Translate

sexta-feira, 2 de março de 2018

A ORDEM DA CRUZ VERMELHA DE CONSTATINO

A Ordem da Cruz Vermelha de Constantino pertence à classe “Oriente e Ocidente” dos Ritos Iniciáticos, sendo composta por  três graus: 

  1. Cavaleiro; 
  2. Sacerdote e 
  3. Soberano-Príncipe.

Estes títulos são suplementados por duas escalas adicionais de Cavalaria, as Ordens Complementares, e coletivamente completam o Rito:

  1. Cavaleiro da Cruz Vermelha de Constantino
  2. Cavaleiro do Santo Sepulcro
  3. Cavaleiro de São João Evangelista

Sendo que este primeiro Grau do Rito conduz o iniciado desde a Revelação Pagã até a Cristã, usando a Lenda de Conversão de Constantino o Grande, como um símbolo da transição. 

Conta a história que enquanto Constantino estava a caminho de uma difícil batalha na Ponte Mílvia, viu uma visão no céu do "Chi Rho" e ouviu uma voz proclamar: "Por este sinal conquistarás" (Em latim: "In hoc signo vinces"). 

Constantino ordenou rapidamente que o Chi Rho fosse pintado em todos os escudos dos soldados e em seu lábaro (estandarte). O exército de Constantino ganhou a batalha.

Chi Rho

O Chi Rho é um Cristograma muito usado antes mesmo do tempo do imperador Constantino e adquiriu grande popularidade depois que ele o adotou para o seu lábaro. O símbolo é formado pela sobreposição das duas primeiras letras (iniciais) chi e rho (ΧΡ) da palavra grega "ΧΡΙΣΤΟΣ" = Cristo de tal modo a produzir o monograma.

O grau da Cruz Vermelha de Constantino tem uma história bastante movimentada e sua existência é conhecida pelo menos desde 1770, porém somente em 1865 ela foi organizada como uma Ordem Maçônica soberana.   

Dando prosseguimento teremos, o segundo e terceiro graus de Cavaleiro do Santo Sepulcro e Cavaleiro de São João Evangelista constituem as Ordens Complementares e são conferidos respectivamente em um Santuário e numa Comandância.

Quanto ao quarto grau é o de Venerável Eusébio e é um dos Sacerdócios simbólicos. Quando um Cavaleiro atinge essa condição, estará qualificado para o cargo de Vice-Rei de um Conclave. 

Entretanto o quinto e último grau é restrito ao de Muito Poderoso Soberano, que representa Constantino, o Soberano Príncipe do Oriente e do Ocidente, e este significativo grau cristão é o ponto culminante deste importante Rito Maçônico.

Trata-se de uma ordem cristã e os candidatos, Companheiros do Arco Real, devem confirmar que professam a crença na Santíssima Trindade. Para a cerimônia de admissão os candidatos devem usar os paramentos do Arco Real, isto é, Avental, Faixa e Joia.

Nesta última quinta feira dia 1º de março, ocorreu em São Paulo mais uma sessão da Ordem da Cruz Vermelha de Constantino. 

Na foto acima podemos ver ao centro o Eminentíssimo e Supremo Grão Mestre do Grande Priorado das Ordens Unidas Religiosas e Militares, Maçônicas do templo de São João de Jerusalém, Palestina, Rodes e Malta o Irmão Mário Sérgio Nunes da Costa. 

Ao seu lado esquerdo o Alto Eminente Irmão Fabrízio Bon Vecchio - C.'.C.'.T.'., Grande Inspetor Estadual do Grande Priorado do Brasil e ao seu lado direito o Irmão Leonardo Moldeiro.

Já na foto publicada acima, além do Alto Eminente Irmão Fabrízio Bon Vecchio - C.'.C.'.T.'., ao seu lado esta o Sobernao Grão Mestre dos Mestres Maçons da Marca do Brasil, o Irmão Manoel Leite.

Constantino o "Pontifex Maximus" foi Imperador do império Romano tanto do ocidente como do oriente. Ele concedeu total liberdade de culto aos cristãos a partir do ano 313, com o chamado Édito de Milão, documento no qual constava o trecho seguinte:

“Havemos por bem anular por completo todas as restrições contidas em decretos anteriores acerca dos cristãos; restrições odiosas e indignas de nossa clemência, e dar total liberdade aos que quiserem praticar a religião cristã."

Imagens de Eduardo Lecey, Fabrízio Bon Vecchio e Google.

Texto de Eduardo Lecey

6 comentários:

  1. My Brothers Freemasons, we need a better world and a better place, join me in a fight agaisnt the totalitarism, untolerance, and help us to live for all of our brothers even that they aren´t Christians, all of Gods are Brothers and they can´t fight against themselves!
    This is our message for the whole world and i send my regards for the Masonic Brotherhood!!!
    Attentionly Vinicius Caetano Rossi, CIA, Fox Throttle, Tango, Zulu!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom,aumentou os meus conhecimentos.Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Conteudo sempre muito elucidativo. Grato. Fabio Hardt C.A.R.

    ResponderExcluir