron Cabral Lopes, ambos da ARLS Guardiões da Arca 4348.
Do GOB-SC, além do Grão Mestre o Poderoso Ir.´. Airto Salésio Rodrigues, Ex Grão Mestre do GOB-SC  Ir.´. João José Amorim, Poderoso Ir.´. Leonardo Brognoli (responsável pela APJ), Presidente do TCM Ir.´. Carlos Schimidt, bem como grandes secretários os quais não vamos relacionar por não termos a lista completa, bem como dos veneráveis mestres, representantes de lojas, Deputados Federal, Estadual.
Para nós praticante do Rito Brasileiro é com imensa alegria que destacamos a presença dos Sereníssimos IIr.´. Israel  de Jesus  Lisboa e Guilherme Rodrigues de Lisboa, pertencentes a Magna Reitoria do Supremo Conclave do Brasil e membros ativos da loja União Brasileira II 2085.
Conforme programado o Eminente Grão Mestre do GOB-SC Ir.´. Adalberto, procedeu a entrega do mérito Catarinense 30 anos de atividades para os Irmãos Israel Lisboa e Ailton Rosa.
Mérito da maçonaria Catarinense com 20 anos de atividades Irmão Carlos Schmidt.
Mérito da Maçonaria Catarinense com 10 anos de atividades os irmãos Fernando Pimentel.
Em seguida o Eminente Grão Mestre procedeu a entrega de diploma para marcar os 35 anos de fundação da Loja União Brasileira, sendo este o primeiro diploma feito pelo GOBSC, especialmente para registrar a passagem de aniversário de loja.
O Sereníssimo Ir.´. Israel de Jesus  Lisboa, apresentou para os irmãos a espada que o mesmo recebeu de presente da família Lecey, que ficaria de fiel depositário da mesma, que será sempre por ele usada  com a mão esquerda.
Nesta ocasião foi comemorado os 20 anos de fundação do Núcleo Alfa Cruzeiro do Sul, da Ação Paramaçonica Juvenil, que é mantido pela loja União Brasileira, fundado em 18.11.1995, sendo que a APJ é a entidade paramaçonica reconhecida oficialmente pelo GOB, destinada a jovens com idade de 8 a 21 anos.
Todos os preceptores que passaram pelo NACS, foram homenageados.
Para concluir as homenagens, a loja União Brasileira II, como sempre faz realizou a entrega de mérito para os irmãos Carlos Schmidt e Gabriel Kasapi, pois ambos nos últimos 12 meses tiveram 100% de frequência nos trabalhos da loja. 
Tivemos uma bela apresentação musical ao término dos trabalhos.
O Eminente Presidente da PAELRS Irmão Evandro Lecey, procedeu a entrega do mini estandarte da PAELRS, para o Eminente Grão Mestre Irmão Adalberto Eyng, que foi ex presidente da PAELSC na gestão 2013/2015.
No salão de ágape foi descerrada o quadro contendo a imagem do Ir.´. Gabriel Mourão Kasapi, ex venerável mestre da loja, passando o mesmo a fazer parte oficialmente da galeria de ex veneráveis da loja.
Todos os presentes cantaram os parabéns para a jovem aniversariante da noite a nossa querida Loja União Brasileira II 2085.
Estiveram presentes na solenidade no templo mais de 175 pessoas, que saborearam delicioso ágape com muita alegria e descontração.
Curiosidades da LUB: Aqueles 11 irmãos visionários jamais imaginariam que em 2015 a loja teria no seu quadro de obreiros 108 irmãos, sendo esta a maior loja da Jurisdição do Grande Oriente do Brasil Santa Catarina. 
São Membros honorários da LUB os Irmãos Evandro Lecey, Ernesto Lecey e Eduardo Lecey.
Todas as lojas da região Sul do Brasil, são filhas, netas, bisnetas da nossa querida União Brasileira II 2085.
PARABÉNS LUB
PARABÉNS PARA TODOS OS OBREIROS DA LUB
PARABÉNS PARA TODOS OS IRMÃOS QUE PASSARAM PELA NOSSA QUERIDA LUB
VIVA O RITO BRASILEIRO.
Texto Evandro Lecey
Imagens gentilmente cedido do site da ABBRLS União Brasileira II 2085



Um comentário: