Translate

sábado, 25 de março de 2017

O HOSPITAL ROYAL MAÇÔNICO E SUAS JÓIAS

Em 1911, membros da Malmesbury  Lodge No. 3156 se interessaram pela possibilidade de criar um Hospital maçônico ou uma casa de repouso e formou um comitê com um engenheiro civil, Percy Still, como secretário. Em 1913 Grand Lodge aprovou a ideia e em 1916 começou a angariação de fundos.

O grande número de vítimas da 1ª Grande Guerra moveu partidários do esquema hospitalar para obter um contrato de arrendamento de curto prazo do ex Chelsea Hospital Feminino em Fulham Road, Londres e abri-lo como Hospital de Guerra Maçônico. Mais de 4.000 militares foram tratados no hospital até o final da guerra. Foi aberto no Fulham Palace  uma casa de convalescentes em Caversham perto de Reading.

Após a Primeira Guerra Mundial, o Freemason's Hospital e Nursing Home abriram nas instalações da Fulham Road ao público em geral. E aceitou seu primeiro paciente em 1920. Apesar das alterações esta área revelou-se muito pequena e apoiadores continuaram seus esforços para encontrar um local maior.

Uma vez que os fundos suficientes foram garantidos um local foi comprado em Ravenscourt Park, Londres Oeste. Em 1933, o rei George V e a rainha Mary abriram o hospital e o rei concedeu a permissão para que fosse conhecido como o hospital maçónico real. Dinheiro para o hospital foi angariada através de doações, e os doadores receberam uma joia especial, conhecida como joia do comissário de bordo.

Durante a Segunda Guerra Mundial o hospital tornou-se novamente um hospital de guerra, tratando mais de 8.600 Militares, sem nenhum custo para o governo. Após a guerra, a formação do Serviço Nacional de Saúde, viu o fim de muitos hospitais privados, mas o Royal Masonic Hospital permaneceu independente.

Uma escola De enfermagem foi criada em 1948 e ganhou rapidamente uma reputação para produzir enfermeiras, cujas fivelas de cinto de prata distintivo se tornaram uma honra cobiçada entre a profissão. Royal Masonic Hospital Fivela de Enfermeiras nos seus uniformes.

No final da década de 1970, cerca de 4.700 pacientes por ano estavam sendo tratados. Embora os pacientes principalmente maçons, pagantes não membros foram aceitos a partir de 1977. Em 1976, o Grão-Mestre, o Duke de Kent, abriu a ala de Percy Still, com quatro novas salas de operação. No entanto, poucos pedreiros queriam viajar para Londres para tratamento e os custos de funcionamento cresceram rapidamente devido à inflação.

Em 1992 a Grande Loja recomendou que fosse fechado para proteger seus ativos. Em 2002, os edifícios hospitalares foram adquiridos pelo NHS Trust dos Hospitais de Hammersmith como Hospital de Ravenscourt Park, para aliviar a escassez de leitos hospitalares.

Numerosas joias foram produzidas em associação com o Royal Masonic Hospital, passou a ser a Joia do Comissário Permanente e a Joia do Fundo de Reconstrução.

Da esquerda para a direita Permanente

Steward's Jewel  foi desenhado por C.L.J. Doman (que também produziu o armistício Medalha de aniversário em 1928). Sua fita é no escuro e azul claro de Craft alvenaria e o design mostra humanidade socorrer os doentes. ~

O lema "Aegros Sanat Humanitas" significa “Bondade Cura o Doente”. A estrela maçônica de cinco pontas e as letras entrelaçadas 'FH' (Freemasons Hospital) completam o desenhar. A joia foi emitida primeiramente na prata, gravada no reverso com o nome e o alojamento do doador número, mas mais tarde era simples e em metal de base. Dependendo da doação, a joia às vezes marcada 'VICE-PATRON', 'PATRON', 'GRAND VICE-PATRON' e 'GRAND PATRON'.

Redevelopment Fund Jewel - Esta jóia foi emitida para aqueles que subscreveram £ 12 ou mais para o Fundo de Redevelopment do Grande Mestre Assistente para construir a extensão de 1956 para o hospital. Aqueles que

Já tinha a joia hospital foi dado um bar para vestir com ele em vez de esta joia.  A joia era o conceito de Leslie Durbin, M.V.O. LL.D., artista e ourives. Mostra um detalhe de uma mão de uma pintura pelo artista Botticelli. Versões anteriores tinham redação no reverso, mas isso foi posteriormente omitido.

Joia para senhoras que se tornaram Governadores da Vida em 1932, na abertura do hospital, incorporando a imagem da Joia do Comissário Permanente. O monogramo é 'FH' para 'Freemason's Hospital' como o edifício ainda não tinha sido concedido o seu título real. A joia é feita de várias peças e é de ouro 9ct.

Joia para patronos senhora após a abertura do hospital. Geralmente semelhante ao acima, mas este é um Single casting em prata dourada e esmalte, com a monograma mudada para 'RMH', para 'Royal Masonic Hospital'. Outras versões desta joia e a descrita acima existem com ligeiras variações.

Os enfermeiros emitem joias com uma barra esmaltada em vez de uma fita para torná-la adequada para o desgaste com um uniforme, incorporando a imagem da joia do Comissário Permanente.

A maçonaria continua muito ativa trabalhando em prol da sociedade, basta ver as imagens do último atentado contra Londres e observem o helicóptero com o timbre da maçonaria trabalhando no resgate e na lateral desta aeronave esta inscrito Maçons de Londres, tudo isto em frente a estátua de Churchill, um grande maçom Inglês.

www.freemasonry.london.museum

© A Biblioteca e o Museu da Maçonaria (Caridade Registrada No 1058497) 2010

www.freemasonry.london.museum

Detalhes da publicação em duas das mais de 40 páginas que foi publicada



Neste mais 13.000 visualizações




Neste mais de 7.000 visualizações

No Blog ultrapassando as 15.000 visualizações

Imagens e texto compilados por Eduardo Lecey em pesquisa na internet em diversos sites.

15 comentários:

  1. Parabéns pela divulgação.
    T.F.A.
    Monteiro

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, belíssimo artigo.

    Fraterno abraço!

    Antônio León

    ResponderExcluir
  4. Excelente
    Explendido
    Linda publicação.'.
    T.'.A.'.F

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ObriGADU meu Ir.'. Wellington Belon, nós que agradecemos por acompanhar as matérias aqui publicadas e informamos que esta aberta a informações que o Irmão deseje repassar referente a maçonaria. Um T F A

      Excluir
  5. Lindo trabalho, meus parabéns querido e amado Irmão.

    ResponderExcluir
  6. Trabalho justo e perfeito. Parabéns.

    ResponderExcluir