domingo, 11 de novembro de 2018

18º ENCONTRO MAÇÔNICO FRATERNO, BRASIL X PARAGUAY.



Aconteceu de 9 à 10 de Novembro 2018 mais um encontro fraterno entre Irmãos maçons Brasileiros e Paraguaios (não é só Itaipu que é bi-nacional), encontro este que já esta na sua 18º edição.

12º Encontro entre as lojas Unión y  Progreso nº 9  e Alferes Tiradentes nº 20, esta união se iniciou no ano de 2006 e até a presente data os Irmãos se reúnem para confraternizar e trocar experiências. 


No ano de 2006 aconteceu o 1 Encontro Cultural bi-nacional o qual os Irmãos trocaram informações ritualísticas do R.'.E.'.A.'.A.'. e foram realizadas algumas apresentações de trabalhos. 


Nesta ocasião o Ilustre Venerável Mestre da Logia Unión y Progreso nº 9, Irmão Aguero,  organizou a comitiva da Loja que se fez presente com 25 irmãos Encarnacenos.


Na agenda estava a visita a sede da G.'.L.'.S.'.C.'. na praia do Campeche, ocasião em que tivemos a reunião com o Grão Mestre Sereníssimo Irmão Flávio Graff,  relações internacional Irmão Orlando Reis, da Gran Logia Simbólica del Paraguay, participou da reunião o Irmão Miguel Palermo (Grande Secretario) e Irmão Nestor Kawata (Representante do Grão Mestre). 


Ocasião em que foi realizada uma apresentação a respeito da importância destes encontros fraternos entre os Irmãos Brasileiros e Paraguaios e também  foi realizado um tour pelas  dependências da Grande Loja de Santa Catarina.



Ao meio dia todos se deslocaram para a praia do pântano do sul, onde foi realizado o primeiro almoço de confraternização entre os irmãos.

Por ocasião da realização do 1º jantar  de confraternização o tivemos a bela apresentação histórica do Irmão Andres Morel (vereador e historiador) a respeito da colonização Paraguaia na região de Encarnacion.


Foram momentos de grande troca de conhecimentos culturais, comerciais, filosóficos, históricos sem contar da amizade que se reforça em mais um encontro.


Que possamos cada vez mais incentivar o intercâmbio entre os Irmãos maçons da nossa América do Sul.

Texto e imagens Evandro Lecey

Nenhum comentário:

Postar um comentário