Brasilia, Distrito Federal, 10 de fevereiro de 2023 as 20 horas o Sereníssimo Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do Distrito Federal, irmão Armando Assumpção, tendo ao seu lado os Grão Mestres de outras Grande Loja, da CMSB e exterior, declara aberto os trabalhos de mesa alusivo aos 60 anos de fundação da GLMDF.
Antecedendo ao Banquete Ritualistico, foi realizado a entrega de comendas, placas ao Sereníssimo Grão Mestre e a Grande Loja Maçônica do Distrito federal.
No uso da palavra no Banquete Ritualistico destacamos a mensagem do Sereníssimo Grão Mestre da Grande Loja Simbólica do Paraguay Eduardo Dedoff, o qual falou da alegria de estarem todos reunidos ritualisticamente neste Sessão de Mesa, compartilhando o pão e o vinho e concluiu transmitindo o abraço fraterno ao irmão Ronald, ex Grão Mestre Adjunto da outra Grande Loja do Paraguay.
Na noite de 11 de fevereiro, aconteceu o jantar dançante dos 60 anos da GLMDF, no Espaço Corte, ocasião em que foi cantado os parabéns a Grande Loja do Distrito Federal, onde os irmãos e irmãs, puderam dançar ao som das melhores músicas. O Destaque foi a entrada de integrantes da escola de samba, os quais tinham como mestre de baterias o Sereníssimo Grão Mestre Armando Assumpção e a primeira Dama da GLMDF.Além da dupla de cantores Leão e Sereninho.Importante destacar também a presença de irmãos e irmãs da Ordem da Estrela do Oriente das diversas localidades do Brasil.
Tivemos também o lançamento do selo alusivo aos 60 anos da GLMDF.Presentes o Presidente da CMSB Sereníssimo irmão Flávio Graff (Grão Mestre da Grande Loja Maçonica do Estado de Santa Catarina) e o Secretário Executivo da CMSB irmão Aldino Brasil.
O Eminente Grão Mestre Distrital do Grande Oriente do Brasil - Distrito Federal, irmão Reginaldo.
Nos idos de 1963 já estavam fundadas as Lojas Alvorada, no Núcleo Bandeirantes, a Tiradentes, no Plano Piloto, a Estrela do Planalto, em Taguatinga, e a Brasiliana, hoje Santurario de Adonai, com Cartas Constitutivas outorgadas pela Grande Loja de Goiás, as quais fundaram no dia 16 de fevereiro de 1963 a então denominada Muito Respeitável Grande Loja de Brasília.A solenidade ocorreu no Templo da Loja Estrela de Brasilia, um barracão, na então Cidade Livre. Neste local foram realizadas as suas primeiras assembleias gerais. Uma sala alugada no SCS passou a ser a sua sede adminirtrativa. Em 1964 as suas sessões passaram para o barracão localizado na Av. W3 N, Q 704/5, templo da Loja Atlântida, alugado de um jornalista.
No atual terreno da Grande Loja, foi construido novo templo de madeira abrigando as lojas do Plano Piloto, até a conclusão do Grande Templo de Alvenaria. Com recursos advindos da transação comercial do nosso terreno de Taguatinga alcançamos o Palácio Maçônico da GLMDF.Deputado da Ordem da Estrela do Oriente para a região Centro Oeste, com a past Digna Anna Esther, do Capítulo Planato Central 29.
Parabéns a Grande Loja do Distrito Federal.Texto e imagens Evandro Lecey