Translate

domingo, 27 de dezembro de 2015

Repudiar a evolução é suprimir o futuro - Rito Brasileiro no RS em 2015

Repudiar a evolução é suprimir o futuro.
 Rito Brasileiro no RS em 2015

O ano de 2015 constitui se de inúmeros desafios e obstáculos a maçonaria Brasileira e  a nossa  maçonaria Gaúcha, e por consequencia a maçonaria universal.

Entre os principais obstáculos, podemos citar, a proibição da intervisitação, ausência de crescimento real no numero de membros na ordem, a falta de investimentos no passado em construção de um centro templário, desmotivação e falta de uma grande liderança positiva e agregadora.

Para alguns maçons e por consequencia para algumas Lojas, estes foram os derradeiros fatos estaganizadores, mas para nós praticantes do R.'.B.'., na realidade foram fatos desafiadores e motivadores.

Para nós praticantes do R.'.B.'. aqui no sul do País, sempre soubemos que para crescermos e nos superarmos, nós teríamos que trabalharmos unidos e sem contar com apoio externo ao rito.

Nossa união superou os obstáculos criados para impedir o crescimento do nosso rito no R.'.S.'., bem como da maçonaria em geral.

Nem precisariamos lembrar que tivemos que aguardar 205 dias para a regularização da Loja Guardiões da Arca fundada e protocolada junto ao GOB-RS no mês de Agosto de 2014. emitida a carta constitutiva em outubro pelo GOB e somente regularizada pelo GOB-RS em 19 de fevereiro de 2015.

Os mais de 700 dias que a loja Vila Setembria, aguardou para liberação de 3 candidatos para iniciação,  fato este que em agosto do corrente ano foram liberados gradativamente; Tudo isso apenas só serviu para nos unir ainda mais.

Sem falar nos mais de 300 dias que a loja continua aguardando a liberação de dois irmãos para serem regularizados e com isso iniciarmos a preparação de uma novel loja em Rio Grande.

Os mais de 250 dias que aguardamos para a devida liberação da Loja Templários do Piratini no oriente de Imbé.

Sem falar nos mais de 100 dias que estamos aguardando a segunda via da carta constitutiva da Loja Progresso da Humanidade, o que todos já sabem, é que certamente também chegará a mais de 150 dias para a sua devida liberação.


A história da Loja Campos Eilisios também não esta sendo fácil, mas com a união de todos os Irmaõs, iremos ultrapassar mais esta fase.

O que podemos constatar, é que mesmo com um ano extramente dificil, aonde tivemos uma eleição de Grão Mestrado Estadual atípica, o Rito Brasileiro continuou a crescer apesar de todos os obstáculos interno e externo.

Nos graus filosóficos ou altos graus, o Rito Brasileiro também superou obstáculos, mesmo após a retirada imposta do nosso Delegado Liturgico a mais de quatro anos, continuamos a crescer em numero de Irmãos praticantes do nossos graus filosóficos.

Hoje temos em nosso quadro dos altos graus e simbólicos, irmãos oriundos e ou praticantes dos R.'.E.'.A.'.A.'., Rito Moderno ou Frances, Rito Adonhiramita, York, alem de membros do Real Arco e de Irmãos da G.'.L.'.M.'.E.'.R.'.G.'.S.'..

A expansão das sessões dos graus filosóficos para o oriente de Caxias do Sul, solidificou o trabalho realizado nos graus simbólicos. Neste oriente também aumentamos em numero de obreiros, tanto nos graus simbólicos como no filosóficos, com a chegada de Irmaõs de outros ritos em nossos quadros.

O que importa é que estamos chegando mais uma vez ao final de ano profano e o nosso Rito Brasileiro apesar de tudo continuou a crescer e por isto que no Brasil, somos o segundo rito em número de Lojas e de Obreiros.

Como falou sabiamente o nosso Grão Mestre Álvaro Palmeira, "Repudiar a evolução é suprimir o futuro". O Rito Brasileiro é a tradição com a evolução.

Um Feliz 2016 a todos os Irmãos, que seja mais um grande ano para o nosso Rito Brasileiro.


Texto de Eduardo Lecey








Nenhum comentário:

Postar um comentário