Translate

quinta-feira, 29 de março de 2018

SURGE A TERCEIRA LOJA DO RITO ESCOCÊS RETIFICADO NO RIO GRANDE DO SUL

No último dia 27, no oriente de Porto Alegre, 21 Irmãos reuniram se para fundar a terceira Loja do Rito Escocês Retificado no Rio Grande do Sul.

Loja esta, que recebeu o nome de A.'.R.'.L.'.S.'. Jean-Baptiste Willermoz, em homenagem ao Irmão e grande escritor, que desenvolveu o R.'.E.'.R.'. na França em 1778. Com isto o Rio Grande do Sul passará a ser o terceiro Estado em número de Lojas deste rito no Grande Oriente do Brasil.

Podemos informar que as origens do rito, foi praticamente desenvolvido principalmente por Jean-Baptiste Willermoz. Este célebre maçom de Lyon reformou o ramo francês da Estrita Observância Templária na Reunião Anual de Gaules em 1778, incorporando a ele elementos da Ordem dos Cohens Eleitos e renunciando ao Legado dos Templários

Ele se inspira em diferentes sistemas iniciáticos existentes na época:
  • Ordem dos Cavaleiros Maçons Cohens Eleitos do Universo de Martinès de Pasqually,
  • Estrita Observância Templaria, maçonaria cavalheiresca inicialmente estabelecida na atual  Alemanha em meados do século  18 e que se espalhou dali para o resto da Europa e o mundo,
  • Escocismo Maçônico,
  • A maçonaria azul de três graus (aprendiz, companheiro e mestre) conforme praticada pela Maçonaria francesa  naquela época e que se tornou o atual Rito Francês.

O Rito Escocês retificado é um rito maçônico estruturado em quatro graus maçônicos e um grau cavalheiresco acompanhados por um período probatório de escudeiro novato formando a Ordem Interior. 

O R.E.R. é Cristão mas de acordo com os grupos que implementam esse cristianismo é permitido, seja em sentido estrito, referindo-se à Santíssima Trindade e a Encarnação do Verbo, quanto em um sentido mais amplo, isto é, sem referências dogmáticas.

Este rito é assim estruturado:

  • Lojas de São João (Lojas Azuis):
Aprendiz
Companheiro
Mestre

  • Lojas de Santo André (Lojas Verdes):
Mestre Escocês de Santo André
  • Ordem interior:
Escudeiro noviço
Cavaleiro Benfeitor da Cidade Santa (CBCS)
  • Classe secreta (colégio Metropolitano):
Professo
Grande Professo

Graças a pluralidade de ritos praticados pelo Grande Oriente do Brasil, nos foi possível conhecer e praticarmos este rito com fortes influências Templárias e Crísticos. 

Desejamos uma vida longa e próspera novel Loja, que ela também seja uma mola propulsora para o crescimento do R.'.E.'.R.'. no nosso Estado. 

 

 Imagens de Eduardo Lecey e https://www.google.com.br

Texto de Eduardo Lecey, baseado em pesquisa nos sites https://bibliot3ca.com / https://pt.wikipedia.org e https://www.google.com.br

Um comentário: