segunda-feira, 20 de agosto de 2018

MUITAS ABELHAS QUEREM O MEL, MAS POUCAS TRABALHAM PARA CONSTRUÍREM SUA PRÓPRIA COLMEIA...


A abelha é um ser social, trabalha em equipe, vive em comunidade, em um sistema hierárquico e com uma  grande disciplina. 


Ela trabalha para a sua sociedade, a colmeia é o grande emblema  deste trabalho. A abelha é um ser construtor, assim como nós maçons pretendemos ser. A partir disso é fácil compreender como a colmeia se tornou um símbolo maçônico presente em antigos estandartes e aventais, e no grau de Mestre Maçom dos rituais mais antigos de nossa Ordem.


A abelha é um importante símbolo maçônico, muito ignorado nos tempos atuais, por praticamente a grande maioria dos Mestres Maçons Brasileiros. Na historia universal, este símbolo,  esta presente desde a cultura egípcia, passando pelos romanos, usado até pelos cristãos primitivos.


 A Colmeia é um emblema de indústria e operosidade. Ela nos ensina a prática dessas virtudes a todos os homens. Viemos ao mundo como seres racionais e inteligentes. Como tais, devemos sempre ser trabalhadores, jamais nos entregando à preguiça quando nossos companheiros necessitarem, se estiver em nosso poder auxiliá-los. 

Não se tem ideia de quando a Colmeia passou a constar em nossos rituais maçônicos, mas já estava presente na Maçonaria desde, pelo menos, o início do século XVIII, como evidencia um catecismo maçônico irlandês datado de 1724:


"Uma abelha tem sido, em todas as épocas e nações, o grande hieróglifo da Maçonaria, pois supera todas as outras criaturas vivas na capacidade de criação e amplitude de sua habitação. Construir parece ser da própria essência ou natureza da abelha”.


A abelha é sinal de vida, reprodução e de dependência e uma líder feminina e na sua importância para propagar as futuras gerações. Como o paganismo cedeu ao Cristianismo, a abelha que simbolizava o Divino Feminino, foi recriada para simbolizar a Virgem Maria.

A flor-de-lis é uma flor estilosa que pode simbolizar várias coisas. No Catolicismo, a flor-de-lis significa Santíssima Trindade, a Virgem Maria e o Arcanjo Gabriel, mas no paganismo e durante toda a antiguidade, interessantemente, ela é interpretada como uma abelha.

Nós do Blog do Rito Brasileiro R.'.S.'., desejamos a todos os nossos Irmãos, um feliz Dia do Maçons.


Imagens de Ernesto, Evandro e Eduardo Lecey

Texto de Eduardo Lecey compilação de dados dos www.noesquadro.com.br/ e https://medium.com




2 comentários:

  1. Magnifico comentário. Parabéns pelo dia do maçom.
    Ernesto Lecey

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo trabalho desenvolvido na abordagem da filosofia do rito Brasileiro

    ResponderExcluir