Translate

terça-feira, 6 de março de 2018

QUAL O MELHOR CRITÉRIO PARA ESCOLHA DE UM FUTURO VENERÁVEL MESTRE?

Deve estar baseado na tríade, sabedoria, perseverança e humildade acima de tudo. O Mestre Maçom deve alem de ser um profundo conhecedor da ritualística e da liturgia, possuir qualidades de liderança, afeto e, sobretudo,  tolerância, compreensão e amor fraternal.

Em uma Loja maçônica não existem cargos maiores ou menores, pois para o nosso conhecimento devemos saber executar todos eles com ordem e perfeição.

Todos os cargos são honoríficos e devem ser desempenhados com muito empenho, pois isto ajudará na egrégora da Loja. 

O bom desempenho da ritualística, colabora com andamento da sessão e contribui para gerar novas energias positivas.

Esta certo que alguns maçons, possuem mais aptidões para determinados cargos, mas estes também devem executar os demais cargos, mesmo que não se achem preparados, pois faz parte do seu aprendizado.

Todo Irmão, deve gerir o seu cargo com respeito, celeridade e tolerância, pois um futuro Venerável Mestre, tem que no mínimo passar pelos cargos de Secretário, Orador, Vigilantes, Mestre de Cerimônia e Cobridor Interno, alem de saber executar todos os demais.

A formação do próximo Venerável Mestre, é uma responsabilidade de todos os membros da Loja, pois em um futuro próximo, aquele candidato, poderá ser seu Irmão e quem sabe um dia seu Venerável Mestre.

Por este motivo, a A.'.R.'.L.'.S.'. Guardiões da Arca nº 4348, no oriente de Porto Alegre, realiza sempre em suas sessões tempos de estudos, com o objetivo de formar Mestres Maçons capacitados, pois todos devem estar preparados para um dia serem Venerável Mestre, se assim os seus Irmãos solicitarem.

Imagens de Anselmo Lanzarini e Eduardo Lecey, texto de Eduardo Lecey 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário