Translate

terça-feira, 3 de novembro de 2015

PARABÉNS  ARLS HERÁCLITO VICTÓRIA 3168
A PRIMEIRA LOJA DO RITO BRASILEIRO A 
FAZER PARTE DO CONSELHO DA ONU. 
Parabéns a loja Heráclito Victória 3168, por ser a primeira loja praticante do Rito Brasileiro e a primeira loja jurisdicionada ao Grande Oriente do Brasil Rio Grande do Sul, a ter o seu pedido de fazer parte do Conselho Econômico e social da ONU, agora aguardaremos a chegada da documentação oficial.
A pedido a Loja Heráclito Victória 3168, esta preparando a documentação também para a Loja Vila Setembrina 4041.
Qual a importância de fazer parte do Conselho:

Muitos perguntam qual a importância de se obter tal registro, em primeiro lugar salientamos que nosso País é signatário da ONU e como tal participa ativamente dos projetos desta Organização. Além de ter o reconhecimento das Atividades Sociais e Humanitárias através do deferimento do pedido junto a ONU, a loja maçônica que faz parte de seu rol de instituições reconhecidas passa a ser consultada sobre decisões importantes a nível mundial, bem como pode ter assento nas reuniões que ocorrem na Sede da ONU. 

O Conselho Econômico e Social é o principal órgão coordenador das atividades econômicas e sociais das 14 agências especializadas das Nações Unidas, das suas comissões técnicas e das suas cinco comissões regionais. É o principal fórum para a discussão de questões econômicas e sociais e para a elaboração de recomendações práticas sobre essas questões dirigidas aos Estados membros e ao Sistema ONU. O ECOSOC é composto de 54 Estados membros eleitos pela Assembleia-Geral para mandatos de três anos, podendo ser reeleitos para mandatos consecutivos. O número de assentos no Conselho é atribuído com base na representação geográfica: 14 para Estados africanos, 11 para Estados asiáticos, 6 para Estados da Europa Oriental, 10 para os Estados da América Latina e do Caribe, 13 para Estados da Europa Ocidental e outros Estados. 
O Conselho realiza o seu trabalho através de várias sessões e reuniões preparatórias, mesas-redondas e painéis temáticos com membros da sociedade civil realizados ao longo do ano. Uma vez por ano, em julho, o Conselho se reúne numa importante sessão com a duração de quatro semanas, que se alterna entre Nova York e Genebra. Esta sessão anual abrange cinco segmentos: (1) Reunião de Alto Nível; (2) debate sobre questões de coordenação; (3) debate sobre questões operacionais; (4) debate sobre assuntos humanitários; e (5) debate geral. A Reunião Ministerial Anual (Annual Ministerial Review, AMR), introduzida em 2007 e realizada durante a Reunião de Alto Nível do ECOSOC, avalia o progresso alcançado na pauta de desenvolvimento das Nações Unidas (United Nations Development Agenda, UNDA). É também um fórum mundial de participação de alto nível, cuja meta é compartilhar experiências e destacar as práticas bem-sucedidas. O Fórum de Cooperação para o Desenvolvimento (Development Cooperation Forum, DCF), também lançado em 2007, tem a função de implementar os objetivos de desenvolvimento acordados em nível internacional e promover o diálogo, a fim de encontrar formas eficazes de apoio à implementação. Também funciona como ponto central do Sistema ONU e como fórum para o diálogo no âmbito mundial e para análise das políticas sobre a eficácia e coerência da cooperação internacional para o desenvolvimento.

Texto extraido do site do SCAPB.
Fotografias  Internet

Um comentário: