Translate

domingo, 6 de janeiro de 2013

AUG.´. RESP.´.  BENF.´. da ORD.´.  LOJ.´. SIMB.´. 
 GUATIMOZIM  Nº 2107



A LOJA PRIMAZ DO RITO BRASILEIRO NO 
DISTRITO FEDERAL.

Dados retirados do site www.guatimozim.org.br
*** Textos trabalho do Ir.´. Inocêncio de Jesus Viégas (23.06.10)

A loja Guatimozin é a loja Primaz do Rito Brasileiro do Distrito Federal, foi fundada de fato e de direito em 07.06.1981, domingo de Pentecostes. 

Fundadores:

Antônio Augusto Pessoa de Almeida
Guilherme Fagundes de Oliveira
Iratan da Silva Rodrigues
Ivaldo de Melo Medeiros
Marco Antonio Wolovkis Braga
Natalicio Alves Barreto
Paulo César Pedroso de Campos
Pedro João Seguins

Endereço para visitação: SCLN 304 BL A (Ed.´. Aurora de Brasilia), Entr. 70 - Sub solo - Asa Norte.
Sessões - Quarta-Feira
Horário 20:00 

***

Como o Rito Brasileiro se estabeleceu no DF.

Ivaldo Medeiros nos conta, como se efetivou em Brasília de direito e de fato o Rito Brasileiro.

"O Irmão Iratan foi iniciado em 1975, em Loja do Rito Brasileiro. Por força da profissão, é transferido para Brasília onde não havia Loja do Rito Brasileiro, passando a freqüentar Lojas de outros Ritos mas sempre imbuído do pensamento de em breve fundar uma Loja do Rito Brasileiro.

O Irmão Marco Antonio W. Braga, iniciado em 1968, tendo um espírito empreendedor, também desejou fundar uma loja do Rito Brasileiro no Rio de Janeiro, com o nome de Guatimozim e chegou a comprar os livros para uso da futura Loja, para concretizar o seu objetivo. Não o realizou tendo em vista sua vinda para Brasília e aqui passou a lutar pelo seu velho sonho.

Num encontro casual dos dois irmãos, Iratan e Marco Antonio, na residência do irmão Edmar Storti, concordaram os três em fundar a tão sonhada Oficina e marcaram um novo encontro para tratar do assunto, ficando cada um encarregado de convidar outro irmão interessado em fundar uma Loja Maçônica.

Iratan levou os irmãos Pessoa e Pedroso; Marco Antônio levou Ivaldo; Ivaldo levou Pedro Seguins, João Batista Cavalcante e Natalício; Natalício levou Hamilton. Essa reunião foi no dia 7 de junho de 1981, um domingo de Pentecostes.



A         Guatimozim       foi          formada              por:       Dois       Irmãos da Estrela de Brasília, Marco Antonio e Fagundes de Oliveira que assinou posteriormente como fundador. Dois da Águia do Planalto; Natalício e Ivaldo. Três da Pitágoras: Iratan, Pedroso e Pessoa e um da Loja Beckman de São Luis do Maranhão, Irmão Pedroso Seguins.

As reuniões da Loja passaram a ser feitas no Templo da Estrela de Brasília , cedido pelo então Ven Irmão Amaro Miguel Leite. A loja Hipólito da Costa colaborava com o material e com obreiros, sob a liderança do seu VenIrmão Ivan Lima Verde. Muitas das reuniões, entretanto, foram realizadas em residências de Irmãos onde resolviam coisas de maior importância, nessas reuniões administrativas.
A solenidade de regularização ocorreu no dia 7 de outubro de 1981, dirigida pelo Irmão Lima Verde. No dia 27 de novembro de 1981, foi realizada a cerimônia de sagração do estandarte também presidida pelo Irmão Lima Verde. O estandarte foi confeccionado pelo Irmão Vicente Gomes Machado e patrocinado pelo Irmão Hamilton. O Irmão Vicente Gomes Machado ainda confeccionou o Esquadro e o Compasso que a Loja usa até hoje.
Com essa fundação, o Rito Brasileiro passou a dar os seus primeiros passos no Planalto Central do Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário