quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

ALTO COLÉGIO
INICIA NOVOS GUARDIÕES DO BEM PÚBLICO


Numa Sessão extra-ordinária foram iniciados no grau 31 Guardião do Bem Público na hierarquia do Rito Brasileiro de Maçons Antigos Livres e Aceitos, 2 novos IIr.´..

 Tendo como Egrégio Mestre o Ir.´. Ernesto Lecey, conforme Ato 3943.

Foram iniciados no grau 31 "Guardião do Bem Público" os IIr.´. Alencar Alves (Obreiros do Vale do Taquari 3167) e Ivo Dickie Netto (Acácia Porto Alegrense 3612).

Parabéns para os IIr.´. e para o Supremo Conclave do Brasil.

Imagem site : www.pedreirolivre.com.br

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

GRANDE CONSELHO KADOSH FILOSÓFICO 
INICIA NOVOS MISSIONÁRIOS DA ECONOMIA. 

Sessão esta de iniciação  realizada no dia 23.02.13 ao vale de Porto Alegre, tendo como grande prior o Ir.´. Evandro Lecey, conforme Ato 3947 do Supremo Conclave do Brasil.

Foram iniciados 6 novos Missionários da Economia, grau 22 na hierarquia do Rito Brasileiro de Maçons Antigos Livres e Aceitos. 

IIr.´. estes das lojas Arca da Aliança 2489, Obreiros do Vale do Taquari 3167, Vila Setembrina 4041, Justiça e Perfeição 1178.

Parabéns para os IIr.´. inciados. Alex Freitas, Delcio Pereira, Eduardo Lecey, João Paulo Galho, Julio Lopes e Sergio Muller.

Imagem site: www.pedreirolivre.com.br



ISCRC VISCONDE DE MAUÁ 77 
INICIA NOVOS MESTRES DA JUSTIÇA.


Numa bela sessão de iniciação realizada no dia 23.02.13. O Aterzata Ir.´. Flavio André Teixeira, iniciou  novos mestres da justiça grau 9, da hierarquia do Rito Brasileiro de Maçons Antigos Livres e Aceitos.


IIr.´. estes oriundos das lojas, Arca da Aliança 2489, Heráclito Victória 3168, Vila Setembrina 4041, Tiradentes VI 1553, Manoel Soares Leães 3588 e Fraternidade São Domingos das Torres 3815. 


Parabéns aos novos IIr.´. iniciados.

Imagem site : www.pedreirolivre.com.br

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

ESCOLHA DO BANNER PARA 2013

Meus IIr.´. como sempre de forma democrática  vamos juntos escolher o novo banner para 2013.

Após a escolha da frase para 2013 passamos ao segundo estágio que foi a elaboração do Banner.

O nosso Ir.´. Heron Cabral Lopes é proprietário da empresa Kromak ( www.kromak.com.br )  e  colocou o seu departamento de criação para elaboração do mesmo. 

Apresentamos abaixo as três  opções que deveremos escolher, vote na barra lateral a matéria tem uma enquete para tal.


Opção 1


Opção 2

Opção 3








sábado, 23 de fevereiro de 2013


SUPREMO CONCLAVE DO BRASIL, RECEPCIONA 3 NOVOS – SERVIDORES DA ORDEM DA PATRIA E DA HUMANIDADE.

Numa magnifica sessão de recepção  grau 33 do Supremo Conclave do Brasil, foram agora recepcionados mais 3 novos Servidores da ordem da Pátria e da humanidade,  na hierarquia do Rito Brasileiro de Maçons Antigos Livres e Aceitos.


Agora passam a integrar o nosso Conclave os IIr.´. José Pedro Mazeto, Ernesto Kaiser membros ativos da ARL  Ordem Trabalho e Progresso  1806 (Grande Oriente Do Brasil)   e Miguel Cunha , membro ativo da ARLS XV de Novembro 4297 (Grande Oriente do Brasil).

IIr.´. estes recepcionados no Grau 33 Oriundos do Supremo Conselho do Brasil do Grau 33 para o Rito Escocês Antigo e Aceito - São Cristóvão.

A Sessão de recepção foi presidida pelo Eminente Ir.´. Evandro Lecey. Com muita alegria todos os presentes manifestaram o carinho e a satisfação em estarem participando desta importante sessão.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

ARLS HERÁCLITO VICTÓRIA 3168 
ORIENTE DE CAXIAS DO SUL
RETORNA AS ATIVIDADES MAÇÔNICAS E REALIZA SUA PRIMEIRA SESSÃO DE   2013


As 20 horas o Ilustre Venerável Mestre Ir.´. Gilnei Clemente Zinda, declarou aberto os trabalhos ritualísticos da loja. 

Passado o período das férias maçônicas a loja voltou aos seus trabalhos ritualísticos normal, desde o dia 20.12.12 que os trabalhos estavam suspensos.

Neste intervalo os IIr.´. participaram dos tradicionais ágapes que são realizados pelas lojas da Serra Gaúcha.

Procedido a apresentação dos pareceres da comissão de finanças referente aos balancetes do ano de 2012.


Com a presença de 30 IIr.´. os trabalhos do ano de 2013 foram retornados com força e vigor.

Após a Sessão a loja ofereceu o ágape para os IIr.´. 


quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013


GRAU 26
MISSIONÁRIO DA PAZ

A paz apresentasse sob duas dimensões a interna (pessoal e psíquica) e a externa (social).

Neste grau estudaremos a paz social, pois os antigos diziam que a paz social é a tranquilidade da ordem.


A paz é fundada na justiça. Para que se instale a paz é preciso que todos usufruam o mínimo de condições compatíveis com a dignidade da pessoa humana.  A paz depende do respeito aos direitos humanos. Não haverá nunca uma Paz verdadeira num regime social injusto.

O missionário da paz assume compromissos severos, obrigando-se a ser um incentivador  da Educação, um esteio da Organização Social, um batalhador da Justiça Social e um paladino da PAZ.

Neste grau o convite do Supremo Conclave do Brasil para que venhamos a estudar a PAZ

Fonte - Ritual do grau 26 - Supremo Conclave do Brasil 
Imagem - site www.pedreirolivre.com.br 

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013


GRAU 19
MISSIONÁRIO DA
AGRICULTURA E DA PECUÁRIA



Meus IIr.´. Alvaro Palmeira  escreveu “Já se findou o tempo em que o Maçom se comprazia em ser o homem do passado. Hoje ele terá de ser um homem do presente, a caminho do futuro, adestrado na solução das controvérsias, neste época de uma civilização em mudança”.

O Ir.´. ao iniciar os graus do Grande Conselho Kadosch Filosófico no rito Brasileiro, passa aos graus missionários. Passamos  a estudar a Filosofia e não o filosofismo.

Contempla, assim, o individual e o social, o histórico e o contemporâneo, o metafísico e o fenômeno lógico e todo o espectro cultural da nossa civilização: o artístico, o moral, o politico, o científico, o tecnológico... esse interminável elenco de conquistas que a cada dia a humanidade aumenta.

O grau 19 é consagrado  ao estudo das origens da civilização, do momento histórico em que o homem social transmuta-se do bando para o clã e deste para a comunidade urbana – a Cidade.

Pecuária e Agricultura, mais do que conceitos econômicos, são conceitos globalizantes, os quais, a uma atividade econômica dominante, num certo tempo agregam toda riqueza dos instantes da espécie humana.

Fonte: Ritual do grau 19

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

LUTO
Passamento para o Oriente Eterno 
 Ir.´. Alair Leopoldino

Com pesar que comunicamos o passamento para o Oriente Eterno, no dia 12.02.13 do já saudoso Ir.´. Alais Leopoldino.



O Ir.´. Alair Leopoldino estava no cargo de Venerável Mestre da ARLS Luz dos Bandeirantes 42 - Oriente de Campo Grande - Jurisdicionado ao Grande Oriente do Mato Grosso do Sul.

O Velório será realizado a partir das 10:0 no Cemitério Parque das Primaveras, Av. Senador Filinto Müller, 2211 - Campo Grande - Ms

O Sepultamento esta previsto para o dia 13.02.13 as 09:00

Fonte:




segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013


O MESTRE DA JUSTIÇA – GRAU 9
RITO BRASILEIRO

Meus IIr.´.  no grau 9 dos graus superiores do Rito Brasileiro passamos a estudar a justiça,  deixando de lado as infantilidades e incoerências dos antigos rituais e retira de cada grau o cerne moral, que o anima.

É o grau do mestre da justiça ou da retidão, mantido o cobridor universal do grau.


Todo homem ama a justiça como condição de vida.

A justiça é um dos pilares da sociedade humana, tendo na Liberdade e a Paz os outros dois pilares.

Compete ao mestre da justiça do Rito Brasileiro, principalmente em nosso País com tantas desigualdades e injustiça social, o dever de ser sempre fiel aos postulados morais do grau e combater as injustiças, enfrentar os perigos e prover a justiça. 

Venha estudar, debater conosco o grau de Mestre da justiça com temas atuais.

Fontes: Ritual do grau 9
Site www.masonic.com.
Imagem site www.pedreirolivre.com.br

sábado, 9 de fevereiro de 2013


ARLS ARCA DA ALIANÇA 2489  
  CARNAVAL!!!

NA sexta-feira de carnaval dia 08.02.13 a ARLS Arca da Aliança 2489 conforme convocação do VM Ir.´. Eduardo Lecey, realizou sua sessão ritualística.

Com a presença de 20 IIr.´. os trabalhos foram abertos ritualisticamente as 20 horas e 20 minutos. Entre os presentes destacamos o Poderoso Ir.´. Delcio Evilazio Pereira (Dep.´. Fed.´. ARLS Arca da Aliança 2489), Ven.´. Ir.´. Evandro Lecey (Dep.´. Est.´.), Ilustres IIr.´. conselheiros do Tribunal de Contas IIr.´. Marco Aronne e Paulo Cantarutti , do Ex Venerável Ernesto Lecey.

O Ir.´. Marco Aronne procedeu a entrega  do livro 3 de atas devidamente encadernado e renumerada as atas. O Ir.´. Heron Cabral Lopes, presidente da comissão de comunicação Visual apresentou um balanço da última reunião de sua comissão com as demais irmãos.

O Ven.´. M.´. Ilustre Ir.´. Eduardo Lecey, solicitou que no tempo de estudo o Ir.´. Ernesto lecey, procedesse a leitura do  trabalho recebido do Ir.´.  Vitor Andrade “O Carnaval e a Pascoa”.


Nossa sobrinha Gabriella Lecey também estava nesta folia cuidando do audiovisual. 



O Ven,.´. Convidou os IIr.´. para o pré lançamento do bloco Bafo de bode, onde nossa sobrinha Paula Cantarutti, acompanhada dos pais Paulo e Denise Cantarutti  já estava vestida de fadinha borboleta  e pronta para o carnaval.




Realizada também a  estreia da paejeira que o Sr. Arlindo presenteou a loja. O Agape foi  preparado  pelos IIr.´. Irineu Filho (saladas), Jose Otto (espinhaço de ovelha) e sobrinho Gabriel Veríssimo (molhos)

Recebemos a visita da Digna Matriarca  America Lazarini e do Digno Patriarca Ir.´. Modesto Carro Loureiro, Capitulo Luz do Poente 27 da Ordem da Estrela do Oriente.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013


CAVALEIRO DA LIBERDADE
GRAU 15 – RITO BRASILEIRO


“A LIBERDADE”

Meus IIr.´. no grau 15 do Rito Brasileiro temos o prazer de estudar a Liberdade.

“Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda”  CECILIA MEIRELES.

Podemos afirmar que o homem tem o direito a vida,  porém sem a liberdade esta não tem sentido.


O apelo para que o Cavaleiro da Liberdade eleja como principio, estas expressões:
“Viver em restrições pode estimular a vontade de ser livre e ressaltar em esforço de ascensão intelectual, moral e social: Mas, viver na permanente e ilimitada satisfação da vontade própria, sem respeito À igualdade e à fraternidade, pode conduzir a erros, à corrupção de costumes e À ruina”

Devemos sempre lembrar que o oposto da liberdade é a escravidão, seja ela espiritual, material.

Meus IIr.´.  o grau de Cavaleiro da Liberdade é muito rico em conteúdos e o inicio dos Graus de Cavalaria.

Imagens - www.pedreirolivre.com.br
Textos Ritual do Grau 15 

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013


Dúvidas mais freqüentes sobre a 

Ordem da Estrela do Oriente

Pergunta – A Estrela do Oriente é maçonaria feminina ou maçonaria mista?

Resposta – Nem uma coisa nem outra. A Ordem da Estrela do Oriente é uma organização paramaçônica (paralela à Maçonaria), criada nos Estados Unidos por um Mestre Maçom em 1850, para que as mulheres pudessem participar de alguma atividade ritualística, já que a Maçonaria não admite mulheres como membros. Então foi criado um Ritual próprio, totalmente diferente dos Rituais Maçônicos, para que elas passassem a ter um papel mais ativo na comunidade maçônica.


Pergunta – Então a Estrela do Oriente é uma Ordem feminina?

Resposta – Não, ela é uma organização mista, porque acolhe igualmente como membros Mestres Maçons e mulheres com parentesco maçônico. Uma vez iniciados na Estrela do Oriente, homens e mulheres tornam-se Irmãos. 



Pergunta – A Estrela do Oriente não é só para esposas de maçom?

Resposta – Não. Podem ser membros da Ordem, além dos próprios Mestres Maçons, as mulheres acima de 18 anos que sejam mães, viúvas, irmãs, esposas, filhas, filhas legalmente adotadas, enteadas, sobrinhas, netas, bisnetas, sobrinhas-netas, sogras, meio-irmãs, filhas de padrasto ou madrasta, avós, cunhadas ou noras de um Mestre Maçom. 



Pergunta – Marido e mulher devem ser iniciados juntos?

Resposta – Não necessariamente. A vantagem da iniciação “casada” é que um estimula o outro a comparecer às reuniões e se engajar no trabalho da Ordem. Mas a mulher pode se tornar membro da Ordem da Estrela do Oriente mesmo que o Mestre Maçom que lhe dá o parentesco não queira ser, ele próprio, iniciado. O contrário também é verdadeiro: um Mestre Maçom pode tornar-se membro da Ordem da Estrela do Oriente mesmo que sua esposa/filha/mãe/etc. não deseje ser iniciada. 



Pergunta – Por que as reuniões ocorrem dentro dos Templos Maçônicos?

Resposta – Na verdade, o Templo Maçônico é adaptado e se transforma temporariamente em uma Sala Capitular, para receber as reuniões da Estrela do Oriente. Os símbolos são substituídos por outros e o arranjo dos móveis também é diferente. O espaço do Templo é só um empréstimo, do mesmo modo como ocorre com outras Ordens paramaçônicas que também se reúnem nos Templos maçônicos.



Pergunta – Sou Mestre Maçom. Posso assistir as reuniões ritualísticas da Estrela do Oriente?

Resposta – Não. À semelhança da Maçonaria, somente os iniciados podem ter acesso às reuniões. Por tratar-se de Ordens diferentes, o Mestre Maçom precisa se iniciar na Ordem da Estrela do Oriente para poder freqüentá-la. 



Pergunta – Mas, como Maçom, tenho livre acesso às reuniões ritualísticas de outras Ordens paramaçônicas, como DeMolay, Filhas de Jó, Garotas do Arco-íris e Lowtons. Por que não a Estrela do Oriente?

Resposta – As Ordens para crianças e jovens foram criadas para influenciar positivamente o caráter e o desenvolvimento de nossos jovens, dentro dos valores cultivados pela Maçonaria. Por serem cidadãos em formação, e também menores de idade, precisam da tutela, orientação e proteção dos Maçons, que têm livre acesso porque são os pais e/ou responsáveis por esses jovens. Já a Estrela do Oriente é uma organização para adultos, não precisa de tutela. Os Mestres Maçons são bem-vindos como membros, para somar forças e para vivenciar a fraternidade e a igualdade entre homens e mulheres.



Pergunta – E se eu for Grão-Mestre/ Venerável Mestre/ Assessor de Assuntos Paramaçônicos/ ou outra autoridade maçônica? Posso assistir as reuniões ritualísticas da Estrela do Oriente?

Resposta – Não, nem mesmo assim. É preciso entender que são duas Ordens diferentes. A iniciação maçônica é pré-requisito para que um homem se torne membro da Estrela do Oriente, mas não substitui a Cerimônia de Iniciação da Ordem da Estrela do Oriente. 



Pergunta – Como vou saber se eu quero ser um membro da Ordem da Estrela do Oriente se eu conheço tão pouco a respeito dela?

Resposta – Como toda Ordem iniciática, a Estrela do Oriente tem alguns “segredos”. Um profano, antes de entrar para a Maçonaria como Aprendiz, pouco ou nada sabe a seu respeito. O candidato “dá um passo no escuro” e só depois de iniciado é que começa a conhecer essa antiga instituição. Da mesma forma, a Estrela do Oriente espera que seus candidatos confiem na pureza e na verdade da Ordem. A vantagem é que os nossos quadros são recrutados dentro da comunidade maçônica, entre pessoas selecionadas e já acostumadas a um ambiente fraterno. A mudança não é muito brusca e o ideal de fraternidade é parecido. 



Pergunta – Qual o objetivo da Ordem da Estrela do Oriente? Qual a sua finalidade?

Resposta – Se uma pessoa souber qual o objetivo da Maçonaria, estará bem perto de compreender a finalidade da Estrela do Oriente, pois o coração e a mente femininos também comportam aspirações elevadas e nobres propósitos, como os dos maçons. Tornar-se um ser humano melhor, praticar a caridade e servir ao próximo são alguns dos ideais da Estrela do Oriente. 



Pergunta – Mas, para conseguir fazer isso, ninguém “precisa” ser um membro da Estrela do Oriente. 

Resposta – E nem da Maçonaria. Mas os rituais e objetivos dessa fraternidade auxiliam as pessoas a aperfeiçoar sua conduta e seu comportamento, ajudando-as em seu desenvolvimento para tornarem-se seres humanos melhores.



Pergunta – Em minha Loja, as mulheres já participam do Departamento Feminino e já fazem ações beneficentes. Qual a vantagem de entrar para a Estrela do Oriente?

Resposta – São coisas bem diferentes. Na Ordem da Estrela do Oriente, elas passam por uma iniciação e tornam-se membros de uma fraternidade que está presente em quase todos os países, com mais de um milhão de membros. Elas têm também a oportunidade de trabalhar sua personalidade e seu lado espiritual, pelos ensinamentos contidos no nosso Ritual. Além do mais, a Estrela do Oriente não é só para as esposas, mas também para as filhas, irmãs, mães, viúvas, noras, enteadas e outras parentes de Mestres Maçons que, antes, tinham pouca ou nenhuma participação na comunidade maçônica. 



Pergunta – Se as cunhadas forem iniciadas na Ordem da Estrela do Oriente o Departamento Feminino da Loja será extinto?

Resposta – Não, a não ser que seja esse o desejo da Loja, ao criar um Capítulo da Ordem da Estrela do Oriente exclusivamente para seus membros e parentes femininas. Geralmente, os Capítulos da Ordem da Estrela do Oriente são administrativamente independentes das Lojas e, inclusive, reúnem pessoas oriundas de várias Lojas, o que não interfere na participação que esses membros têm em suas respectivas Lojas. 



Pergunta – Como se reconhece um membro da Ordem da Estrela do Oriente?

Resposta – Os maçons têm gestos e palavras através dos quais se reconhecem como Irmãos. Do mesmo modo, os membros da Ordem da Estrela do Oriente têm sinais, toques e palavras de passe que os fazem reconhecer-se como Irmãos e Irmãs. 



Pergunta – Por que o emblema da Ordem é uma estrela “invertida” (“de cabeça para baixo”)?

Resposta – Na verdade, a estrela não está invertida. Ela aparece nos documentos da Ordem com duas pontas “para cima” e uma ponta “para baixo” porque é essa a representação gráfica mais fiel para a visão que se tem ao contemplar a Estrela, quando se está no Ocidente. A Estrela, dentro da Sala do Capítulo, fica na posição horizontal, na forma de um tapete que é colocado no centro da Sala. Portanto, nenhuma de suas pontas está “para cima” ou “para baixo”. Na verdade, a ponta branca fica voltada para o Ocidente, por razões ritualísticas. 



Pergunta – Por que Aprendizes e Companheiros não podem ser membros da Estrela do Oriente?

Resposta – Porque nos Estados Unidos, onde a Ordem foi criada, os estágios equivalentes aos de Aprendiz e Companheiro são uma espécie de “período probatório” bem curto. Lá, quem abandona a Maçonaria antes de tornar-se Mestre não chega a ser considerado Maçom. No Brasil é um pouco diferente mas, como as Leis da Ordem são as mesmas para todos os países, não podemos aceitar Aprendizes e Companheiros como membros, nem tampouco suas parentes femininas. Mais tarde, quando conquistam o grau de Mestres Maçons, seu caminho para ingressar na Estrela do Oriente está liberado. 



Pergunta – Quero ingressar na Ordem, mas o Capítulo que já existe na minha cidade é patrocinado pela Grande Loja e eu sou maçom do Grande Oriente (ou vice-versa). É possível abrir um outro Capítulo na mesma cidade?

Resposta – Sim, é possível, mas não é necessário.Um mesmo Capítulo pode ter membros de várias Lojas, de Potências Maçônicas diferentes, desde que sejam Potências reconhecidas pela Grande Loja de Washington, D.C. (Estados Unidos), onde se situa a sede do Grande Capítulo Geral da Ordem da Estrela do Oriente. No caso do Brasil, por enquanto, somente as Grandes Lojas estaduais e o Grande Oriente do Brasil, Grande Oriente do Rio Grande do Sul são potências maçônicas reconhecidas e autorizadas a operar com a Ordem da Estrela do Oriente.



Pergunta – O Capítulo deve obediência à Potência que o está patrocinando?

Resposta – Não. Por se tratar de uma outra instituição, distinta da Maçonaria, a Ordem da Estrela do Oriente tem leis e autoridades próprias. Sua instância máxima é o Grande Capítulo Geral, que fica nos Estados Unidos. Assim, um Capítulo da Estrela do Oriente não está subordinado a Potência Maçônica alguma. Sua relação com as Potências é sempre de respeito e cooperação porque, como Ordem paramaçônica, a Estrela do Oriente busca seus membros na comunidade maçônica, quase sempre “misturando” pessoas de Potências diferentes.A Estrela do Oriente nunca vai contra a Maçonaria, ela sempre se coloca a seu lado e à disposição, como força complementar. Ela existe para somar, não para dividir.



Pergunta – Então, o que significa o patrocínio?

Resposta – Significa “apoio”.  É para garantir a existência de um local adequado para o novo Capítulo se reunir. Na verdade, a expressão mais adequada seria “apadrinhamento” e não “patrocínio”. Pode-se abrir um novo Capítulo da Ordem se alguma Loja Maçônica, jurisdicionada a uma Potência reconhecida, assinar um formulário de patrocínio, após deliberação e aprovação em assembléia. Ou, então, se a própria Potência Maçônica assumir o patrocínio. Esse documento sinaliza para o Grande Capítulo Geral (sede mundial da Ordem da Estrela do Oriente) que, naquela cidade, a Maçonaria (ou pelo menos parte dela) concorda com a presença da Estrela do Oriente. Não se trata de dinheiro, pelo menos não necessariamente. É verdade que a abertura de um Capítulo envolve custos e que, muitas vezes, a Loja patrocinadora banca essas despesas, no todo ou em parte. Isso não coloca o Capítulo sob a autoridade dessa Loja, mas sim sob sua proteção. Uma vez em funcionamento, cada Capítulo deverá caminhar com suas próprias pernas, no que se refere a finanças. Com relação a Leis, o que vale é a Constituição do Grande Capítulo Geral.



Pergunta – Isso quer dizer que, se houver alguma “confusão” no Capítulo, a Loja patrocinadora não vai poder interferir para “resolver”?

Resposta – Exatamente. Os problemas de um Capítulo devem ser resolvidos por seus próprios membros (que são todos adultos), de acordo com as leis e regulamentos do Grande Capítulo Geral. Nos casos em que houver necessidade de arbitragem, deve-se recorrer às autoridades da própria Ordem da Estrela do Oriente, conforme a hierarquia especificada na Constituição, Regras e Regulamentos do Grande Capítulo Geral. Mas se um Capítulo estiver funcionando corretamente, dentro dos preceitos da Ordem da Estrela do Oriente, a harmonia estará assegurada e dificilmente haverá espaço para “problemas”.
 www.capituloluzdopoente27.blogspot.com.brFonte: Capítulo Moral e Justiça  - Belo Horizonte - MGIrmão Rodrigo Sampaio Cravo
Maiores informações podem ser obtidas no blog. www.capituloluzdopoente27.blogspot.com.br
ERRATA

Meus IIr.´. infelizmente a noticia que foi vinculada na data de ontem com relação a inclusão do Grande Oriente do Rio Grande do Sul no list of lodge, não esta correta.

Foi uma autorização especial para que os IIr.´. desta Potência maçônica possam ser iniciados na Ordem da Estrela do Oriente.

Segue a resposta encaminhada pelo Eminente Ir.´. Tullio Colacioppo, Secretário Geral de Relações Internacionais do Grande Oriente do Brasil.

We have NOT added any NEW listings for Brazil for 2013.  In the 2013 edition will be the updated listing for the Grande Oriente do Brazil - Rio Grande do Sul (State Grand Master: Jorge Colombo Borges) which was provided by your office and the updated listing for Grande Loja Maconica do Estado do Rio Grande Do Sul (Joao Otavio Cezar Lessa, Grand Master).

Nós não adicionou nenhuma listagem de novo para o Brasil para 2013. Na edição de 2013 será a listagem atualizada para o Grande Oriente do Brasil - Rio Grande do Sul (Estado Grand Master:), que foi fornecido pelo seu escritório ea lista atualizada para Grande Loja maçônica do Estado do Rio Grande do Sul (João Otávio Cezar Lessa, Grand Master).


Tal noticia postei baseado na informação oriunda do Grande Capitulo Geral da Ordem da Estrela do Oriente - USA, transmitida via e-mail para o nosso Deputado da MDGM e MDGP - Região A-  Ir.´. Gregorio Alves D'Avila


Acabei de receber email resposta do MDGP ir. John Grobler reconhecendo o direito dos irmãos e seus familiares do Grande Oriente Independente do RS (COMAB) de fazerem parte da OEO, em razão do recente reconhecimento dessa Potencia Maçônica pela Grande Loja do Distrito de Columbia.
Peço a todos que divulguem em seus Capitulos e entre os irmãos do GORGS esta excelente noticia.
Assim mesmo meus IIr.´. Sigam nossas façanhas de modelo a toda História da Maçonaria Brasileira.

A Ordem da Estrela do Oriente do Rio Grande do Sul esta aberta para IIr.´. das duas potências maçônicas do Estado bem como da Obediência maçônica GOBRS. 

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

OS IRMÃOS MAÇONS DO RIO GRANDE DO SUL EM FESTA


Meus IIr.´. com muita alegria  recebemos a confirmação da inclusão do Grande Oriente do Rio Grande do Sul (COMAB) no "LIST OF LODGE 2013".

Viva  a   MURGS (Maçonaria Unida do Rio Grande do Sul).

Com isto a nossa frase do ano de 2013 "BRASILEIROS COMO SEMPRE, MAÇONS COMO NUNCA" agora também é "Irmãos Gaúchos como sempre unidos, maçons como nunca".

Parabéns para o Grande Oriente do Rio Grande do Sul, parabéns para os IIr.´. que sempre acreditaram e trabalharam muito para unir os IIr.´.

http://www.pantagraphprinting.com/ESW/Files/2013IndividOrderForm.pdf

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013


JANUS

No Ritual do Grau 14 (Mestre da perseverança) do Rito Brasileiro de Maçons Antigos Livres e Aceitos, você ira encontrar uma moeda contendo as duas faces de Janus.

Ai fica o questionamento, quem é Janus?

Ele aparece na mitologia como um dos mais antigos deuses romanos.

Conhecido com o  deus das portas, foi o deus do inicio e do fim ou seja da abertura e do encerramento. 

O mês de janeiro faz referência ao seu nome sendo chamado no inicio da época de semeadura e colheita, casamentos e nascimentos. 

Conhecido como o deus com duas faces. Originalmente representava domingo e segunda-feira. Deus da fertilidade e Deus da vida.


 Na localidade de Autun, França existem as ruinas do templo de Janus.


Janus foi o inventor das guirlandas dos botes e dos navios  e foi o primeiro a cunhar moedas de bronze, nelas de um lado estava o busto de janus com as duas faces e do outro lado, navios, guirlandas ou botes.

LUTO


MEUS  IRMÃOS, COM PESAR INFORMAMOS O PASSAMENTO DA NOSSA CUNHADA LINDAMAR MUSSI.


O sepultamento acontecera em Canguçu no dia 04.01.13

Que o Pai Celestial receba a nossa cunhada e que os espíritos consoladores estejam com o nosso Irmão Gilberto Moreira Mussi (ex Sereníssimo Grão Mestre da MRGLMERGS).

sábado, 2 de fevereiro de 2013


ARLS Arca da Aliança 2489, realiza sua primeira Sessão Ritualística de 2013.

As 20 horas  após a entrada ritualística dos Obreiros no templo, o Venerável Mestre Ir.´. Eduardo Lecey  solicitou ao mestre de harmonia que amenizasse as luzes do templo para que todos IIr.´. fizessem  um minuto de silêncio pelos sobrinhos, sobrinhas e  vitimas da tragédia de Santa Maria.


Antes da abertura dos trabalhos o Venerável Mestre lembrou a todos que a Fundação São João esta com plantão 24 horas recebendo materiais com isso o GORGS esta trabalhando em prol dos necessitados  e que de acordo com o site da GLMERGS o hotel de transito esta lotado que estariam passando maiores informações durante a semana a respeito do apoio que pode ser dado as vitimas.

O Ir.´. Thiago Pinzon realizou a entrega de uma paejeira, presente do Sr. Arlindo Pinzon para a loja Arca da Aliança.

 O Ir.´. Davi David falou em nome da comissão de Beneficência referente a campanha “Volta as aulas”.

 O Ir.´. Antônio Verissimo falou a respeito do Capitulo De Molay Arca da Aliança a respeito da ultima reunião e data para regularização do mesmo.

 O Ilustre ex venerável da Loja Arca da Aliança 2489 Ir.´. Edson Condotta, realizou a entrega das atas devidamente assinadas, que foram encadernadas trabalho este de resgate e renumeração feito pelo Ir.´. Marco Aronne.

 O Venerável Mestre agradeceu a presença dos 22 IIr.´. presentes convocou a loja para a próxima sessão dia 08.02 onde estrearemos a nossa paejeira e estreando o nosso Bloco Bafo de Bode.


Após a sessão os IIr.´. puderam saborear um delicioso carreteiro preparado pelo Ir.´. José Otto e a arrecadação toda foram destinados para a comissão de beneficência.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

OS ESTANDARTES  DO RITO BRASILEIRO  RIO GRANDE DO SUL.

FEDERADAS AO GOB

ARLS Arca da Aliança 2489
Oriente de Porto Alegre 
Sessões as Sexta-Feira - 20 Hrs

ARLS Filantropia e Liberdade 3869
Oriente de Novo Hamburgo 


ARLS Obreiros do Vale do Taquari 3167
Oriente de Lajeado 
Sessões 2ª e 4ª Terça-feira - 20 hrs

ARLS Cruzeiro do Sul 3980
Oriente de Bagé
Sessões Segunda-feira 20 hrs
ARLS Vila Setembrina 4041
Oriente de Viamão
Sessões 1ª e 3ª Terça-feira - 20 hrs

ARLS Heráclito Victória 3168
Oriente de Caxias do Sul
Sessões Quarta-Feira - 20 Hrs


ARLS Irai  Silveira 4222
Oriente de Porto Alegre
Sessões 2ª e 4ª Quarta-feira - 20 Hrs e 30 Min



FEDERADOS AO SUPREMO 
CONCLAVE DO BRASIL

Ilustre e Sublime Capitulo Rosa Cruz Visconde de Mauá 77
Vale de Porto Alegre

1º  e 2º Sábado do Mês 

Colégio de Estudos

3ºe 4º Sábado