sábado, 31 de março de 2018

NOTICIAS DO RITO BRASILEIRO

RITO BRASILEIRO NO PARAGUAI - PY


No dia 30 de março de 2015, o Rito Brasileiro acresceu à sua história a REGULARIZAÇÃO DA LOJA  MAÇÔNICA YVIMARÃ'Y Nº 175, ao Oriente da Cidade do Leste(PY), na GRANDE LOJA SIMBÓLICA DO PARAGUAI - GLSP , a primeira Loja Simbólica do Rito fora das fronteiras do Brasil.
Para prestigiar este importante acontecimento, o Soberano Grande Primaz NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º compareceu àquela cidade paraguaia acompanhado de uma numerosa comitiva de Irmãos do Rito Brasileiro sendo recepcionados pelo Grão-Mestre da GRANDE LOJA SIMBÓLICA DO PARAGUGUAI Irmão EDGAR SANCHEZ CABALLERO. Assumiu o Veneralato da Loja o Irmão CARLO BORGES DE CARVALHO.
m_DISTICO YVYpng
Para ler mais  sobre o assunto e demais fotos, acesse ao link abaixo do Blogspot do Eminente Irmão EVANDRO LECEY 33º:


O crédito das fotos aqui publicadas pertencem aos Irmãos: Márcio Cesar de Castro eGustavo Mereles (conforme informações colhidas no Blog Rito Brasileiro)

http://www.ritobrasileirogob.com.br/portal/editpaginicial/946-rito-brasileiro-no-paraguai-py.html

CONVITE SESSÃO MAGNA DE INICIAÇÃO

Oriente de Caxias do Sul, 29 de Março de 2018.

CONVITE SESSÃO MAGNA DE INICIAÇÃO 

Vimos por meio desta, convidar  para a Sessão Magna de Iniciação que ocorrerá em data de 04 de Abril de 2018, as 20 horas no Templo José Bonifácio de Andrada e Silva, sito a Rua Paulino Balbinotti Nº 385, Bairro Forqueta, no Oriente de Caxias do Sul.

Após a Sessão Magna, será oferecido um ágape por adesão no salão de ágapes da Loja, por adesão dos Irmãos presentes. Contamos com a presença de todos os Respeitáveis Irmãos, afim de abrilhantar esta Magna Sessão e podermos, juntos, recepcionar, dois novos Maçons nos quadros da Ordem Maçônica Universal. Recebam todos, um T.'.F.'.A.'.  


Imagens e texto de Eduardo Lecey / André Dalathéa

sexta-feira, 30 de março de 2018

LEGO PARA MAÇONS

A Casa do Templo do Rito Escocês foi construída entre 1911 e 1915 em Washington, DC, e serve como sede do Rito Escocês da Maçonaria da Jurisdição do Sul, um ramo da Maçonaria, sendo que apenas esta jurisdição possui aproximadamente dois milhões de membros. 

John Russell Pope, considerado o último grande arquiteto classicista americano, projetou a Casa do Templo.

O Templo foi a primeira comissão monumental do Pope em Washington, DC, e seu envolvimento com o projeto do Templo permitiu-lhe ganhar as comissões para o Arquivo Nacional, o Edifício Oeste da Galeria Nacional de Arte e o Memorial de Jefferson. 

A inspiração do Pope para o projeto da Casa do Templo foi baseada em uma das sete maravilhas do mundo antigo, a Tumba do Rei Mausolo, que estava em Halicarnássio (hoje a Turquia). 

Além de Pope, várias outras pessoas famosas contribuíram para a construção do Templo: Elliott Woods, maçom e o sexto arquiteto do Capitólio; Guastavino Moreno, um arquiteto espanhol notavelmente conhecido por seus desenhos de cúpula e fórmula secreta de concreto; e Adolph Alexander Weinman, um escultor americano conhecido por projetar o half-dollar “Walking Liberty” e o mercury dine. A grande maioria deles sabidamente maçons.

Embora construída para a fraternidade maçônica, a Casa do Templo já foi muito utilizada pela cultura popular. 

Por exemplo, no romance O Símbolo Perdido , de Dan Brown , o Templo serve como cenário para o início e o clímax do romance; várias cenas do State of Play (2009) foram filmadas dentro e fora do Templo; e vários documentários sobre a Maçonaria foram filmados dentro discutindo o significado do Templo e do Rito Escocês.

Este modelo de Lego da Casa do Templo, desenhado por Plandscape88, (que por algum motivo, preferiu usar este segundo nome) capta os detalhes e a beleza da fachada de tirar o fôlego do edifício; bem como a sala do Templo, o principal espaço cerimonial dentro do prédio. 

Ao remover o zigurate - a pirâmide escalonada no topo -, é possível olhar para dentro para ver uma versão em Lego do que muitas pessoas de todo o mundo visitam pessoalmente durante as horas de turnê do prédio.

A Lego em sua página de "Ideias" já recebeu inúmeras  outras sugestões com a temática maçonaria, muitas já aceitas e disponibilizadas.

Enfim, podemos afirmar que muitos aficionados pelo brinquedo Lego, aproveitam o seu tempo, para divagarem sobre a maçonaria.


Cavaleiros Templários

Shriners

York

Nauta, Templário e diversas outras ordens...

Não importa o seu rito, se é simbólico ou filosófico, com força de vontade e muita imaginação, um simples Lego poderá se transformar em um belo hobby. 

Tanto faz, se o seu avental é vermelho ou azul, se você é da potência "A" ou "B",  somos todos Irmãos!

Imagens e texto dos sites citados  a seguir e adaptados por Eduardo Lecey

SOLENIDADE PARA COMEMORAÇÃO DO DIA NACIONAL DO RITO BRASILEIRO

SOLENIDADE PARA COMEMORAÇÃO DO DIA NACIONAL DO RITO BRASILEIRO 
25/04/2018 ÀS 19 HORAS
HOTEL GRANADA
RIO DE JANEIRO
RJ

Imagens de Eduardo Lecey e Supremo Conclave do Brasil

Texto de Eduardo Lecey

UMA FELIZ PÁSCOA & UM FELIZ PESSACH!

Os Irmãos que professam a religião Cristã e suas três vertentes principais, já iniciaram a sua comemoração da Semana Santa e aguardam o domingo de Páscoa. 

Os nossos Irmãos Judeus, iniciam as festas do seu Pessach, no por do sol desta sexta feira dia 30, culminando no inicio da noite do dia 7 de abril. 

A palavra Páscoa (Pessach), em hebraico, significa passagem. Para os judeus, ela representa a travessia pelo mar Vermelho, quando o povo liderado por Moisés passou da escravidão do Egito para a liberdade na Terra Prometida. 

Já para os Cristãos, ela tem um sentido mais metafísico, pois representa a passagem de Cristo pela morte, já que Jesus ressuscitou ao terceiro dia após a crucificação.

Para nós Cavaleiros Rosa Cruz, independente do nosso credo religioso, é um momento de recordarmos as caridosas palavras "Dai de comer a quem tem fome, e de beber a quem tem sede!"

PAX VOBIS! 

É O QUE DESEJAMOS A TODOS OS IRMÃOS!

                                           

Imagens de Eduardo Lecey e site Google, texto de Eduardo Lecey

quinta-feira, 29 de março de 2018

NOITE PARA OS CAVALEIROS ROSA CRUZ REUNIREM NA CEIA DE ENDOENÇAS

Uma das obrigações de um Cavaleiro Rosa Cruz mantém e talvez seja uma das mais belas tradições maçônicas: é a obrigação de se reunirem no local de sua iniciação, na primeira quinta feira de Lua cheia, após o equinócio sob o signo de aries, na denominada Quinta feira de Endoenças (Quinta feira Santa). 

 

Se os Cavaleiros não poderem se reunir, ou estarem presentes nesta ceia endoenças, devem nesta noite, devem ao menos meditarem sobre esta data e emarem os seus pensamentos positivos a todos os seus Irmãos espalhados pela Orbe terrestre.    

A origem da palavra “endoenças” vem do latim "indulgentia",  que significa "perdão", "absorvição" aplicado ao conceito religioso cristão.

A intenção deste encontro anual é a de rever os Irmãos, compartilhar experiências, trazer notícias de Irmãos adoentados ou que tenham falecidos. 

O grau 18 nos altos graus, é basicamente ritual único em todos os ritos, é realizada uma Ceia Mística, ou Ceia de Endoenças, que rememora a última ceia de nosso Mestre Jesus com seus apóstolos. 

Todos os participantes rememoram as caridosas palavras "... dai de comer a quem tem fome e de beber a quem tem sede..." e compartilham o Ágape fraternal.

Os Irmãos Rosa Cruz do Ilustre Sublime Capítulo rosa Cruz Visconde de Mauá nº 77 e membros da 1ª Delegacia Litúrgica do Rito Brasileiro no Rio Grande do Sul, aproveitamos para transmitir o ósculo fraternal a todos os Cavaleiros Rosa Cruz.

SURGE A TERCEIRA LOJA DO RITO ESCOCÊS RETIFICADO NO RIO GRANDE DO SUL

No último dia 27, no oriente de Porto Alegre, 21 Irmãos reuniram se para fundar a terceira Loja do Rito Escocês Retificado no Rio Grande do Sul.

Loja esta, que recebeu o nome de A.'.R.'.L.'.S.'. Jean-Baptiste Willermoz, em homenagem ao Irmão e grande escritor, que desenvolveu o R.'.E.'.R.'. na França em 1778. Com isto o Rio Grande do Sul passará a ser o terceiro Estado em número de Lojas deste rito no Grande Oriente do Brasil.

Podemos informar que as origens do rito, foi praticamente desenvolvido principalmente por Jean-Baptiste Willermoz. Este célebre maçom de Lyon reformou o ramo francês da Estrita Observância Templária na Reunião Anual de Gaules em 1778, incorporando a ele elementos da Ordem dos Cohens Eleitos e renunciando ao Legado dos Templários

Ele se inspira em diferentes sistemas iniciáticos existentes na época:
  • Ordem dos Cavaleiros Maçons Cohens Eleitos do Universo de Martinès de Pasqually,
  • Estrita Observância Templaria, maçonaria cavalheiresca inicialmente estabelecida na atual  Alemanha em meados do século  18 e que se espalhou dali para o resto da Europa e o mundo,
  • Escocismo Maçônico,
  • A maçonaria azul de três graus (aprendiz, companheiro e mestre) conforme praticada pela Maçonaria francesa  naquela época e que se tornou o atual Rito Francês.

O Rito Escocês retificado é um rito maçônico estruturado em quatro graus maçônicos e um grau cavalheiresco acompanhados por um período probatório de escudeiro novato formando a Ordem Interior. 

O R.E.R. é Cristão mas de acordo com os grupos que implementam esse cristianismo é permitido, seja em sentido estrito, referindo-se à Santíssima Trindade e a Encarnação do Verbo, quanto em um sentido mais amplo, isto é, sem referências dogmáticas.

Este rito é assim estruturado:

  • Lojas de São João (Lojas Azuis):
Aprendiz
Companheiro
Mestre

  • Lojas de Santo André (Lojas Verdes):
Mestre Escocês de Santo André
  • Ordem interior:
Escudeiro noviço
Cavaleiro Benfeitor da Cidade Santa (CBCS)
  • Classe secreta (colégio Metropolitano):
Professo
Grande Professo

Graças a pluralidade de ritos praticados pelo Grande Oriente do Brasil, nos foi possível conhecer e praticarmos este rito com fortes influências Templárias e Crísticos. 

Desejamos uma vida longa e próspera novel Loja, que ela também seja uma mola propulsora para o crescimento do R.'.E.'.R.'. no nosso Estado. 

 

 Imagens de Eduardo Lecey e https://www.google.com.br

Texto de Eduardo Lecey, baseado em pesquisa nos sites https://bibliot3ca.com / https://pt.wikipedia.org e https://www.google.com.br

PRIMEIRA SESSÃO DA ARLS PROGRESSO DA HUMANIDADE Nº 3166 NO NOVO TEMPLO

O Venerável Mestre Irmão Tedy Albuquerque e os demais Obreiros da Loja Progresso da Humanidade nº 3166 do Grande Oriente do Brasil, praticante do Rito Brasileiro, enviou convite para a sua primeira sessão ordinária no novo templo. 

A sessão ocorrerá no dia 05 de abril, no Palácio Maçônico 17 de Junho, às 20 horas, cito a rua Dezessete de junho nº 436. 

Contamos com a presença dos Irmãos, para abrilhantar ainda mais esta primeira sessão no novo templo.

Imagens de Tedy Albuquerque e Eduardo Lecey, texto de Eduardo Lecey

quarta-feira, 28 de março de 2018

FORAM APROVADAS AS CONSTRUÇÕES DOS PRÉDIOS DOS CENTROS DA JUVENTUDE.


Aprovada a construção de quatro Centros da Juventude em Porto Alegre. O Centro da Juventude Rubem Berta - Gestão da FUNDAÇÃO MAÇÔNICA EDUCACIONAL -FME, encontra-se entre os prédios licitados para serem construídos.
 A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos recebeu nesta quinta-feira, 22, a aprovação e o licenciamento dos projetos arquitetônicos para a construção dos quatro Centros da Juventude do Programa de Oportunidades e Direitos (POD) em Porto Alegre. 


O prefeito Nelson Marchezan Júnior entregou as autorizações à titular da pasta, Maria Helena Sartori, em audiência no Paço Municipal. Com o licenciamento aprovado, o Governo do Estado publica em até 15 dias o edital de licitação para seleção da construtora.


Os novos prédios dos Centros da Juventude serão construídos nos bairros Cruzeiro, Lomba do Pinheiro, Restinga e Rubem Berta. A meta é inaugurar os espaços até o fim do ano. 

“A Prefeitura de Porto Alegre entendeu a importância deste projeto e se mostrou parceira para que a gente consiga entregar para a comunidade os novos prédios dos Centros da Juventude”, afirmou Maria Helena ao agradecer o esforço da equipe do Município para apressar a liberação das licenças.

Os processos tramitaram com prioridade, devido ao caráter social dos empreendimentos, graças a formação de uma força tarefa determinada por Marchezan em fevereiro. 

“Pelo tipo de projeto, na área da educação e segurança, pelo público que atende, que são os jovens que mais precisam dessas políticas públicas, é uma prioridade para nós ver esses Centros da Juventude funcionando. 

Por isso a união entre todos os poderes e pessoas que têm a responsabilidade de fazer esse programa acontecer é fundamental”, disse o prefeito. Ele ressaltou o esforço da equipe que permitiu a aprovação e o licenciamento das obras de forma mais rápida.


Os Centros da Juventude - Os licenciamentos das obras de construção do CJ Alvorada e reforma da Escola Ana Jobim, que abrigará o centro de Viamão, também já foram entregues. 

Os novos prédios, com 1.400 metros quadrados, seguem projeto padrão, com salas de aula, auditório, espaços para cursos profissionalizantes específicos como, por exemplo, cozinha industrial para os cursos de gastronomia, além de sistemas sustentáveis, como painéis solares para utilização de energia limpa.

Hoje as atividades do POD são realizadas em espaços provisórios, cedidos ou alugados. Nos seis centros, 1.800 jovens com idades entre 15 e 24 anos frequentam cursos de qualificação profissional, oficinas de arte, cultura, esportes e lazer e recebem atendimento psicossocial e orientação para o mundo do trabalho e para o empreendedorismo. 

Duzentos foram encaminhados para vagas de emprego, 160 foram formados em cursos profissionalizantes e dezenas já estão empreendendo. 


Com as estruturas novas, a meta é atender 3.600 jovens ao ano, com capacidade para dobrar esse número caso haja demanda. Os bairros foram escolhidos por terem os mais altos índices de violência no estado em crimes que vitimam a faixa etária atendida pelo POD. Uma realidade que começa a ser modificada. “Não adianta pensar desenvolvimento e segurança sem pensar no social. 

Temos que fazer as coisas acontecerem para garantir o futuro desses jovens. Em um ano com os CJs funcionando e com investimentos no policiamento comunitário e no sistema socioeducativo, já começamos a colher os frutos ao registrar a redução do envolvimento de jovens em homicídios nesses territórios, seja como agressores, seja como vítimas”, concluiu Maria Helena. 

Foto: Sue Gotardo e texto Melina Fernandes / Modesto Carro Loureiro