quinta-feira, 8 de julho de 2021

O ARCO REAL É UM BELO EXEMPLO DE MAÇONARIA UNIDA NO RIO GRANDE DO SUL

Neste sábado dia 03 de julho, 42 Irmãos Mestres Maçons das três potências regulares do Brasil, Grande Oriente do Brasil, Confederação Maçônica do Brasil e da Confederação da Maçonaria simbólica do Brasil, foram exaltados a Companheiros no Capítulo do Sagrado do Arco Real Guardiões da Arca nº 96, no oriente de Porto Alegre.

Para fazer parte de um Capítulo do Sagrado Arco Real, é obrigatório ser membro ativo em uma Loja Simbólica de uma Potência reconhecida pela Grande Loja Unida da Inglaterra (GLUI), ter tratado com o GOB, ou constar no List of Lodge e ter sido exaltado Mestre Maçom com antecedência mínima de 04 (quatro) semanas.

O Arco Real Inglês, Da Grande Loja Unida da Inglaterra deixa muito claro seu status em sua constituição, na Declaração Preliminar:
Pelo solene Ato de União entre as duas Grandes Lojas de Maçons da Inglaterra, em dezembro de 1813, foi “declarado e anunciado que a pura Maçonaria Antiga consiste em três graus e não mais, a saber, os de Aprendiz Registrado, Companheiro de Ofício, e Mestre Maçom, incluindo a Suprema Ordem do Sagrado Arco Real”.

O Arco Real Inglês é parte do Simbolismo, estando subordinado ao Simbolismo. Não é um grau colateral, alto grau ou ordem de aperfeiçoamento. É um apêndice do Terceiro Grau no sistema inglês que, no caso do Brasil, é praticado via Ritual de Emulação.

Fazem parte do Capítulo do Sagrado Arco Real Guardiões da Arca nº 96, os Irmãos João Gazzo, Irineu Filho, Ivan Carvalho, Andrey Camejo, César Lopes e Alcíones Menezes do Grande Oriente do Rio Grande do Sul (COMAB) e Rodrigo Capelezzo do Grande Oriente do Paraná (COMAB).

Já da CMSB da Grande Loja do Estado do Rio Grande do Sul, destacamos a presença dos Irmãos Emílio Gerónimo Nóbile Franco, Fernando Schneider, Luciano da Rocha, Carlos Medeiros e Pablo Félix.

Do Grande Oriente do Brasil, o Capítulo do Arco Real tem como base a Loja Guardiões da Arca nº 4348 entre outras Oficinas desta potência, comprovando que o Arco Real é um belo exemplo de maçonaria unida, independente de rito ou potência simbólica.

Imagens de Eduardo Lecey, 

Irineu Filho e Roger Racic.

Texto de Eduardo Lecey.

Nenhum comentário:

Postar um comentário