segunda-feira, 22 de agosto de 2016

1º SEMINÁRIO AMA - INTER-VISITAÇÃO E FORTALECIMENTO, CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES.



1º SEMINÁRIO AMA
 PAEL-RS
INTERVISITAÇÃO E FORTALECIMENTO
 
CONSIDERANDO a necessidade de fortalecimento das Lojas e da fraternidade entre os maçons;
CONSIDERANDO a importância da informação e do estudo das lojas, entre eles o da visitação;
CONSIDERANDO o fato de que, no Rio Grande do Sul, o Grande Oriente do Brasil é minoritário, possuindo, entre as Obediências Maçônicas locais, o menor número de Lojas e Irmãos;
CONSIDERANDO que a visitação é elemento agregador de lojas e irmãos;
CONSIDERANDO que a pluralidade de ritos possibilita o engrandecimento cultural maçônico;
CONSIDERANDO que em breve teremos mais um Palácio Maçônico nesta capital, com a construção de mais três Templo, o que possibilitará a fundação de novas lojas, constituindo, assim, mais um fator de incremento à intervisitação;
CONSIDERANDO, por fim, que a realização de encontros e seminários, e a consequente divulgação de suas conclusões e estudos fortalece os ritos, as lojas e o Grande Oriente,
CONSIDERANDO, que numa instituição onde existem, os 3 poderes, temos uma certeza: ao PODER LEGISLATIVO CABE A REPRESENTAÇÃO DO POVO DA ENTIDADE. Como tal, cabe ao Poder Legislativo promover debates acadêmicos sobre temas, os mais variados, dizentes com interesse comuns.
CONSIDERANDO, que jamais poderá ser tirado do Poder Legislativo o direito e a iniciativa de contribuir através da instigação e de boa conspiração sobre temas polêmicos e de interesse regional ou nacional.
CONSIDERANDO,  que queremos deixar bem claro que a competência constitucional da Poderosa Assembleia Estadual Legislativa, ínsita nos artigos da constituição, só são exaurientes no que contém em si mesmos, e não há óbice legal que a PAELRS promova debate sobre os temas intervisitação e estratégias para fortalecimento do GOBRS.
CONSIDERANDO, que o povo GOBiano (GOB-RS), para celebrar a data do dia do maçom, se reuniu-se nesta data no Palácio Maçônico Duque de Caxias, sede do Grande Oriente do Brasil Rio Grande do Sul, afirmamos:
A Poderosa Assembleia Estadual Legislativa do Rio Grande do Sul, embasada nas conclusões resultantes do SEMINÁRIO PAEL INTERVISITAÇÃO E FORTALECIMENTO, recomenda a todos os seus deputados a divulgação em suas lojas da presente carta e suas sugestões:
1 -  Que se torne rotina a comunicação das Lojas de suas Iniciações, Elevações, Exaltações, Palestras e Sessões Festivas para publicação prévia nos sites do GOB-RS e da PAEL-RS;
2 – Que as Lojas incentivem a visita a outros Ritos por parte de seus Aprendizes e Companheiros, devidamente acompanhados pelo Vigilante responsável ou por um Mestre Experiente, com posterior relato em loja da visita realizada das impressões, sensações, diferenças e similitudes ritualísticas;
3 – Criação de um cadastro onde conste as visitas efetuadas e recebidas, a fim de que, no final de cada ano, o Irmão que mais visitou outras Lojas da jurisdição e o Irmão que mais visitou a loja anfitriã, receba algum tipo de reconhecimento, como por exemplo a premiação através de um diploma ou medalha ao Irmão que assim se destacou, nos temos do art. 30, IX da Constituição do Grande Oriente do Brasil.
4 – Realização de um balanço semestral das movimentações de visitas, por obreiros e lojas, das cidades vizinhas e equidistantes pelo menos a 100 quilômetros.
5 – Realização de sessões conjuntas
6 – Esclarecimento constante de Aprendizes, Companheiros e Mestres da importância da visitação;
7 – Inserção, em seus programas de docência, da necessidade de Aprendizes e Companheiros visitar pelo menos uma loja de cada rito, como uma sugestão para o aumento de salário.
8 – Envio de Pranchas às Oficinas coirmãs convidando para sessões magnas e públicas e a realização de sessões conjuntas.
9 – Convidar lojas de outros ritos para que, na Ordem do Dia, durante o tempo de instrução, sejam demonstradas as peculiaridades do rito da loja visitante.
 
Ao Oriente de Porto Alegre, 20 de agosto de 2016.
 
Evandro Bandeira Lecey
Eminente Presidente da PAEL-RS
 
Eduardo Bandeira Lecey
Presidente da Comissão de Educação e Cultura – PAEL-RS
 
Luís Arthur Aveline de Oliveira
Coordenador/Palestrante
 
Ernesto Luiz da Silva Lecey
Coordenador/Palestrante




Após o seminário da Poderosa Assembleia Estadual Legislativa, tivemos o privilégio de comemorarmos o dia do maçom em nossa casa, ou seja, no Grande Oriente do Brasil entre os nossos Irmãos.




Dia 20 de agosto, dia do maçom!





Imagens de Eduardo Lecey, texto é o resumo do seminário.





Nenhum comentário:

Postar um comentário