Translate

quarta-feira, 20 de junho de 2018

VISITA A SEDE DA GLNF PELO IRMÃO ALEXANDRE FERRELLI SOUZA

Irmão Alexandre Ferrelli Souza na frente da GLNF na 12 rue Christine de Pisan 75017 PARIS 


Em 15/12/2017 o nosso Irmão Alexandre Souza, realizou uma visita a Grande Loja  Nacional Francesa para conhecer os seus museus e aprender um pouco mais sobre o Rito Escocês Retificado (RER) que pratico.


A primeira dica importante é para irem fora dos períodos de festa e na parte da tarde (de preferência após as 14h). Esta primeira visita foi na GLNF aonde o Irmão foi muito bem recebido, sendo que apresentou o seu passaporte maçônico e carta de apresentação. Apesar do museu estar fechado, ele foi aberto especialmente para que ele e sua família pudéssemos conhecer. Algumas Lojas também funcionam na sede da GLNF.

Dentro do Museu eu pude encontrar vários itens utilizados no RER e outros muito interessantes, entre estes um ritual em forma triangular

Livro Ilustrações da Maçonaria, Illustrations of Masonry foi a primeira obra de William Preston, sendo publicado em 1772. Famoso palestrante de temas maçônicos da época, Preston fez uma revisão de suas palestras e trabalhos na maçonaria, colocando de tal forma a ser bem recebido pelos membros da ordem. Encorajado pela sua recepção favorável e sancionado pela Grande Loja, Preston empregou, com seus próprios custos, professores para viajar por todo o reino e divulgar as suas palestras pelas lojas.


O trabalho de Preston foi excepcionalmente influente. Tendo sido sugerido que a Illustrations of Masonry foi, juntamente com o Livro das Constituições, um dos livros pertencentes a praticamente todas as lojas da Inglaterra. (para saber mais: http://www.oprumodehiram.com.br/illustration-of-masonry-1772/)

Cadeiras de oficiais







Malhetes e objetos de Loja

 Em relação ao RER:

                


Paramentos do Grau 4, livro com as regras. Reparem como o avental é pequeno. Colar e cruz do Grau 6


Um modelo de faixa do Grau 6


Maquete do Prédio:


Teto com caleidoscópio do olho que tudo vê


Próximo da GLNF tem a Loja Scribe, que abre as 14 horas é o ponto de encontro de Escritores Maçons e vende vários itens (http://www.scribe.fr/) entre livros e materiais pessoais e para loja.



Quem gostar de caminhar pode ir andando da GLNF até o GODF (Grand Orient de France 16, rue Cadet 75009 PARIS) . Para  entrar no GODF você precisa passar por detector de metais. O Museu só abre depois das 14 horas. E alguns metros a frente você vai encontrar uma boa livraria Maçônica.


Se for à França, não deixe de visitar os dois museus e as livrarias. Será uma ótima experiência! 

Imagens e texto de:Alexandre Ferreli
MI Francisco de Miranda 142 – GLMERJ
Rito Escocês Retificado


Nenhum comentário:

Postar um comentário