Translate

domingo, 5 de novembro de 2017

FUNDADO O SUBLIME CAPÍTULO REGIONAL DO RITO MODERNO NO R.'.S.'. - ANTÔNIO ONIAS NETO Nº 37

Neste sábado, dia 04 de novembro de 2017, com a presença dos Ilustres Membros do tradicional Supremo Conselho do Rito Moderno, Irmãos Pasquale Mignella Filho, Soberano Grande Inspetor-Geral do SCRM; José Maria Batalla, Soberano Grande Inspetor-Geral de Honra do SCRM; Hélio Cézar Barroso, Diretor Secretário, Nilton Perez, Grande Secretário da Guarda dos Selos do SCRM; e Joaquim Cândido de Carvalho Neto, Diretor de Tesouraria e Finanças.

Foi fundado o Sublime Capítulo Regional do Rito Moderno ANTONIO ONIAS NETO, nº 37, jurisdicionado ao Supremo Conselho do Rito Moderno, ao Vale de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. 

Com essa iniciativa, o Rito Moderno avança mais um passo para a sua consolidação em terras gaúchas, dando seguimento à implantação do Rito no Estado, iniciada em 2004 com a fundação da ARLS Acácia Porto-Alegrense n. 3612 do Rito Moderno. 

Hoje o Estado conta com duas oficinas do Rito, nos Orientes de Porto Alegre e São Leopoldo, sendo que mais duas estão em processo de fundação, a ARLS Acadêmica Ivo César Dickie Neto, no Oriente de Porto Alegre e a ARLS Acácia Serrana, no Oriente de Canela – RS. 

Em breve, também, Irmãos do Oriente de Viamão estarão fundando uma Oficina Modernista naquela cidade. O nome distintivo do Sublime Capítulo Rio-Grandense foi escolhido para homenagear o Sapientíssimo Irmão Antonio Onias Neto, defensor incansável do Rito Moderno, e que muito contribuiu para a implantação e consolidação do Rito no nosso Estado.


Na sua locução, o Irmão Arthur Aveline, Delegado do S.'.C.'.R.'.M.'. no Estado do R.'.G.'.S.'., parabenizou todos os fundadores pelo coroamento de um trabalho de mais de uma década, no sentido de termos em terras gaúchas a possibilidade dos Irmãos das Lojas Modernistas continuarem os seus estudos do Rito sem a necessidade de se deslocarem a outros estados da federação. 


A seguir agradeceu aos Membros do Supremo Conselho do Rito Moderno, em especial ao Soberano Irmão Pasquale Mignella Filho e ao Soberano de Honra, Irmão José Maria Batala, pelo incentivo constante que sempre prestaram ao Rito Moderno no Estado. 

Lembrou, ainda, a importância da ajuda sempre fraterna que os Irmãos do Rito Brasileiro, indistintamente, sempre prestaram ao progresso do Rito Moderno em terras gaúchas, graças a uma aliança fraterna que se iniciou em meados de 2007. 

Por fim, fez um agradecimento especial aos Irmãos Ernesto Lecey, Evandro Lecey e Eduardo Lecey que, inicialmente como membros ativos e regulares da ARLS Acácia Porto-Alegrense n. 3616 e, posteriormente, com a acolhida fraterna dos Irmãos das lojas Acácia Porto-Alegrense e União e Progresso nos Graus Superiores do Rito Brasileiro, sempre obraram efetivamente no verdadeiro trabalho maçônico de espargir Luz e Fraternidade, com o coração pulsando em harmonia, pregando a lei do bem em toda a parte.

Somente podemos encerrar esta matéria, parabenizando os Irmãos Modernistas, pela persistência e eterna parceria na luta da pluralidade dos ritos em nosso Grande Oriente do Brasil e nos graus filosóficos, na batalha na implementação da pluralidade dos altos graus no Rio Grande do Sul.

Parabéns meu Eminente Irmão Arthur Aveline, parabéns para todos os irmãos modernistas do RS, "Uma causa quando justa, cedo ou tarde ela triunfa", vida longa ao novel capitulo. Sempre estaremos de pé e a ordem aos Irmãos. Aquele abraço dos Irmãos Lecey do Blog do Rito Brasileiro R.'.S.'..

Imagens e texto de Arthur Aveline e Eduardo Lecey

Nenhum comentário:

Postar um comentário