Translate

terça-feira, 8 de maio de 2018

MESTRE DA PERSEVERANÇA E AS LUZES VERDES


No Rito Brasileiro o Grau 14 é o Mestre da Perseverança, grau este que tem como base o 2° Pentatlo moral, amplamente estudado nos primeiros graus do Supremo Conclave do Rito Brasileiro.

Para ser um Mestre da Perseverança, deve o Irmão reunir, em si, a Tolerância, que é a base dos nossos estudos no grau 10 na hierarquia do  Rito Brasileiro, que é a boa disposição dos que ouvem com paciência opiniões opostas às próprias. A qual é muito importante para a formação de um futuro Venerável Mestre.

Assim como a Prudência, no grau 11 do Rito Brasileiro,  que é a virtude que nos faz conhecer e evitar a tempo as inconveniências ou os perigos que não convém em uma vida social.


Já o grau 12 é a Temperança, que é a moderação ou a continência dos apetites e das paixões.

(Na foto acima o Irmão Anselmo Lanzarini, acompanhando dos seus dois afilhados José Marcelo e Anderson Victor, com o T.'.V.'.P.'. Luis Corrêa e Eminente Irmão Ernesto Luis Lecey Tesoureiro da 1ª  D.'.L.'.R.'.B.'. no Rio Grande do Sul)


Sem falar na Probidade, o grau 13 no Rito Brasileiro,  que é a Honradez, a integridade de caráter, que leva à observância estrita dos deveres, quer públicos quer privados. 

Que somados com o 1º decatlo moral estudado entre os graus 05 e o 09, Lealdade, Franqueza, Verdade, Coragem e Retidão, mais a própria Perseverança, grau 14, formam o Maçom em sua Maestria Superior. 


Que o nosso Grande Orador do I.'.S.'.C.'.R.'.C.'. Visconde de Mauá nº 77 no vale de Porto Alegre, possa sempre acender as luzes verdes no candelabro de cinco pontas, informando desta forma, que novos Mestres Maçons alcançaram a Maestria superior, adentrando no grau da Perseverança.

A cor verde, genericamente, é o símbolo da esperança, uma cor que na natureza é vicejante, renovando-se a cada ano, o verde é, também, símbolo de renascimento, o verde é símbolo da ressurreição moral do candidato, ensinando-lhe que morrendo para o vício reviverá para a virtude”.

Imagens de Anselmo Lanzarini e Eduardo Lecey

Texto de Eduardo Lecey

Imagens de Anselmo Lanzarini e Eduardo Lecey

Nenhum comentário:

Postar um comentário