Translate

terça-feira, 27 de março de 2018

A Inclusão do Supremo Conclave no Conselho da ONU.

No dia 01.10.2015 o SUPREMO CONCLAVE AUTÔNOMO PARA O RITO BRASILEIRO, Sediado no Oriente de Cataguases – MG, Vinculado ao Grande Oriente de Minas Gerais, obteve uma das maiores vitórias de sua História, o Reconhecimento da Organização das Nações Unidas – (ONU) sendo o primeiro Conclave no nível da América do Sul a obter este registro. A primeira Loja Maçônica do Brasil a obter o deferimento da secretária do Conselho Econômico e Social da ONU foi a ARLS Herdeiros de Salomão nº 285 do Oriente de Manhumirim-MG, posteriormente com o auxilio da primaz de tal reconhecimento veio a ARLS Rosa de Saron do Or de Belo Horizonte,.
 Na data 30.09.2015 foi a vez da ARLS Montanheses Livres e com o Apoio desta, no dia 01.10.2015 foi Aprovado o SUPREMO CONCLAVE AUTÔNOMO PARA O RITO BRASILEIRO. O Processo foi impetrado e após analise do Conselho Econômico e Social sediado na cidade de Nova York – USA foi deferido o pedido ratificado pela ARLS Herdeiros de Salomão 285 e pela ARLS Montanheses Livres. 
Muitos perguntam qual a importância de se obter tal registro, em primeiro lugar salientamos que nosso País é signatário da ONU e como tal participa ativamente dos projetos desta Organização. Além de ter o reconhecimento das Atividades Sociais e Humanitárias através do deferimento do pedido junto a ONU, a loja maçônica que faz parte de seu rol de instituições reconhecidas passa a ser consultada sobre decisões importantes a nível mundial, bem como pode ter assento nas reuniões que ocorrem na Sede da ONU. 
O Conselho Econômico e Social é o principal órgão coordenador das atividades econômicas e sociais das 14 agências especializadas das Nações Unidas, das suas comissões técnicas e das suas cinco comissões regionais. É o principal fórum para a discussão de questões econômicas e sociais e para a elaboração de recomendações práticas sobre essas questões dirigidas aos Estados membros e ao Sistema ONU. O ECOSOC é composto de 54 Estados membros eleitos pela Assembleia-Geral para mandatos de três anos, podendo ser reeleitos para mandatos consecutivos. O número de assentos no Conselho é atribuído com base na representação geográfica: 14 para Estados africanos, 11 para Estados asiáticos, 6 para Estados da Europa Oriental, 10 para os Estados da América Latina e do Caribe, 13 para Estados da Europa Ocidental e outros Estados. 
O Conselho realiza o seu trabalho através de várias sessões e reuniões preparatórias, mesas-redondas e painéis temáticos com membros da sociedade civil realizados ao longo do ano. Uma vez por ano, em julho, o Conselho se reúne numa importante sessão com a duração de quatro semanas, que se alterna entre Nova York e Genebra. Esta sessão anual abrange cinco segmentos: (1) Reunião de Alto Nível; (2) debate sobre questões de coordenação; (3) debate sobre questões operacionais; (4) debate sobre assuntos humanitários; e (5) debate geral. A Reunião Ministerial Anual (Annual Ministerial Review, AMR), introduzida em 2007 e realizada durante a Reunião de Alto Nível do ECOSOC, avalia o progresso alcançado na pauta de desenvolvimento das Nações Unidas (United Nations Development Agenda, UNDA). É também um fórum mundial de participação de alto nível, cuja meta é compartilhar experiências e destacar as práticas bem-sucedidas. O Fórum de Cooperação para o Desenvolvimento (Development Cooperation Forum, DCF), também lançado em 2007, tem a função de implementar os objetivos de desenvolvimento acordados em nível internacional e promover o diálogo, a fim de encontrar formas eficazes de apoio à implementação. Também funciona como ponto central do Sistema ONU e como fórum para o diálogo no âmbito mundial e para análise das políticas sobre a eficácia e coerência da cooperação internacional para o desenvolvimento.
 O DCF se reúne a cada dois anos no quadro da Reunião de Alto Nível do Conselho. Vários órgãos subsidiários do ECOSOC ajudam a cumprir os objetivos do Conselho. O ECOSOC assegura a coerência das políticas e coordena as funções concomitantes de todos os seus órgãos subsidiários. Quando obtêm status consultivo junto ao ECOSOC, as ONGs passam a ter direito de participar ativamente do trabalho dos órgãos subsidiários do Conselho. Status consultivo junto ao ECOSOC O ECOSOC continua a ser o único órgão da ONU voltado à participação das Lojas Maçônicas. O quadro de credenciamento beneficia tanto as Nações Unidas como as Lojas Maçônicas. Conforme estabelece a Resolução 1996/31 sobre a “Relação consultiva entre as Nações Unidas e as organizações não governamentais”, “... Acordos consultivos devem partir do princípio de que têm como objetivo, por um lado, permitir ao Conselho, ou a cada um de seus órgãos, obter informação ou assessoria autorizadas de organizações com especial competência nas questões para as quais os acordos consultivos são realizados e, por outro lado, permitir que as organizações internacionais, regionais, sub- -regionais e nacionais que representam importantes setores da opinião pública expressem os seus pontos de vista”. — Resolução 1996/31 do ECOSOC, parte II, ponto 20. Enquanto o ECOSOC tem a oportunidade de obter recomendações importantes e especializadas das Lojas, estas, por sua vez, têm oportunidade de expressar as suas opiniões e de influenciar o trabalho do Conselho. As Lojas possuem competência especializada, experiência prática e flexibilidade, que têm grande valor para a ONU. Por exemplo, por ter status consultivo, uma Loja Maçônica pode: » Realizar uma análise especializada de questões diretamente ligadas à sua experiência na área; » Funcionar como um agente de alerta rápido; » Ajudar a monitorar e aplicar acordos internacionais; » Ajudar na conscientização de questões relevantes; » Desempenhar um papel importante na promoção de metas e objetivos das Nações Unidas; » Contribuir com informação essencial em eventos da Organização. Para tais reuniões o Supremo Conclave Autônomo para o Rito Brasileiro pode obter crachás de Identificação como membro ativo. Parabenizamos os Irmãos do SUPREMO CONCLAVE AUTÔNOMO PARA O RITO BRASILEIRO, por mais esse passo em direção ao crescimento da Maçonaria na luta pela Liberdade, Igualdade e Fraternidade! Abraço Fraterno Irmão Gabriel Lopes ARLS  Herdeiros de Salomão 285 Consul Representante da ONU no Brasil.
Matéria copiada do site do SCAPRB link: http://www.supremoconclave.com.br/novo/index.php/noticias-supremo/156-a-inclusao-do-supremo-conclave-no-conselho-da-onu

Nenhum comentário:

Postar um comentário