Translate

quarta-feira, 26 de abril de 2017

DIA MUNDIAL DO ESCOTEIRO É COMEMORADO NA ARLS GUARDIÕES DA ARCA Nº 4348

Nesta última segunda feira dia 24 de abril a A.'.R.'.L.'.S.'. Guardiões da Arca nº 4348 realizou sessão magna pública em homenagem ao dia do escoteiro.

Ocasião em que tivemos o privilégio de assistir a palestra do nosso Irmão Marcio Sequeira da Silva, Ex-Presidente da Região Escoteira do Rio Grande do Sul.

Foi um momento único, pois mais de 70 pessoas estavam presentes nesta sessão magna, organizada pela nossa Loja a qual é praticante do Rito Brasileiro e sabe da importância de apoiar os jovens e principalmente a União dos Escoteiros do Brasil.

O Irmão Márcio salientou os principais pontos de semelhança entre a maçonaria e o escotismo, comentando que muitos dos fundadores deste movimento mundial eram maçons Ingleses. 

Entre os diversos visitantes podemos ressaltar a presença do nosso Irmão Modesto Carro Loureiro membro da Loja Atlântida nº 15 da M.'.R.'.G.'.L.'.M.'.E.'.R.'.G.'.S.'. membro da Fundação Maçônica Educacional e chefe escoteiro.

Assim como a do nosso Irmão João Cândido de Oliveira Neto Mestre Maçom e escoteiro, neto do nosso Almirante Negro João Cândido Felisberto.

A sessão contou com representantes de escoteiros da grande maioria dos grupos de escoteiros de Porto Alegre, praticantes de escotismo básico (Terra) e do mar.

Presentes escoteiros ativos e inativos, alem familiares dos Grupos de escoteiros como Brownsea nº 89, Lanceiros Negros nº 333, Passo da Pátria nº 90, Laçador nº 358, Arno Friedrich nº 43, Marechal Rondon nº 108, Charruas nº 03, Tupã-Ci nº 04 , Baipendi nº91 entre inúmeros outros.

Nossa Loja possui em seu quadro de obreiros sete Irmãos que também fizeram sua promessa como escoteiro.

 

Assim como diversos outros maçons visitantes presentes nesta sessão que eram duplamente Irmãos, pela maçonaria e pelo escotismo.

Do Grupo de escoteiro Laçador nº 358, o qual é apoiado pela maçonaria através da Grande Loja do estado do Rio Grande do Sul, estiveram presentes a diretora administrativa Patricia Sanábio, diretora técnica Daniela D'ávila Groschitz, seniores da tropa Tiarajú Vitor Cerdeira e Mikhael Groschitz Costa da tropa Orion Lucas Sanábio, alem do membro do clube Flor de Lis Marion Schwarz.


Durante a sessão magna o nosso Venerável Mestre Jair Oliveira da Rosa foi homenageado e recebeu das mãos do seu primo irmão na vida profana, o mestre maçom João Cândido, o anel maçônico contendo a divisa, "O que a virtude une a morte não separa!"


Diversos Irmãos e chefes escoteiros se pronunciaram no momento em que a palavra foi colocada a disposição dos participantes da sessão magna pública. 


Todos muitos emocionados, salientaram da importância da herança que nos foi deixado pelo grande chefe Robert Stephenson Smyth Baden Poweel o escotismo e agradecidos pelo fato de nossa Loja comemorar o dia mundial do escoteiro e da relevância de apoiar os jovens na sua formação.

Após a sessão a Loja Guardiões da Arca ofertou a todos os participantes um maravilhoso jantar, com muitas batatas fritas, bifes, chuletas, arroz, feijão, saladas, frutas e uma deliciosa sobremesa.

Foi um momento impar, aonde pais, mães, filhos e logicamente irmãos participaram de um jantar muito fraterno e alegre.

Já esta programado para o próximo ano, mais uma sessão magna pública com o mesmo tema, com mais uma bela palestra.

Agradecemos a todos escoteiros que participaram de nossa sessão, aos pais que possibilitaram a logística para trazer um número expressivo de convidados. 

Agradecer ao chefe escoteiro Carlos Dutra do Grupo escoteiro Lanceiros Negros nº 333 do bairro Restinga pela presença de representantes em nossa sessão.

Agradecer ao diretor técnico do grupo de escoteiro Passo da Pátria Rodrigo Pompermaier o qual chegou em nossa sessão direto da cidade de Goiana aonde estava participando do 23º Congresso Nacional Escoteiro.

Um agradecimento muito especial ao nosso Irmão palestrante Marcio Sequeira bem como pelo seu trabalho em prol do escotismo, trabalhando arduamente junto a maçonaria para coletar apoio aos grupos do nosso estado.

Parabéns Escoteiros pelo seu dia mundial, que São Jorge continue a conceder as suas benças para que o movimento escoteiro continue a crescer e colaborar com a formação de excelentes seres humanos.


Fotos de Lenira Engel, Anselmo Lanzarini, Eduardo Lecey



Texto de Eduardo Lecey



Nenhum comentário:

Postar um comentário