Translate

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

As ordens paramaçonicas, esclarecimentos

Quando fui perguntado se eu apoiava as “Ordens Paramaçonicas” , respondi com toda a certeza bem como apoio totalmente a participação da família  e contei a seguinte história.
 
Meu primeiro contato com as ordens paramaçonicas foi na loja União Brasileira II 2085 no oriente de Florianópolis, esta loja mantém até a presente data um Núcleo da APJ chamado Nucleo Alfa Cruzeiro do Sul. Participei de algumas reuniões.
 
No ano de 2002 tive o primeiro contato com a Ordem Demolay ainda em Florianópolis, quando o filho do nosso irmão Koerich, que não lembro o nome, participou de uma solenidade pública da loja União da Ilha 3372, neste mesmo ano iniciamos na loja União da Ilha 3372 o primeiro Demolay o qual se chama Stener Sorato, oriundo de um capitulo de Tubarão.
 
Os anos se passaram e em 2008 realizamos uma sessão pública de encerramento do ano da loja Filantropia e Liberdade 3869 e nesta tivemos a participação do Bethel Aurora 7 (Novo Hamburgo) e de dois sobrinhos Demolay do Capitulo Pérola da Colonia (Caxias do Sul), nesta sessão o nosso irmão João Mascarello se encontrava com a família e o seu filho e nosso sobrinho João Gabriel Mascarello, se interessou em entrar para a Ordem Demolay e a Sobrinha Mariana Mascarello, se interessou em ingressar nas Filhas de Jó.
 
O Sobrinho João Gabriel Mascarello, foi iniciado no Capitulo Templários do Sul 494, em Porto Alegre,  sendo este o nosso primeiro sobrinho de uma loja do Rito Brasileiro a ser iniciado nesta ordem.

A sobrinha Mariana Mascarello, foi iniciada no Bethel Athena 01, em Porto Alegre, sendo ela a nossa primeira sobrinha de uma lojá  do Rito Brasileiro a ser iniciado nesta ordem.
 
Os anos se passaram fui iniciado na Ordem da Estrela do Oriente no Capitulo Luz do Poente 27, onde permaneço ativo até o presente momento, tendo exercido o cargo de Digno Patriarca na Gestão 2013/2014 juntamente com a minha mãe nossa cunhada Eva Lecey, fui o primeiro irmão do GOB do Rio Grande do Sul a ser iniciado nesta ordem.
 
Com o ingresso do sobrinho João Gabriel Mascarello, na ordem Demolay, começamos a ter uma maior participação nesta ordem principalmente através do irmão Eduardo Lecey.
 
No dia 17.08.2013 foi fundado o Capitulo Arca da Aliança 731, ligado ao SCODB, trabalho incansável feito pelo irmão Eduardo Lecey (Venerável Mestre da ARLS Arca da Aliaça 2489) e sua equipe. Capitulo este que foi fechado  no ano de 2016.
 Quando o sobrinho Irineu Neto, foi iniciado o nosso irmão Irineu Alves Filho, passou a se dedicar mais a Ordem onde é Grande Mestre Estadual do GCE – RS até a presente data, o irmão Eduardo assumiu como Oficial Executivo da região metropolitana do GCE-RS.
 
Neste meio tempo fui iniciado no Shriners Clube Almas e posteriormente passamos para  do Hikmat Clube, fui o primeiro irmão do GOB a ser iniciado nesta ordem no Rio Grande do Sul.
 
Frequento assiduamente as festividades e solenidades da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul, onde recentemente abrimos o espaço novamente na PAELRS para a presidente Estadual.
 
Sou Fundador o Moto Clube Bodes do Asfalto Facção Mato Grosso do Sul, e um dos três primeiros membros de Santa Catarina a se filiar no Bodes do Asfalto, na ocasião lembro de que constava somente eu e o irmão Wagner Sandoval Barbosa.

Quando me perguntam se sou a favor da Ordem Demolay, com certeza sou,  apoio toda e qualquer entidade paramaçônica que venha a unir a família maçônica.  

Quando me perguntam como Presidente da PAELRS se sou a favor do Art 137 da Constituição do Grande Oriente do Brasil, respondo: Como presidente e obreiro tenho que cumprir e fazer cumprir as leis que regem a nossa instituição.
 
Quando me perguntam como apoiar as ordens paramaçonicas que não constam no Art 137 respondo: Simples trabalhem por elas,  convide os demais irmãos para trabalharem e apoiarem as ordens, faça como sugere a carta de Brasília, “INCENTIVEM AS VOSSAS LOJAS E OS VOSSOS IRMÃOS”, a apoiarem a se doarem a auxiliarem com recursos  financeiro e também de materiais.

Quando me perguntam e o Decreto 609 /2003? Veja que todos os irmãos GOBianos que leem a constituição, que se atualizam sabem que  através do Processo 397/2007, cujo acórdão nº 30 foi publicado no Boletim Oficial nº 10, de 23/6/2008, o STFM decidiu pela inconstitucionalidade do texto daquele parágrafo.

Como maçons estamos sempre na busca constante da verdade  e que uma inverdade esta sendo dita quando queremos afirmar que tal decreto esta em vigor.
 
Meus sobrinhos da Ordem Demolay, sempre abrimos espaço nas nossas lojas e festividades da PAELRS para que fosse feita a maior divulgação da ordem, no 1º Encontro das PAEL do Conesul, lá estavam os meninos do Capitulo Arca da Aliaça 731.
 
Neste mesmo encontro o capitulo Luz do Poente da Ordem da Estrela do Oriente.

Diversas atividades das nossas lojas simbólicas contaram com a participação dos sobrinhos dos capítulos Templários do Sul 494 e Arca da Aliança 731, bem como das sobrinhas do Bethel Athena 01 da Ordem Internacional das Filhas de Jó.

Visite o site da PAELRS e constatem que nele a muito tempo esta lá os dísticos das ordens paramaçõnicaswww.paelrs.com.br

Quando estive em Brasilia, comentei para os sobrinhos  que os canais de comunicaçãowww.radiopael.com e www.paelrs.com.br estavam a disposição para divulgação da ordem Demolay.
 
Contem sempre com o meio apoio o meu trabalho, sempre busquem a verdade jamais se deixem levar por falsas e maldosas informações.
Quando me perguntam quanto ao civismo respondo: Vamos apoiar a Liga da Defesa Nacional.

No que precisarem estarei a disposição nos meus emails, whatsapp, celulares.

TFA
Evandro Lecey
Eminente Presidente da PAELRS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário