Translate

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Palestra sobre o Rito Escocês Retificado na abertura do do ano maçônico

A abertura do ano maçônico da A.'.R.'.L.'.S.'. Guardiões da Arca nº 4348, ocorreu no dia 23 de janeiro de 2017, data em que ocorreu uma palestra sobre o R.'.E.'.R.'..

O Irmão Marco Barcelos o qual na vida profana é professor de história, além de bacharel em direito, foi o palestrante da noite.

A palestra foi realizada durante o tempo de estudos e para uma melhor apresentação e debate, a Loja realizou um intervalo litúrgico ritualístico.

Foi apresentado aos irmãos uma breve história do Rito Escocês Retificado, suas origens, seus membros mais influentes, país de origem...

Sua implantação no Brasil, sendo este o sétimo rito a ser praticado pelo Grande Oriente do Brasil e  finalmente a sua chegada do Rio Grande do Sul.

Tivemos através desta palestra um pouco mais de informações sobre a ritualística e a liturgia do rito do Mestre Escocês de Santo André.

Em suma, foi possível concluir que um dos grande objetivos deste rito é exatamente a fraternidade humana, sendo que o praticante do R.'.E.'.R.'. deve se preocupar em muito com a filantropia.

Todos os presentes foram convidados e também foi solicitado aos mesmos, que expandissem o convite para participarem da Transbode ao oriente de Balneário Camboriú, para as sessões em grau de Aprendiz, Companheiro e Mestre que ocorreram em 18 fevereiro.

Esta será a primeira excursão do ano envolvendo os Irmãos do Rito Brasileiro, esta previsto a presença de mais de 40 participantes, inclusive diversos irmãos da Loja Guardiões da Arca já confirmaram sua presença.

Ao meio dia desta data, teremos um almoço de confraternização em Balneário Camboriú, ofertado pela Loja praticante do R.'.E.'.R.'. a A.'.R.'.L.'.S.'. Novo Horizonte de Jerusalém nº 4185 a primaz do rito no Brasil.

Com certeza a primeira sessão do ano já foi muito interessante e com a transmissão de muitos conhecimentos a todos os participantes.

No decorrer deste semestre teremos outras palestras tanto em Loja como na Confraria Guardiões da Arca, já no segundo semestre de 2017 o nosso Irmão Marco Barcelos, fará mais uma palestra conforme ficou combinado.

Após a sessão como de praxe tivemos o nosso tradicional jantar da fraternidade, aonde podemos conversarmos sobre o rito, a maçonaria em geral e a vida profana.

Também foi o momento de comemorarmos e cantarmos um parabéns para os aniversariantes do mês de janeiro.

Fotos de Rafael Salim e Eduardo Lecey, texto de Eduardo Lecey


Um comentário:

  1. https://drive.google.com/file/d/0B-l_A5M8pnKBY0o5Q1F1M0FJVUE/view?usp=sharing

    https://drive.google.com/…/0B-l_A5M8pnKBY0o5Q1F1M0FJV…/view…

    https://drive.google.com/…/0B-l_A5M8pnKBS2xTYmEweEd6M…/view…

    ResponderExcluir