Translate

sexta-feira, 2 de março de 2018

A ORDEM DA CRUZ VERMELHA DE CONSTATINO

A Ordem da Cruz Vermelha de Constantino pertence à classe “Oriente e Ocidente” dos Ritos Iniciáticos, sendo composta por  três graus: 

  1. Cavaleiro; 
  2. Sacerdote e 
  3. Soberano-Príncipe.

Estes títulos são suplementados por duas escalas adicionais de Cavalaria, as Ordens Complementares, e coletivamente completam o Rito:

  1. Cavaleiro da Cruz Vermelha de Constantino
  2. Cavaleiro do Santo Sepulcro
  3. Cavaleiro de São João Evangelista

Sendo que este primeiro Grau do Rito conduz o iniciado desde a Revelação Pagã até a Cristã, usando a Lenda de Conversão de Constantino o Grande, como um símbolo da transição. 

Conta a história que enquanto Constantino estava a caminho de uma difícil batalha na Ponte Mílvia, viu uma visão no céu do "Chi Rho" e ouviu uma voz proclamar: "Por este sinal conquistarás" (Em latim: "In hoc signo vinces"). 

Constantino ordenou rapidamente que o Chi Rho fosse pintado em todos os escudos dos soldados e em seu lábaro (estandarte). O exército de Constantino ganhou a batalha.

Chi Rho

O Chi Rho é um Cristograma muito usado antes mesmo do tempo do imperador Constantino e adquiriu grande popularidade depois que ele o adotou para o seu lábaro. O símbolo é formado pela sobreposição das duas primeiras letras (iniciais) chi e rho (ΧΡ) da palavra grega "ΧΡΙΣΤΟΣ" = Cristo de tal modo a produzir o monograma.

O grau da Cruz Vermelha de Constantino tem uma história bastante movimentada e sua existência é conhecida pelo menos desde 1770, porém somente em 1865 ela foi organizada como uma Ordem Maçônica soberana.   

Dando prosseguimento teremos, o segundo e terceiro graus de Cavaleiro do Santo Sepulcro e Cavaleiro de São João Evangelista constituem as Ordens Complementares e são conferidos respectivamente em um Santuário e numa Comandância.

Quanto ao quarto grau é o de Venerável Eusébio e é um dos Sacerdócios simbólicos. Quando um Cavaleiro atinge essa condição, estará qualificado para o cargo de Vice-Rei de um Conclave. 

Entretanto o quinto e último grau é restrito ao de Muito Poderoso Soberano, que representa Constantino, o Soberano Príncipe do Oriente e do Ocidente, e este significativo grau cristão é o ponto culminante deste importante Rito Maçônico.

Trata-se de uma ordem cristã e os candidatos, Companheiros do Arco Real, devem confirmar que professam a crença na Santíssima Trindade. Para a cerimônia de admissão os candidatos devem usar os paramentos do Arco Real, isto é, Avental, Faixa e Joia.

Nesta última quinta feira dia 1º de março, ocorreu em São Paulo mais uma sessão da Ordem da Cruz Vermelha de Constantino. 

Na foto acima podemos ver ao centro o Eminentíssimo e Supremo Grão Mestre do Grande Priorado das Ordens Unidas Religiosas e Militares, Maçônicas do templo de São João de Jerusalém, Palestina, Rodes e Malta o Irmão Mário Sérgio Nunes da Costa. 

Ao seu lado esquerdo o Alto Eminente Irmão Fabrízio Bon Vecchio - C.'.C.'.T.'., Grande Inspetor Estadual do Grande Priorado do Brasil e ao seu lado direito o Irmão Leonardo Moldeiro.

Já na foto publicada acima, além do Alto Eminente Irmão Fabrízio Bon Vecchio - C.'.C.'.T.'., ao seu lado esta o Sobernao Grão Mestre dos Mestres Maçons da Marca do Brasil, o Irmão Manoel Leite.

Constantino o "Pontifex Maximus" foi Imperador do império Romano tanto do ocidente como do oriente. Ele concedeu total liberdade de culto aos cristãos a partir do ano 313, com o chamado Édito de Milão, documento no qual constava o trecho seguinte:

“Havemos por bem anular por completo todas as restrições contidas em decretos anteriores acerca dos cristãos; restrições odiosas e indignas de nossa clemência, e dar total liberdade aos que quiserem praticar a religião cristã."

Imagens de Eduardo Lecey, Fabrízio Bon Vecchio e Google.

Texto de Eduardo Lecey

4 comentários:

  1. My Brothers Freemasons, we need a better world and a better place, join me in a fight agaisnt the totalitarism, untolerance, and help us to live for all of our brothers even that they aren´t Christians, all of Gods are Brothers and they can´t fight against themselves!
    This is our message for the whole world and i send my regards for the Masonic Brotherhood!!!
    Attentionly Vinicius Caetano Rossi, CIA, Fox Throttle, Tango, Zulu!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom,aumentou os meus conhecimentos.Obrigado

    ResponderExcluir