sábado, 31 de maio de 2014

ARLS ARCA DA ALIANÇA 2489
NOITE DE INSTRUÇÃO E MUITA ALEGRIA
 

As 20 horas o Ilustre Venerável Mestre Ir.´. Eduardo Lecey, tendo ao seu lado esquerdo o Ilustre Venerável Mestre Ir.´. Stives Silveira (ARLS Irai Silveira 4222), declarou aberto os trabalhos da ARLS Arca da Aliança 2489, nesta noite contanto com a presença das seguintes autoridades maçônicas:
Poderoso Ir.´. Délcio Pereira (Estrela da distinção e Deputado Federal ARLS Arca da Aliança 2489), Poderoso Ir.´. Eurico Campos (Deputado Federal ARLS Irai Silveira 4222), Poderoso Ir.´. Carlos Zanchi (Conselheiro do TCM), Venerável Ir.´. Jorge Roberto Cunha de Oliveira "Tranquilo" (Dep.´. Est.´. e Chefe de Gabinete, ARLS Novo Milênio 3386), Venerável Ir.´. Ernesto Lecey (Deputado Est.´. ARLS Sentinela do Piratini 4271), Venerável Ir.´. Evandro Lecey (Dep.´. Est.´. e Relações Publicas ARLS Vila Setembrina 4041).
Nesta ocasião a loja foi convertida ao grau de companheiro  para que fosse procedida a sabatina de aferição de cultura dos IIr.´. Heron e Rafael, após a loja foi convertida ao grau de MM para votação do pedido de aumento de salário dos IIr.´., no andar superior durante foi procedida a câmara de estudo  no grau de aprendiz.
Destacamos também a visita dos IIr.´. Irineu Filho (ARLS Estrela do Sul GORGS/COMAB), Ir.´. José Carlos Rossetto (ARLS Adai Paulo Modena 245 MRGLMERGS/CMSB), Ir.´. Sergio Menezes (ARLS Obreiros do Vale do Taquari 3167) e Ir.´.  Ernani Fortini (ARLS Novo Milênio 3386).
Após  a sessão, todos os presentes saborearam um delicioso churrasco, que estava sendo preparado pelos IIr.´. José Otto e Antônio Veríssimo.
Texto e Fotografias Evandro Lecey 

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Origens e História do Rito Brasileiro
C.˙. M.˙. Odair Formagio Junior – CIM: 275684
Loja Barreto Leme – Nº 4010 

1. Introdução
O Rito Brasileiro hoje é o segundo Rito mais difundido entre os Ritos adotados no Brasil. Novas Lojas estão sendo fundadas, a sua maneira harmoniosa de ser executado, os seus propósitos cívicos, morais, históricos e culturais, estão fazendo a cada dia mais adeptos. Ele vem se firmando cada vez mais e vem encontrando sua identidade a qual, dentro de mais alguns anos, estará completamente formada.
Convém frisar que o Rito Brasileiro é patriótico sem ser nacionalista ou xenófobo.
Tanto é verdade que ele prega que "Constitui um dos altos objetivos do Rito o incentivo e a prática do Civismo em cada Pátria". Ele, desde que adaptado a qualquer país, poderá ser usado como sendo o Rito daquele país.
Os graus superiores são transparentes, modernos, objetivos, fluentes e lindos. Além de seu desenrolar ser escrito em linguagem moderna e bastante compreensível, não existe aquela auto imprecação onde o elevando na hora de seu juramento fica chamando sobre si as piores pragas e os maiores e trágicos castigos caso seja considerado um mau adepto. O Rito Brasileiro confia mais na palavra do maçom. A palavra de um Homem tem muito mais valor que um juramento forçado, pueril e ambíguo.
É um Rito Teísta e a sua concepção de Deus é que ele seja o Supremo Arquiteto do Universo, e não Grande Arquiteto do Universo, pois "grande" não define em profundidade a ideia de Deus para os Maçons do Rito Brasileiro, uma vez que "grande" é um epíteto muito usado frequentemente para definir coisas imensas. Respeitam-se, porém, as concepções de outros Ritos sem quaisquer restrições.
2. Origens e História do Rito Brasileiro
Um Rito Maçônico, criado no ambiente de nossa Pátria, foi sempre uma aspiração do Maçom no Brasil. Essa aspiração evidenciou-se pela primeira vez, em 1878, com a “Constituição da Maçonaria do Especial Rito Brasileiro”, em Pernambuco, tendo como
seu fundador o Irmão José Firmo Xavier, que se condecorou com o imponente título de Grande Chefe Propagador devendo ser, em caso de morte, substituído por um Grande Chefe Conservador. Entre os papéis deixados pelo Imperador Pedro II e reunidos em dois códices pela Biblioteca Nacional, encontram-se a sua Constituição e a “Caderneta Nominal dos Sócios” (Quadro de Obreiros), com 838 assinaturas de Irmãos maçons daquele Oriente àquela época e foi dedicado à proteção do Imperador e ao Papa.
Embora várias outras tentativas fossem promovidas, o Rito Brasileiro só tomou impulso, realmente, com o Decreto nº 500, de 23 de dezembro de 1914, por iniciativa do General Lauro Sodré, então Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil, consolidandoo como Rito Regular, Legal e Legítimo, o que veio dar-lhe caráter decisivo e imperecível.
Através do Decreto nº 536, foi apresentada à Assembléia Geral, em sessão de 16 de outubro de 1916, a Constituição do Rito, que foi apreciada com citações de louvor, sendo promulgada em 1916/1917, passando, assim, a ser reconhecido, consagrado e autorizado, em todo o território nacional.
O Decreto nº 554, de 13 de junho de 1917, adotou e incorporou ao Patrimônio da Legislação do Grande Oriente do Brasil a 1ª Constituição do Rito Brasileiro, contendo sua Declaração de Princípios, Estatutos, Regulamentos, Rituais e Institutos.
Muitos movimentos foram realizados em prol do Rito e várias tentativas de fundação de Lojas foram feitas em alguns Estados mas não sobreviveram, por inexistência de uma Oficina Chefe do Rito, e/ou por falta de rituais impressos.
Em 1921, tentaram implantar o Rito, editando Rituais nos três Graus Simbólicos, haja vista que quando da fundação esses rituais não foram editados pelo Grande Oriente do Brasil. Na realidade, esses Rituais eram cópias quase fiéis do Rito de York, uma vez que um ano antes haviam sido traduzidos do inglês para o português e impressos pelo Grande Oriente do Brasil. Com os rituais prontos, a Loja Campos Sales, do Oriente de São Paulo, recém-fundada, passa a trabalhar no Rito Brasileiro, tornando-se assim a primeira Loja a trabalhar no Rito Brasileiro, porém por pouco tempo. Outra tentativa deu-se no Oriente de São Paulo, em 1928, quando a Loja Ipiranga tentou trabalhar no Rito Brasileiro, também não obtendo sucesso. Através do Ato nº 1617, de 03 de agosto de 1940, é formada uma Comissão de sete membros para a reestruturação do Rito Brasileiro, que estava adormecido desde a década de 20, e através do Ato nº 1636, de 06 de fevereiro de 1941, é nomeada uma Comissão para a formação da Oficina Chefe do Rito, dela fazendo parte os Irmãos remanescentes da fundação do Rito em 1914, mais os Irmãos Álvaro Palmeira e Otaviano de Menezes Bastos, sendo, em 19 de abril de 1941, aprovada e publicada a Constituição do Rito Brasileiro, devidamente aprovada pelo Conselho Geral do Grande Oriente do Brasil.
A Oficina Chefe do Rito passou a chamar-se Soberano Supremo Conclave do Rito Brasileiro, sendo eleito para dirigir o Rito o Irmão Otaviano de Medeiros Bastos, que passou a ter o título de Soberano Grande Principal (hoje, Soberano Grande Primaz), e o Irmão Álvaro Palmeira, o título de Grande Propagador (hoje, Grande Regente). Porém, pela efemeridade das Lojas, o Rito entra em adormecimento.
A implantação definitiva e vitoriosa só ocorreu quando, através do Decreto nº 2.080, de 19 de março de 1968, o Irmão Álvaro Palmeira, então Grão-Mestre Geral, nomeou uma nova Comissão com amplos poderes de revisão e reestruturação do que fora feito até ali, a fim de pôr o Rito “rigorosamente acorde às exigências maçônicas da Regularidade internacional”, conferindo-lhe “âmbito universal, separando o simbolismo do filosofismo e constituindo-o em real veículo de renovação da Ordem, conciliando a Tradição com a Evolução”. O Soberano Supremo Conclave do Brasil para o Rito Brasileiro foi reerguido em 25 de abril de 1968, com a aprovação da nova Constituição, e o Rito passou a ter nova denominação: Rito Brasileiro de Maçons Antigos, Livres e Aceitos. Nesta mesma data é fundada a primeira Loja Simbólica do Rito Brasileiro nessa fase de reimplantação, a Loja Fraternidade e Civismo, no Oriente do Rio de Janeiro (à época, Guanabara), que passou a ser a Loja Primaz do Rito Brasileiro. Por este motivo, ficou consagrado o dia 25 de abril como o Dia Nacional do Rito Brasileiro.
No mesmo ano, são fundadas as Lojas Araribóia (Niterói-RJ, em 04 de maio) e Castro Alves (Salvador-BA, em 07 de maio); e a Loja Labor e Civismo (Cataguases-MG, em 24 de maio) muda do Rito Francês para o Rito Brasileiro, tornando-se a quarta Loja do Rito. No dia 1º de junho, o Boletim Oficial do Grande Oriente do Brasil publicou a aprovação, pelo Conselho Federal da Ordem, da Constituição do Rito Brasileiro. Em 10 de junho, é assinado o Tratado de Aliança Maçônica entre o Grande Oriente do Brasil e o Supremo Conclave do Brasil para o Rito Brasileiro, ratificado pela Assembléia Federal Legislativa em 27 de julho de 1969. Em 24 de junho de 1968 o Irmão Álvaro Palmeira passa o Primeiro Malhete da Ordem ao seu sucessor e passa a dedicar-se exclusivamente ao Rito Brasileiro, que deixara totalmente constituído, com sua Oficina Chefe funcionando, e com quatro Lojas Simbólicas também funcionando.
A partir de sua reestruturação ocorrida em 1968, o Rito Brasileiro passou a se expandir pelo Território Nacional, formando Lojas Simbólicas e Oficinas Litúrgicas, constituindo, hoje, o segundo Rito mais praticado no Brasil, estando presente em quase todos os Estado da Federação.
3. Conclusões
Através deste trabalho foi possível entender e conhecer um pouco das origens do Rito Brasileiro, assim como a história de seus idealizadores. A criação do Rito Brasileiro engloba uma história de ideais, enfatizando que "a Maçonaria é universal, mas o Maçom tem uma Pátria". Assim, o Rito Brasileiro vem atender as peculiaridades sócias geográficas que influenciam o Maçom Brasileiro.
Referências
http://www.ritobrasileirogob.com.br/portal/mnuhistoria.html - Acesso em: 25 de janeiro de 2014.
http://www.lojatabajara.xpg.com.br/rito.htm - Acesso em: 07 de março de 2014.
http://www.redempcao.org.br - Acesso em: 07 de março de 2014.

http://www.ritobrasileiroms.org.br - Acesso em: 25 de janeiro de 2014

quinta-feira, 29 de maio de 2014

O NOVO DESPERTAR
Álvaro Palmeira e a Consolidação do
 Rito Brasileiro

 Quando Álvaro Palmeira assumiu o seu mandato, em 1963, o Rito Brasileiro apresentava o seguinte cenário:

a) Era um Rito reconhecido e incorporado ao Grande Oriente do Brasil, reconhecido, consagrado e autorizado pela Soberana Assembléia e tinha a sua Constituição adotada e incorporada ao patrimônio legislativo do Grande Oriente do Brasil;
b) Ocorreram duas tentativas para a sua implantação definitiva, uma em 1921, em São Paulo e outra em 1940, na antiga Guanabara, com a publicação de alguns Rituais e fundação de algumas Lojas;
c) As lojas surgidas em diversos Orientes, tanto naquele período inicial e outras mais recentemente, fracassaram pela falta de Rituais completos e ausência de governo no filosofismo do Rito;
d) Dois Atos haviam sido baixados pelo Soberano Grão-Mestre Geral, em 1940, o de nº 1.617, relacionado com a constituição do núcleo do Corpo Máximo do Rito Brasileiro (Supremo Conclave), e o outro, o de nº 1.636, que designava uma comissão para sua regularização;
e) Vários IIr de relevo, depois de 1940, haviam sido agraciados com o mais alto Titulo do Rito, ainda que o Supremo Conclave, logo adiante,  viesse adormecer;
f) Havia, nessa época, um interesse manifesto pelo Grão-Mestrado, em promover uma reformulação na Maçonaria no sentido de ela corresponder às exigências do momento vigente, e o Rito Brasileiro, por seu conteúdo, era o que possibilitaria a interação da Maçonaria Contemplativa à Maçonaria Militante, respeitando o alto conteúdo doutrinário da Instituição. A Igreja Católica era o exemplo marcante de que era possível a uma instituição que cultiva a tradição, ser evolutiva no atendimento das necessidades conjunturais da sociedade;
g) Em março de 1968, infelizmente, não havia nenhuma Loja do Rito Brasileiro do Grande Oriente do Brasil em funcionamento, encontrando-se o Rito até então adormecido.
Assim, o Soberano Grão-Mestre Geral Álvaro Palmeira, considerando o cenário existente, e o desejo insistente de numerosos IIr em vários Orientes, de trabalharem no Sistema do Rito Brasileiro, que vinham de encontro aos seus próprios anseios, e contando com o apoio  e a aprovação unânime dos IIr do Conselho Federal da Ordem, desencadeia o processo de implantação regular do Rito Brasileiro, ao baixar o Decreto nº 2.080, de 19 de março de 1968, que teve o intuito de renovar os Superiores  Objetivos do  Ato nº 1.617, de 03 de agosto de 1940, como marco inicial da efetiva implantação  do Rito Brasileiro, e determina a constituição de uma Comissão Especial, composta por 15 Poderosos Irmãos, com a finalidade de reverem, com plenos poderes, a Constituição do Rito Brasileiro, publicada pelo Grande Oriente do Brasil, em 1940, de modo a colocar o Rito rigorosamente em acordo com as exigências Maçônicas da Regularidade Internacional, fazê-lo Universal, separar o  Simbolismo  do Filosofismo, e tornando-o um  verdadeiro veículo de renovação da Ordem, conciliando a  Tradição com a Evolução.
Participaram desta Comissão os EEm IIr Benjamim Sodré, Grão-Mestre Geral Honorário e Erasmo Martins Pedro, Grão-Mestre Adjunto, e mais os PPod  IIr Adhmar Flores, Alberto Alves Sarda, Álvaro de Mello Alves Filho, ARdvaldo Ramos, Cândido Ferreira de Almeida, Edgard Antunes de Alencar, Eugênio Macedo Matoso, Humberto Chaves, Jorge Bittencourt, Jurandyr Pires Ferreira, Norberto Santos, Oscar Argollo e Tito Ascoli de Oliva Maya.
O Professor Álvaro Palmeira se designou Assessor desta comissão, orientando seus trabalhos, inclusive na redação da nova Constituição do Rito, aprovada em 25 de Abril de 1968. Nela, os quatro Títulos de Honra, constantes na Constituição de 1919, transladaram-se para as quatro Oficinas Litúrgicas: Sublimes Capítulos - Mestres e Cavaleiros, Graus 4 a 18; Grandes Conselhos - Missionários, Graus 19 a 30; Altos Colégios - Guardiões do Bem Público, e do Civismo, Graus 31 e 32; e Supremo Conclave - Servidor da Ordem e da Pátria, Grau 33.
A Comissão constituída se esforçou para por o Rito em ordem, porque ele já era Legal, Regular e Legítimo.
A Magna Reitoria inicial tinha como Grande Primaz de Honra o Ir Almirante Benjamim Sodré.  O primeiro Grande Primaz de Ofício foi o Ir Humberto Chaves, seguido pelos IIr Adhmar Flores, Cândido Ferreira de Almeida. O atual Grande Primaz Nei Inocencio dos Santos, assumiu o cargo, no fim da década de oitenta, com total apoio de Álvaro Palmeira, do qual foi seu assessor direto.
O cargo de Grande Instrutor do Rito foi desempenhado, em 1968, pelo Ir Professor Álvaro Palmeira, responsável pela regularidade Maçônica do Rito e pela exação dos Rituais.
Palmeira, como Soberano Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, moldou o Rito, na área doutrinária e intelectual, na esfera do conhecimento. Em 1968, ele deu estrutura ao Rito e escreveu todos os nossos Rituais Simbólicos e Filosóficos, exceto os Rituais dos Graus 15, 19, 29 e 33, de autoria dos Eminentes Irmãos Antônio Carlos Simões (15 e 33), Dagoberto Sérvulo de Oliveira (19) e Fernando de Faria (29).
CONCLUSÃO
A criação do Rito Brasileiro engloba uma história de ideais, enfatizando que "a  Maçonaria é universal, mas o Maçom tem uma Pátria". Assim, o Rito Brasileiro vem atender as peculiaridades sócio-geográficas que influenciam o Maçom Brasileiro.

Álvaro Palmeira propôs a Maçonaria Social, que remete à maçonaria Universal, a Quarta fase, ao Quarto Período, ao Quaternário. É a Maçonaria dinâmica, participativa, ecológica, preocupada com a sorte da Humanidade. É o Renascimento maçônico, no que a Ordem possui de mais belo e profundo: o Conhecimento e a Fraternidade - esta é a missão destinada ao Rito brasileiro, ideal máximo de Álvaro Palmeira.

Fonte Site: www.supremoconclave.com.br

quarta-feira, 28 de maio de 2014

BLOG RITO BRASILEIRO
URBI ET ORBI
100.000 VISUALIZAÇÕES 


Meus Irmãos, amigos,  no dia 29.04.2012 colocamos no ar o Blog Rito  inicialmente usando o nome Rito Brasileiro Sul,  em seguida o mesmo passou a se chamar Rito Brasileiro, pois não poderíamos ter uma divisão Norte, Sul, Leste, Oeste e sim uma integração dos irmãos. Hoje 27.05.2014, passados 2 anos e quase um mês atingimos a marca de 100.000 (Cem Mil) visualizações no Blog:
 Os Números do Blog:
100.000 Visualizações
653 Matérias publicadas
102 Seguidores
88 Países
5 Continentes

As noticias com maior numero de visualizações:

O jeito Arca da Aliança para homenagear as mães.
830 Visualizações, publicada em 03.05.2014

Noite Francesa na Loja Brasileira
812 Visualizações, publicada em 22.03.2014

Tenor Giovanni Marquezeli  apresenta-se  na ARLS Arca da Aliança 2489
800 Visualizações, publicada em 11.08.2013

Agradeço os irmãos, as lojas  que colaboram com o sucesso do Blog, Liberdade Absoluta de Consciência.  Através do Blog, apresentamos nossas lojas, nossas atividades, podemos mostrar não só para a sociedade maçônica  mas também para a humanidade a maçonaria regular, podemos levar e mostrar ao mundo o nosso Rito Brasileiro.

O meu muito obrigado principalmente para as lojas e IIr.´. :
Rio Grande do Sul
Arca da Aliança 2489
Filantropia e Liberdade 3869
Cruzeiro do Sul 3980
Obreiros do Vale do Taquari 3167
Vila Setembrina 4041
Heráclito Victória 3168
Irai Silveira 4222
Sentinela do Piratini 4271
Ilustre e Sublime Capitulo Rosa Cruz Visconde de Mauá 77
Delegacia Litúrgica do Rio Grande do Sul

Santa Catarina
União Brasileira II 2085
1ª Delegacia Litúrgica de Santa Catarina

Paraná
General Lauro Sodré 4047
Ilustre e Sublime Capitulo Rosa Cruz União Curitibana 84
1ª Delegacia Litúrgica do Paraná

São Paulo
América 189
Ilustre e Sublime Capitulo Rosa Cruz Vigilantes da Liberdade 56
Grande Conselho Kadosch Filosófico Gaspar Vaz 129
Colendo Alto Colégio Harmonia e Ética 213
2ª Delegacia Litúrgica de São Paulo

Rio de Janeiro
Supremo Conclave do Brasil

Mato Grosso do Sul
7 de Setembro 30
Walter Castelani 36
Luz dos Bandeirantes 41
Grande Oriente do Mato Grosso do Sul
Delegacia Litúrgica do Mato Grosso do Sul

Bahia
Liberdade e Gloria 4033

Paraíba e Pernambuco
Ilustre e Sublime Capitulo Rosa Cruz Asa Branca 76
Delegacia Litúrgica da Paraíba e Pernambuco

Distrito Federal
Guatimozim 2107
Delegacia Litúrgica do Distrito Federal

SEJA QUAL FOR O SEU RITO, 
VISITE UMA LOJA DO RITO BRASILEIRO.

Encero falando a celebre frase que o nosso dileto amigo, irmão, Delegado de honra ad vita, sempre fala. "Uma causa quando justa, cedo ou tarde ela triunfa" e complemento que tudo passa inclusive nossos algozes e falta pouco.

Recebam o nosso sincero,
TFA
Evandro Lecey, Ernesto Lecey, Eduardo Lecey


terça-feira, 27 de maio de 2014

9º BANQUETE RITUALÍSTICO CONJUNTO


Vem ai o 9º Banquete Ritualístico conjunto das lojas praticantes do Rito Brasileiro, presenças já confirmadas das AA.´.RR.´.LL.´.SS.´. Arca da Aliança 2489, Filantropia e Liberdade 3869, Obreiros do Vale do Taquari 3167, Heráclito Victória 3168, Vila Setembrina 4041, Irai Silveira 4222, Sentinela do Piratini 4222. Ilustre e Sublime Capitulo Visconde de Mauá 77.

Quando : 20/06/14
Horário : 20 Horas
Informações e convites eduardolecey@gmail.com

vagas limitadas.
BEM VINDO AOS 4 NOVOS
MISSIONÁRIOS DA PAZ, Gº 26

No dia 22 de junho, o Grande Prior Ir.´. João Jesus Palermo, declarou aberto os trabalhos do Grande  Conselho Kadosch Filosófico Gaspar Vaz, 129 no Oriente de Mogi das Cruzes
Nesta ocasião 4 valorosos irmãos foram iniciados no grau 26 "Missionário da Paz", segundo a doutrina do Rito Brasileiro de Maçons Antigos Livres e Aceitos.

Texto Eminente Irmão Marcio César de Castro Morais, Gº 33 (2ª DLRB-SP)
Fotografias Ir.´. Antônio Carlos Alves de Mira, G° 31
NOTICIAS DO RS
NO SITE DO SCB

Meus Irmãos, no site do Supremo Conclave do Brasil esta postada duas noticias referente ao estado do Rio Grande do Sul, as quais postamos abaixo.

COMITIVA DA LOJA FILANTROPIA E LIBERDADE Nº 3869 VISITA LOJA ARCA DA ALIANÇA Nº 2489 - RS

Na sexta-feira, dia 23 de maio, às 19:30 horas uma  comitiva constituída por Irmãos da ARLS FILANTROPIA E LIBERDADE Nº 3869, ao Oriente de Novo Hamburgo, visitou a ARLS ARCA DA ALIANÇA Nº 2489, ao Oriente de Porto Alegre, esta presidida pelo Venerável Mestre Ir.'. EDUARDO LECEY, que os recebeu efusivamente.
m_DSC03301A
Registro Geral dos presentes à Sessão, tendo ao centro, na primeira fileira, o Venerável Mestre Eduardo Lecey, da ARLS Arca da Aliança Nº 2489
Para saber mais acerca da notícia, clique no link abaixo:


GRAU 29 AO CLIMA DE PORTO ALEGRE - RS

E-mailImprimirPDF
O Poderoso GCKF GONÇALVES LEDO Nº 101, sob a presidência do Grande Prior Eminente FLÁVIO ANDRÉ TEIXEIRA 33º, ao Clima de Porto Alegre,  promoveu na data de 10 de maio do corrente ano, a Sessão de Regularização no Grau 29 do Rito Brasileiro - Missionário da Religião, do Poderoso Irmão SILVIO GRECCO, oriundo dos Altos Graus da Maçonaria Adonhiramita.
Acesse ao link abaixo do Blog de Notícias do Rito Brasileiro de autoria do Eminente Irmão EVANDRO LECEY 33º:
 Fonte www.ritobrasileirogob.com.br



ISCRC VISCONDE DE MAUÁ 77
SESSÕES DE INSTRUÇÃO

No sábado dia 24.05.14 o Ilustre e Sublime Capitulo Rosa Cruz Visconde de Mauá 77, se reuniu para sessão de instrução do grau 15, tendo como aterzata o Ir.´. Ernesto Lecey, Gº 33.
Em seguida o capitulo se reuniu em Sessão de instrução do Grau 9, tendo como Valoroso Mestre o Ir.´. Fernando Kappel, Gº 33.

Fotografias e Texto Evandro Lecey

segunda-feira, 26 de maio de 2014

ARLS FILANTROPIA E LIBERDADE 3869
VISITA A LOJA ARCA DA ALIANÇA 2489 

Na sexta-feira as 19:30 horas a comitiva da ARLS Filantropia e Liberdade 3869, capitaneadas pelos Mestres Maçons Rogerio, Diego, Enio, foram recepcionados pelo Deputado Estadual da loja Ir.´. Alex Freitas, no templo localizado na Travessa Comendador Batista, 67.
As 20 horas o Ilustre Venerável Mestre Ir.´. Eduardo Lecey, declarou aberto os trabalhos da ARLS Arca da Aliança 2489, em sessão ordinária do grau de aprendiz maçom. 
Na ordem do dia, foi procedida a entrega das medalhas e diplomas de mestre maçom para os Irmãos Irineu Neto e Ronaldo Garzão.
Destacamos a presença do Poderoso Ir.´. Delcio Evilazio Pereira (Estrela da distinção maçônica).
No uso da palavra o Venerável Ir.´. Diego Mota, trouxe o abraço fraterno do ilustre Venerável Mestre Ir.´. Renan Barros (ARLS Filantropia e Liberdade 3869), comentou que estavam retribuindo a visita da loja mãe e que os laços que nos unem não devem ser separados. Falou de sua alegria em ali estar nesta data especial.
O Ilustre Venerável Mestre, falou para todos do banquete ritualístico conjunto das lojas praticantes do Rito Brasileiro,  que se aproxima assim como da exaltação conjunta.
Após a sessão todos os presentes se reuniram para saborear um delicioso agape, encerou falando que é bom e agradável estarem os irmãos unidos e fortes.

Texto Evandro Lecey
Fotografias Irineu Filho

sábado, 24 de maio de 2014

ALMAS BRASIL SHRINE CLUBE 
RIO GRANDE DO SUL
REALIZA MAIS UMA INICIAÇÃO 


No sábado dia 24.05.14 as 15 horas o Brasil Shrine Clube – Rio Grande do Sul (Almas), se reuniu no complexo templário localizado na Rua Ernesto Fontoura, 1144 no oriente de Porto Alegre,  para realizar mais uma cerimonia de iniciação. 
Os cargos ficaram composto com os nobres irmãos:  Potentado Nobre Batista, Sumo Sacerdote  Nobre Malcon,  Mestre de Cerimonias Nobre Dante, Marechal Nobre Tipa, Guia Oriental Nobre Lecey, Chefe Rabban Nobre Roedel, Rabban Assistente Nobre Schneider, Nobre Sábio Nobre Livio, Capitão de Guarda Nobre Sebastião, Beni Kedem Nobre Livio, Orador Nobre Amador. 
Após os filhos do deserto, terem feito a sua peregrinação pelas areias quentes e do sol escaldantes, foram considerados dignos e admitidos junto ao Shrine Clube, nesta ocasião foram iniciados os Nobres Irmãos  Sydnei Mitidieri Silveira (ARLS Evolução – GORGS), Renato Caron Neto (ARLS Obreiros de São João –GLMERGS), Fábio Bonfin Fraga (ARLS Fraternidade Estrelense – GORGS), Luis Carlos Trainini (ARLS União do Vale – GORGS), Fulvio Ricardo Peixoto Delavi (ARLS Corpus Juris – GLMERGS). 
Registramos a presença do Nobre Ir.´.  Fermino (GORGS) e Valle (GLMERGS), do Poderoso Irmão Fernando Hecker Kappel (Deputado Federal GOB), Venerável Irmão Ernesto Lecey (Deputado Estadual GOBRS), José Emilio Dapper  (ARLS Manoel Soares Leaes GOB),  os quais abrilhantaram nossa importante reunião além da Digna Matriarca do Capitulo Luz do Poente 27 Eva Lecey (Ordem da Estrela do Oriente) e do  2º Grande Mestre  Estadual do Grande Capitulo Estadual da Ordem Demolay  Rio Grande do Sul (SCODB)  Irmão Irineu Filho.
 Ao termino da iniciação o Potentado Nobre Batista, fez uma breve apresentação da ordem  Shrine,  que é considerada a maior instituição particular filantrópica do mundo atuando junto a sociedade através dos seus 23 hospitais, que prestam auxilio a crianças de 0 a 18 anos, que se enquadrem dentro do padrão de atendimento Shriners.
 Após o Ilustre Presidente Nobre Amador, declarou encerrada a nossa reunião de iniciação e convidou todos os presentes para confraternizarem no salão de festa no andar superior. 
Aproveitamos para informar que este ano teremos mais uma iniciação no segundo semestre, maiores informações no site www.brasilshriners.org.br
 Texto e fotografias Evandro Lecey

sexta-feira, 23 de maio de 2014

VISITA A ARLS
FILANTROPIA E LIBERDADE 3869 

Na quarta-feira dia 21.05.14 o Ilustre Venerável Mestre Ir.´. Eduardo Lecey (ARLS Arca da Aliança 2489), acompanhado de sua comitiva, foi recepcionado pelo Ilustre Venerável Mestre Ir.´. Renan Barros (ARLS Filantropia e Liberdade 3869). 
Nesta ocasião a comitiva estava constituida dos IIr.´. Macio Quadros, Marco Aron, Gilmar Gunther, Heron Cabral, Moises de Souza, Pod.´. Ir.´. Delcio Pereira (Dep.´.Fed.´.), todos da ARLS Arca da  Aliança 2489, acompanhando a comitiva também o Ilustre ex Venerável Mestre Ir.´. Manoel Laquito Barbisan Leães (ARLS Irai Silveira 4222) e Ir.´. Irineu Filho (ARLS Estrela do Sul (GORGS/COMAB).
No tempo de estudo foi  procedida a leitura do trabalho com o tema "O PERDÃO", onde logo a pós diversos irmãos fizeram o uso da palavra para tecer comentários.
Entre os tantos assuntos que o Venerável Ir.´. Eduardo Lecey, tratou com o Venerável Mestre Ir.´. Renan, estavam  a participação da loja no 9º Banquete Ritualistico das lojas praticantes do Rito Brasileiro, que acontecerá dia 20.06.14, com a presença já confirmada das lojas: Arca da Aliança 2489, Vila Setembrina 4041, Heráclito Victória 3168, Irai Silveira 4222, Obreiros do Vale do Taquari 3167, aguardando a confirmação da Sentinela do Piratini 4222.
O Ilustre Venerável Mestre Ir.´. Eduardo Lecey, passou as mãos do Ilustre Venerável Mestre Ir.´. Renan Barros, prancha da ARLS Heráclito Victória 3168, para reassunção do VM Ir.´. Eduardo Rocha, Reassunção do Ir.´. Luis Fernando Mascarello (ARLS Vila Setembrina 4041) e Instalações dos IIr.´. Marco Aronne (ARLS Arca da Aliança 2489) e  Silvio Vargas (ARLS Obreiros do Vale do Taquari 3167). 
Após a sessão todos os presentes saborearam um delicioso churrasco e aproveitaram para bater aquele bom papo e matar as saudades.
Destacamos a presença do Poderoso Ir.´. Flávio André Teixeira (Delegado de Honra do Rito Brasileiro RS).
Parabéns Venerável Mestre Ir.´. Renan, parabéns para os Obreiros da ARLS Filantropia e Liberdade 3869, Oriente de Estancia Velha. 
Como é bom e agradável, viverem os irmãos unidos e fortes.
Texto Base Eduardo Lecey, Fotografias Irineu Filho