Translate

domingo, 20 de maio de 2018

UM SÁBADO DE MUITOS ESTUDOS SOBRE O RITO BRASILEIRO EM PORTO ALEGRE

Neste último sábado, dia 19 de maio, apesar de muita chuva e frio no oriente de Porto Alegre, tivemos uma manhã de muitos estudos sobre o Rito Brasileiro.

O palestrante do 1º Workshop sobre ritualística da A.'.R.'.L.'.S.'. Guardiões da Arca nº 4348, foi o Poderoso Irmão Júlio César da Costa.

Secretário Geral Adjunto de Orientação Ritualística para o Rito Brasileiro, do Grande Oriente do Brasil.

Após a devida apresentação do nosso palestrante, o Venerável Mestre Eduardo Lecey, convidou para tomar assento ao seu lado, além do Poderoso Irmão Júlio César da Costa, o Venerável Mestre Irmão Ênio Schmidt, da A.'.R.'.L.'.S.'. Filantropia e Liberdade nº 3869.

A palestra contou com Irmãos de sete Lojas praticantes do Rito Brasileiro, desta forma representando quase 80% das Lojas que praticam este rito, no Grande Oriente do Brasil no Rio Grande do Sul.

Além das Lojas citadas, Guardiões da Arca, Filantropia e Liberdade, tivemos representantes das AA.'.RR.'.LL.'.SS.'. Progresso da Humanidade nº 3166, Heráclito Vitória nº 3168,  Campos Elísios nº 3977, Vila Setembrina nº 4041 e Sentinela do Piratini nº 4271.

Sendo que da A.'.R.'.L.'.S.'. Campos Elísios nº 3977, esteve presente o Venerável Mestre Interino, o Irmão Iran Jorge.

A palestra contou também com a presença de diversas autoridades, Deputados Estaduais Eurico Santos e Ernesto Lecey.

Membros do Tribunal de Contas do Grande Oriente do Brasil - Rio Grande do Sul, os Veneráveis Irmãos José Marcelo Rocha e Carlos Leomar.

Alem de diversos Mestres Instalados, Mestres, Companheiros e Aprendizes Maçons das Lojas citadas acima.

Quarenta e cinco Irmãos estiveram na palestra que começou pontualmente as 9 horas da manhã, com um intervalo programado para o almoço e encerrou as suas atividades as 15 horas.

Sendo que pela parte da manhã, foi comentada as sessões em grau de Aprendiz Maçom,  que alem das informações que eram abordadas oralmente, também ocorreu estudos ritualísticos, com o treinamento dos cargos, que fazem deslocamentos durante uma sessão.

Pela tarde, foram abordados os graus de Companheiro e Mestre Maçom, neste último, um estudo aprofundado das instruções que fazem parte da formação dos jovens Mestres.

Ao meio dia, os estudos foram suspensos, para que todos confraternizassem, com um saboroso Carreteiro de Charque preparado especialmente pelo nosso Irmão Paulo Abreu. 

Acompanhados pelos pratos preparados pela nossa Chefe de Cozinha a Dona Ana, que fez um delicioso Feijão Tropeiro, com aquele aipim manteiga, salada de maionese, vinagrete e saladas verdes.

Tudo isto muito bem acompanhado de vinho cabernet, sucos de uva, refrigerantes e água mineral com ou sem gás.

Depois do almoço foram entregues os certificados de presença aos participantes e logo a seguir, o Workshop prosseguiu já sem a presença dos Aprendizes.

Imagens de Anselmo Lanzarini e Eduardo Lecey

Texto de Eduardo Lecey

4 comentários:

  1. Parabéns pela bela iniciativa, ainda mais com um Palestrante "de peso"... O Irmão Júlio é um especialista em nossa Ritualistica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado meu Irmão Valdir, estamos fazendo o maximo possível para praticarmos a verdadeira MAÇONARIA. Um TFA

      Excluir
  2. Foi um sucesso em todos os sentidos. O VM Eduardo esta de parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza foi um sucesso, para uma atividade de uma Loja com menos de 3 anos e meio de funcionamento. Isto deveria ser realizada pelo menos uma vez a cada ano. Grato pela ajuda e um TFA

      Excluir