Translate

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

IRMÃOS KAPPEL & LECEY VISITAM A ARLS OSWALDO NUNES nº 3068

Os pré candidatos ao Grão Mestrado do Grande Oriente do Brasil - Rio Grande do Sul, os Irmãos Fernando Kappel e Ernesto Lecey, estiveram nesta semana em visita a A.'.R.'.L.'.S.'. Oswaldo Nunes nº 3068, praticante do Rito Adonhiramita, aonde foram recebidos pelo Venerável Mestre Daniel Brasil e Obreiros desta Oficina.


O Irmão Fernando Kappel, teve uma profícua caminhada pelo rito Adonhiramita, sendo membro fundador de Loja e praticante deste rito por muitos anos,   inclusive alcançando o grau 33 neste rito.

Esta é uma das grandes virtudes da chapa 3, que concorrem ao Grão Mestrado, pois os Irmãos Kappel & Lecey, foram fundadores e membros ativos de diversas Oficinas, nos mais diversos ritos,  praticados no Grande Oriente do Brasil.
Com isto mostrando o seu total apoio, a pluralidade de ritos no nosso Grande Oriente Estadual e Nacional, pois o rito é a forma em que praticamos a maçonaria e a beleza esta nas diferenças litúrgicas e ritualísticas.

O Rito Adonhiramita, nasceu na França, na segunda metade do século XVIII, em uma época onde se afloraram inúmeros sistemas maçônicos,  passou por muitas modificações; pois seu cerne, raízes sintéticas das Ordens Sapienciais Francesas, foi modificado para Ordens de Classe como no caso do Rito de Heredom e do Rito Escocês Antigo e Aceito.

No Brasil foi totalmente reformulado  o Rito no ano de 1973, passando dos 13 graus para 33, ação esta, visando atrair maçons que estavam acostumados com os 33 graus do R.'.E.'.A.'.A.'., e que já era o rito mais praticado no Brasil.


Muito foi modificado, agregando rotinas dos ritos Mênfis-Misraim, Lauderdale, alterando circunvoluções, etc… também levando-se em consideração a visão de Leadbeater, que era um Bispo da Igreja Católica Liberal.


Como o Rito era somente praticado no Brasil, não havendo a preocupação de se manter a uniformidade com corpos estrangeiros, estas modificações foram perpetuando-se.


Assim aqui no Brasil eles tiveram a oportunidade de no caso, não criar, mas modificar estruturalmente a coluna vertebral do rito. Fazendo inclusões como o Ritual de Incensação, o Ritual do Fogo, a Chama Sagrada…

Imagens de Marcelo Costa, Eduardo Lecey e Luis Pinto

Texto de Eduardo Lecey, tendo como base os sites 

http://www.adonhiramita.org e https://pt.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário