Translate

domingo, 12 de abril de 2015

Palestra sobre o Rito Schröder na Loja A Coroa nº 254

Neste sábado a tarde, os IIr.'. da A.'.R.'.L.'.S.'. A Coroa nº 254, receberam o Ir.'.  Ex-V.'.M.'. Rui Jung Neto da Cinq.'. Ben.'. A.'.R.'.L.'.S.'. Concordia et Humanitas nº 56 e membro do Colegiado Diretor do Colégio de Estudos do Rito Schröder, para palestra sobre o Rito.

Durante o tempo de estudo, ocorreu uma pausa durante a sessão, conforme solicitação do V.'.M.'. Márcio Barcellos, para que os IIr.'. estivessem mais a vontade para a devida palestra do nosso Ir.'. Jung, o qual pode apresentar a evolução da maçonaria nas cidades estados da atual Alemanha.



Dando ênfase ao processo muito diferenciado da maçonaria nesta região, que possuía grandes maçons, tais como Ludwig Van Beethoven, Friedrich Ludwig Schröder, Johann Wolfgang von Goethe, o nosso compositor predileto do Rito Brasileiro Giácomo Meyerbeer, e Frederico II o Grande. 

Acompanhamos a evolução da maçonaria principalmente nos séculos 18 e 19 chegando a nosso tempo atual. Falando dos primórdios da Loja Absalom, sobre o rito da Estrita Observância Templária, a criação do Rito Escocês Retificado (RER).

Até a aprovação do ritual Schröder em 1801 pela Grande Loja de Hamburgo e sua fácil propagação pelas demais Lojas da atual Alemanha e Áustria. Foi possível recebermos informações importantes sobre as diferenças dos Modernos e dos Antigos, suas origens e ritos que atualmente praticam estes rituais.

Realmente foi um prazer podermos recebermos o conhecimento que nosso Ir.'. Jung transmitiu nesta bela tarde de sábado na Loja A Coroa. Como o nosso palestrante citou em seu encerramento da palestra, "Aprendendo, ensinarás. Ensinando, aprenderás!

Mais uma vez parabéns ao V.'.M.'. Márcio Barcellos e Obreiros da Loja A Coroa, por mais esta bela sessão e um parabéns especial ao nosso Ir.'. Jung pela apresentação realizada.

Em breve poderemos contar com esta palestra na Loja Guardiões da Arca, pois os IIr.'. que lá estiveram na comitiva de nossa Loja, Eduardo Lecey, José Xamuset, Ernesto Lecey, Frederico Felix e nosso Ir.'. José Rossetto saíram muito entusiasmado e com vontade de expandirem o assunto em data futura.

 
Texto e fotos de Eduardo Lecey
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário