Liberdade absoluta de consciência e pensamento... Sejam bem vindos ao nosso blog, que possui atualmente diversas centenas de visualizações por dia e já foi lido em mais de 116 Países, bem como diariamente em todos os Estados de nossa Federação. Com mais de 1milhão e 710 mil visualizações, faça como centenas de milhares de pessoas, visite, siga e curta as páginas do Blog do Rito Brasileiro RS e Rito Brasileiro no Instagram e no Facebook. Agradecemos a todos por alcançarmos estes números.
sábado, 29 de abril de 2017
Palestra para comemorar o aniversário da ARLS Campos Elísios nº 3977
A Loja Campos Elísios nº 3977 para comemorar o seu aniversário e também a passagem do dia nacional do Rito Brasileiro, realizou uma palestra sobre o nosso rito.
O Venerável Mestre Alex Sandro Freitas convidou para tomarem assento ao seu lado o Venerável Mestre Tito Carvalho da ARLS Progresso da Humanidade nº 3166 e o Venerável Irmão Eduardo Lecey Deputado Estadual membro da ARLS Guardiões da Arca nº 4348, ambas praticantes do rito Brasileiro.
Durante a ordem do dia o Irmão Eduardo Lecey apresentou a sua palestra sobre o Rito Brasileiro do Grande Oriente do Brasil e o Supremo Conclave do Brasil.
Durante 60 minutos foram apresentados um resumo sobre os graus simbólicos e dos altos graus do Rito Brasileiro, no final da palestra foram dirimidas diversas dúvidas na forma de perguntas e respostas.
O Rito Brasileiro no Rio Grande do Sul teve uma excelente semana, com sessões magnas alusivas ao dia mundial do escoteiros, relativas ao rito Brasileiro e palestras relativas ao tema.
Sursum Corda!!!
13º ano do Rito Brasileiro no GOB do Rio Grande do Sul.
Fotos de Evandro Lecey, texto de Eduardo Lecey
quinta-feira, 27 de abril de 2017
Fundação Maçônica Educacional Assina Termo de Colaboração com o B.'.I.'.D.'. e Governo do Estado do R.'.S.'.
FME assina Termo de Colaboração para implantação de um Centro da Juventude no território Rubem Berta
O presidente da Fundação Maçônica Educacional – FME, José Nivaldo Brissuella Brum, na presença do governador José Ivo Sartori e da secretária do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, assinou nesta quarta-feira (26), no Palácio Piratini, o Termo de Colaboração para implantação de um Centro da Juventude no território Rubem Berta.
O Centro da Juventude surge, neste contexto, como um espaço público direcionado especificamente para o segmento jovem do Território Rubem Berta com o objetivo de promover atividades de cultura, lazer, esporte, educação, formação profissional, dentre outras atividades.
Atividades voltadas para o público de 14 a 25 anos visando, principalmente, o fortalecimento de vínculos, o aumento da autoestima, estimulando a autonomia, o protagonismo juvenil, para que toda juventude possa demarcar sua identidade, oportunizando que os jovens possam ser verdadeiros agentes de transformação da sociedade.
No total, serão seis Centros de Juventude no Rio Grande do Sul. Os Centros fazem parte do Programa de Oportunidades e Direitos (POD), e conta com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Representando as entidades parceiras (CUFA – Central Única de Favelas, AMURT – AMURTEL – Associação Beneficente, São Jerônimo – Associação Afro Cultural e Beneficente de Matriz Africana e RENAPSI – Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração), o presidente José Nivaldo, evocando o cantor e compositor Milton Nascimento, na música Coração de Estudante: “mas renova-se a esperança nova aurora a cada dia” ressaltou que as ações desenvolvidas nos Centros da Juventude, mais do que oportunizar atividades educativas, esportivas e profissionalizantes, vai renovar nos jovens e adolescentes a esperança em um futuro possível, oportunizando que os jovens possam ser verdadeiros agentes de transformação da sociedade.
Destacamos e agradecemos a presença dos parceiros e colaboradores que nos acompanham desde o início dessa caminhada até a celebração desse momento, entre eles, o Grão Mestre Adjunto da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul, Norton Valladão Panizzi; Eduardo Lecey da Confraria Guardiões da Arca; a Sra. Lenira Engel da Confraria Athena; a Sra. Luciana Jardim do Conselho Fiscal da FME, O Sr. Irany Matos representando o PEAUNESCO Coordenação do Rio Grande do Sul; Sra. Gládis, do Gabinete do Prefeito; Sr. Jean Andrade da associação Alvo Cultural; Sr. Gustavo Schwarz do Departamento de Tratamento Penal da Susepe; Representando a Uergs, a Dra. Armgard Lutz, Chefe de Gabinete da Reitoria da Uergs; equipe e colaboradores da FME.
Fonte: FME
http://www.fme.org.br/informativos/fme_assina_termo_de_colaboracao_para_implantacao_de_um_centro_da_juventude_no_territorio_rubem_berta/277
https://www.facebook.com/fme.org/?hc_ref=PAGES_TIMELINE
Imagens: Acervo FME e Eduardo Lecey
25 DE ABRIL DIA NACIONAL DO RITO BRASILEIRO
Com a fundação do Rito Brasileiro em 1914 por Lauro Sodré, pode-se dizer que foi consagrada à maioridade maçônica do Brasil, pela autodeterminação a que se propõe o Rito Brasileiro quando afirma conciliar a Tradição com a Evolução, impondo a consciência do povo maçônico do Brasil.
Em virtude de não possuir Rituais completos, aliado aos efeitos danosos da 1ª Grande Guerra Mundial (1914-1918), que deixou o país abalado e com suas Instituições funcionando em absoluta precariedade, os Rituais Simbólicos do Rito, redigidos por Otaviano de Menezes Bastos e Álvaro Palmeira, só viriam a ser publicados, a partir de 1940, o que levou o Rito a ficar, praticamente, adormecido até março de 1968, já que, até àquela data, não havia nenhuma loja Simbólica em regular funcionamento.
O então Soberano Grão-Mestre Geral Álvaro Palmeira, que tomara posse em 1963, diante desse fosco cenário e em razão do anseio de muitos Irmãos de trabalharem segundo as regras do Rito Brasileiro, desencadeia o processo de sua implantação regular e, ouvido o Conselho Federal da Ordem, baixa o Decreto nº 2.080, de 19 de março de 1968, concretizando a medida.
Por que 25 de abril é considerado o Dia Nacional do Rito Brasileiro? Sempre é bom voltar no tempo e rememorar o 25 de Abril de 1968, data em que iluminados Maçons como o Prof. Álvaro Palmeira, inspirado no legado deixado por Lauro Sodré, Gonçalves Ledo e tantos outros ilustres brasileiros que colocaram como seus ideais a Arte Real uma nova Missão que se constituiu num importante marco na História de nossa Pátria: a reimplantação do Glorioso Rito Brasileiro, com duas importantes fundações: a da primeira Loja Simbólica – a Fraternidade e Civismo nº 1697 – jurisdicionada ao Grande Oriente do então Estado da Guanabara (a Primaz do Rito) e do próprio Supremo Conclave do Brasil.
A história contemporânea do Rito Brasileiro é a própria história de maçons ilustres que obstinadamente, desfraldaram a Bandeira Nacional e a transportaram para o interior dos Templos Maçônicos, não isoladamente como símbolo Augusto da Nação, mas como a própria Nação dentro da Maçonaria.
Em ocasião tão auspiciosa, cumpre ao Primaz, não apenas saudar a todos, mas, também, dirigir-vos palavras de ânimo e gratidão. Ânimo porque, embora a gratificação emocional que de uma forma ou de outra resulta da boa e suave vida em união, deve ser reconhecido que o exercício maçônico não é algo fácil em meio aos labores do dia a dia, de uma vida cada vez mais complexa.
Complexa no lidar profissional, nas responsabilidades familiares, na convivência comunitária em geral; de uma vida que deve ser vivida em um mundo que se apresenta cada vez mais materializado, preso a egoísmos destrutivos. Gratidão porque – embora na humildade característica de um bom maçom, muitos de vós percebem o quanto têm realizado pela prosperidade do Rito – a verdade é que do trabalho individual de cada um, do devotamente, disciplina, interesse, da prática fraternal de que muitos são incansáveis – diga-se, a maioria – vem dependendo o visível progresso do Rito.
Na oportunidade, embalados pelo entusiasmo dos 49 anos da Reimplantação Vitoriosa, saúdo a todos vós, Irmãos do Rito Brasileiro e vos exorto aos esforços mais abnegados, às esperanças mais confiantes, aos ideais mais puros e empolgantes, como por exemplo, repetir a todos o sublime preceito do Rito que diz: “Não se pode servir à Pátria, se não se servir primeiro à Humanidade”.
Saudações pelo Dia Nacional do Rito!
Nei Inocêncio dos Santos
Soberano Primaz do Rito Brasileiro
PARABÉNS RITO BRASILEIRO PELO SEU DIA NACIONAL, AQUELE ABRAÇO DOS IRMÃOS PRATICANTES NO RIO GRANDE DO SUL.
EDUARDO LECEY