Meus Irmãos, no dia 15 de junho, vivemos uma noite histórica em Brasília, quando da comemoração dos190 Anos de Fundação Grande Oriente de Brasil. A magna Sessão que transcorreu no Templo Nobre do Grande Oriente do Brasil, contou com a presença do Grão-Mestre Geral, Soberano Irmão Marcos José da Silva, acompanhado dos membros da sua administração.
(Veja as demais fotos do megno evento na Seção FOTOS desta página)
Participaram da magna efeméride aproximadamente 900 convidados, dentre maçons, cunhadas e profanos, destacando as presenças dos Grão-Mestres estaduais, muitos acompanhados de seus Adjuntos e Secretários estaduais; presidentes e membros dos poderes legislativo e judiciário maçônico, central e estadual; representantes das Grandes Oficinas Filosóficas dos Ritos Brasileiro, Moderno, Escocês, bem como das representantes das Fraternidades Femininas Cruzeiro do Sul.
Os Maçons presentes foram convidados a usar pregada no braço direito, uma das fitas nas cores branca, azul e vermelha, representando respectivamente as Lojas Maçônicas Comércio e Artes Nº 1, União e Tranquilidade Nº 2, e Esperança de Nictheroy Nº 3, fundadoras do GOB.
O Supremo Conclave do Brasil para o Rito Brasileiro de Maçons Antigos, Livres e Aceitos se fez representado pelo Soberano Grande Primaz do Rito Brasileiro, Irmão Nei Inocencio dos Santos, acompanhado do seu Grande Chefe de Gabinete, Sereníssimo Irmão Cesar Roberto Daniel Dourado e pelo Delegado Litúrgico do Rito Brasileiro para o Distrito Federal, Eminente Irmão José Américo de Oliveira.
O Soberano Irmão Marcos José da Silva, Grão-Mestre Geral do GOB, acompanhado das demais autoridades maçônicas e comitivas, deu entrada ao Templo Nobre, sendo recepcionado pelo Venerável MestreAbramo Antônio Scarlato, da Loja Nº 0001, a Primaz do Grande Oriente do Brasil, fundadora do GOB, a Gr. Ben. Gr. Benf. Aug. Rep. Loja Simb. Comércio e Artes, ao Oriente do Rio de Janeiro, que lhe transmitiu o Malhete histórico da magna sessão, que lhe foi restituído para presidir a Magna Sessão.
A mesa da presidência do evento ficou constituída com as seguintes autoridades: Sapientíssimo IrmãoClaudio Roque Buono Ferreira, Grão-Mestre Geral Adjunto do GOB; Sapientíssimo Irmão Dorival Lourenço da Cunha, Presidente do Tribunal Federal Maçônico; Soberano Irmão Marcos José da Silva, Grão-Mestre Geral do GOB; Venerável Mestre Irmão Abramo Antonio Scarlato, da Loja Comércio e Artes Nº 1; Sapientíssimo Irmão Arnaldo Sóter Braga Cardoso, Presidente da Soberana Assembleia Federal Legislativa Maçônica; Cid Ney Filardi Ramos, Soberano Lugar-Tenente Comendador do Supremo Conselho do Brasil do Grau 33 para o REAA; Soberano Grande Primaz Irmão Nei Inocencio dos Santos, do Supremo Conclave do Brasil para o Rito Brasileiro de Maçons Antigos, Livres e Aceitos; Soberano Grande Inspetor-Geral Irmão José Maria Bonachi Batalla, do Supremo Conselho do Rito Moderno.
A Primeira e Segunda Vigilância do magno evento foram exercidas pelos Veneráveis Mestres Ivan Salles Ferreira e Ricardo Fernando dos Santos , respectivamente das Lojas União e Tranquilidade Nº 0002 e Esperança de Nictheroy Nº 0003, fundadoras do GOB, e a Oratória coube ao Eminente Irmão Antônio Adonel Gomes de Araújo, Procurador-Geral do Grande Oriente do Brasil.
Foi levada ao Oriente para tomar assento a cunhada Lígia Castro da Silva, esposa do Grão-Mestre Geral e Presidente Nacional da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul.
Em seguida foi dada a entrada ao Pavilhão Nacional e, depois, procedida a leitura das Sagradas Escrituras pelo Irmão Orador.
Prosseguindo, o presidente da Sessão, Venerável Mestre Irmão Abramo Antonio Scarlato declarou formalmente aberta a Sessão Magna Comemorativa dos 190 Anos do Grande Oriente do Brasil.
Da Ordem do Dia, constou a palestra proferida pelo Eminente Irmão João Francisco Guimarães, Secretário-Geral de Gabinete, sobre os 190 Anos do GOB, que a reproduziremos na íntegra no próximo artigo.
Finda a palestra foram iniciados diversos pronunciamentos, todos parabenizando ao GOB pelos seus 190 Anos.
Primeiramente falou o Eminente Irmão Amintas de Araujo Xavier, Grão Mestre Estadual do GOB-MG, em nome dos Grão-Mestres Estaduais. Ao fim das suas palavras ocorreu uma homenagem das Lojas Maçônicas do sul de Minas Gerais, através de seus Veneráveis Mestres: Irmão José Antonio Cândido, da Loja Fraternidade Sul Mineira Nº 1093 e Irmão José Raimundo Teixeira, da Loja Bernardino de Campos Junior Nº 2987, ambas ao Oriente de Pouso Alegre; e Irmão José Celso de Araujo Junior, da Loja Fraternidade Aurora da Paz Nº 3599, ao Oriente de Congonhal, que fizeram ao Grão-Mestre Geral do GOB uma placa alusiva.
Em nome do Grande Oriente Estadual mais antigo falou o Eminente Irmão Mário Sérgio Nunes da Costa, Grão-Mestre Estadual do GOSP.
Pelo Supremo Conclave do Brasil do Rito Brasileiro de Maçons Antigos, Livres e Aceitos discursou o Soberano Irmão Nei Inocencio dos Santos, Grande Primaz do Rito Brasileiro, que felicitou ao GOB pelos seus 190 Anos.
Representando o Supremo Conselho do Brasil do Grau 33 para o REAA, o Soberano Irmão Antônio Carlos, Grande Chanceler, que presenteou ao GOB com uma "Taça Sagrada", peça mais antiga do acervo do seu museu.
Falou pelo Supremo Conselho do Rito Moderno, o Soberano Grande Inspetor-Geral José Maria Bonachi Batalla.
Em nome do Poder Judiciário proferiu sua saudação o Sapientíssimo Irmão Dorival Lourenço da Cunha, Presidente do Supremo Tribunal Federal Maçônico.
Pelo Poder Legislativo, saudou o Sapientíssimo Irmão Arnaldo Sóter Braga Araújo, Presidente da Soberana Assembleia Federal Legislativa.
No ensejo, ele fez a entrega do Certificado e da Comenda "Pedra Filosofal" da SAFL ao Grande Oriente do Brasil.
Os Veneráveis Mestres Abramo Antonio Scarlato, Ivan Salles Ferreira e Ricardo Fernando dos Santos, respectivamente das Lojas Maçônicas Comércio e Artes Nº 0001, União e Tranquilidade Nº 0002 e Esperança de Nictheroy Nº 0003, também proferiram suas expressivas saudações pelos 190 Anos de Fundação do Grande Oriente do Brasil.
Encerrando os pronunciamentos teve a palavra o Eminente Irmão Antônio Adonel Gomes de Araujo, Procurador-Geral do GOB, que após suas considerações, declarou que a sessão transcorreu de acordo com os aspectos legais da Ordem.
Enfim se pronunciou o Soberano Irmão Marcos José da Silva, que inicialmente homenageou ao IrmãoFrancisco Amador Ferreira, com a Comenda e Diploma da Ordem do Mérito D. Pedro I. Encerrou suas palavras agradecendo a presença de todos e pelas homenagens prestadas ao GOB pelos 190 Anos.
Dando continuidade ao evento, o Presidente da Sessão procedeu à Cerimônia de Saudação ao Pavilhão Nacional, que foi saudado pelo Poderoso Irmão Juvenal Antunes Pereira, Assessor Jurídico do Grão-Mestre Geral, que ao fim foi procedida a retirada do Pavilhão Nacional. Fechado o Livro da Lei foi encerrado o magno evento com a retirada das Autoridades, cunhadas e demais convidados.
Todos os presentes fora convidados á participarem de um coquetel no Salão Nobre de Recepções do GOB.